terça-feira, 2 de julho de 2013

PPS - Módulo VII: Informática Básica.

Bloco II: Formação Específica
Módulo VII: Informática Básica

PPS (3hs) - Pratique Pág. 25 - Pesquise e escreva um texto sobre os assuntos.
  •    Consequências positivas e negativas de algumas das invenções do ser humano.
  • As mudanças que a tecnologia da informação vem trazendo para a sociedade mundial ou local.
  • Usos positivos e negativos da internet.


As tecnologias da informação têm tido uma evolução significativa e por consequência um grande impacto na sociedade, que muitas vezes não consegue acompanhar tal evolução, as tecnologias se infiltraram em todos os níveis, tais como, globalização, educação, empresarial, pessoal/social, saúde e comunicações.
A tecnologia da informação desde a criação do computador e da implementação da Internet, tem vindo a transformar a sociedade global, provocando consequências positivas e negativas. A abundância da diversidade de tecnologias e do crescimento das redes, tem vindo a provocar alterações na forma como a sociedade vive, trabalha e comunica.
A evolução destas tecnologias tem sido significativa ao ponto, de a própria sociedade não conseguir dar acompanhamento. No entanto, a sociedade tem um grande desafio pela frente na procura de conhecimento do uso destas tecnologias, e desta forma, implica uma rápida adaptação, no sentido, de serem utilizadas de uma maneira racional e qualificada.
A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta nunca antes havida integração de capacidades. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.
A Internet representa um dos mais bem sucedidos exemplos dos benefícios da manutenção do investimento e do compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de uma infraestrutura para a informação. Começando com as primeiras pesquisas em trocas de pacotes, o governo, a indústria e o meio acadêmico tem sido parceiros na evolução e uso desta excitante nova tecnologia.

16/05/2013.
PPS (3hs) - Pratique Pág. 33 - Pesquise e escreva um texto sobre os temas:
  • Utilidades e importância do computador na sociedade moderna
  • A importância da informática na formação profissional dos funcionários das escolas.


A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA SOCIEDADE MODERNA

Definimos como tecnologia todos os meios e processos que possibilitam o indivíduo ou a sociedade a adquirir um avanço, mudança, agilidade ou ganho de eficiência na realização de tarefas, elaboração de processos e execução de produtos ou serviços, por eles desenvolvidos nas suas práticas dentro do meio em que vivem, ou seja, a tecnologia é um meio criado pelo homem para agilizar suas atividades, usando toda a sua capacidade de criação.  A informática está presente em quase todas as operações financeiras e tributárias da vida moderna, com a utilização da informática, podemos agilizar algumas tarefas, como por exemplo, pagamentos de contas e taxas, o acesso a informações em tempo real com isso pode administrar melhor o nosso tempo. Utilizando a informática estamos sempre atualizados e melhor preparados para o mercado de trabalho.
A Internet auxilia as pessoas na comunicação e produção de conhecimento, no entanto, está sendo utilizada também no setor de Educação. Os professores utilizam-na para que as aulas não se restrinjam apenas ao ambiente formal de aprendizagem, contribuindo para que os alunos adquiram conhecimento às diversas áreas da ciência, de maneira atualizada, no entanto, é usada também para esclarecimento e informações acerca de tudo.

PPS (4hs) - Pesquisa - Através do recurso tecnológico, pesquisa sobre vantagens e desvantagens da informática.

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TECNOLOGIA MODERNA 
Não há dúvida de que conhecimento de informática da tecnologia no geral pode ser tão essencial para milhares de pessoas no mundo. Sabe-se que o computador é como um livro ou qualquer outro material didático que usamos, porém apresenta algumas vantagens, tais como: 
  • O computador pode ser lúdico;
  • Possibilita resposta imediata;
  •  Estimula o desenvolvimento lógico;
  • A informática educacional favorece a expressão emocional;
  • Provoca o estímulo à criatividade, individual ou em grupo;
  • O computador serve como auxílio no processo de construção do conhecimento.

Portanto, a escola encontra-se inserida no contexto da influência das novas tecnologias, com isso, há necessidade de educar os alunos para um mundo em que a evolução tecnológica e todas as descobertas definem os limites do saber e aprender. A Informática Educativa significa, Pois a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem, dos conteúdos passados pelos profissionais educadores, em todos os níveis e séries e com isso, capacita o aluno a explorar uso da mesma, tendo em vista o papel de cidadão.
Estas são apenas algumas vantagens que encontramos no uso de certos aparelhos tecnológicos. A tecnologia da comunicação tem sido explorada de muitas formas, e muitas das quais de maneira negativa.  Os computadores, por exemplo, ao utilizarem algumas redes sociais por meio de computadores com internet alguns jovens se evolveram em uma intimidação eletrônica, ou seja, usaram a internet para assediar, zombar, intimidar, humilhar, espalhar calúnias e falsificar a identidade própria e de outros.
Segundo Dr. Briam Yeo no jornal eletrônico “The Business Times” diz que estar conectado consome mais do seu tempo e se torna a atividade preferida da sua vida a ponto de deixar todo resto de lado, isso com certeza é sinal de alguma coisa esta errada.
Outro lado obscuro ou desvantajoso das tecnologias, sobretudo da internet é que muita das vezes ela se torna um campo de caça para predadores sexuais de crianças e adolescentes. Sem se darem conta crianças e jovens até mesmo adultos podem ser enlaçadas se fornecerem informações pessoais on-line ou concordarem em si encontrarem com a pessoa com quem se correspondem, isso com certeza é uma ideia ameaçadora. Além disso, as pessoas que ficam horas a fio isoladas no computador geralmente fazem pouco ou nenhum exercício e podem desenvolver doenças cardiovascular, diabetes ou outras doenças graves. Outro lado negativo do uso de computadores com internet é que as amizades tendem a serem superficiais falsas ou até mesmo perigosas. Alguns criam uma identidade que reflete a pessoa que eles querem ser em vez de quem eles são.

PPS (3hs) - Entrevista sobre tecnologia – Entrevista com 2 pessoas de décadas diferentes .

a) Pesquisa e registrar dados relacionados a vantagens e desvantagens da tecnologia para cada um.
- Falar das vantagens e desvantagens que a tecnologia nos traz hoje é bem difícil, pois como tudo na vida tem seu lado bom e ruim, mas em pleno século XXI ninguém consegue viver sem tecnologia, seja ela simples ou avançada.
Antigamente demoravam-se meses ou anos para se obter uma informação, para ir até outro país, não tinha variedade de opções, não havia pessoas capacitadas para cada trabalho, nem médicos para tratar as doenças e fazer remédios, resumindo as pessoas morriam mais cedo e tinha uma “qualidade de vida” mais precária e retrograda. Mas com a chegada da tecnologia houve muita rapidez na informação, novas tecnologias foram criadas para dar conforto, acessibilidade, e assim melhorar a “qualidade de vida”, porém com isso houve muitos transtornos, as pessoas começaram a ficarem sedentárias, dependentes, acomodadas, introspectivas e distantes, cabe dizer também que as tecnologias geram muita poluição devastando o meio ambiente.
As tecnologias contribuem muito para o aprendizado, graças a ela o aluno pode pesquisar buscar conhecimentos e assim ter uma aprendizagem significativa, já é comprovado que crianças que tem acesso a TV, internet, rádios, jogos tem um rendimento escolar muito maior, entretanto esses meios vêm acompanhados de programas impróprios para as crianças e é aqui que entra o “X” da questão cabe aos responsáveis fiscalizar o que a criança está assistindo, ouvindo e acessando e as escolas também tem que contribuir capacitando seus professores, montando laboratórios, dando cursos de informática para aqueles que necessitam, para que haja uma aula de qualidade onde exista uma interação (aluno/tecnologia/professor), somente assim o aluno poderá ter sucesso usando as tecnologias.

- Sabemos que as tecnologias em geral têm um peso muito importante para nossas vidas. Usamo-las para o trabalho, nas escolas e principalmente dentro da nossa casa. Atualmente, a maioria da população brasileira possui pelo menos uma dessas inúmeras tecnologias existentes em nossa volta. E o uso das mesmas pode e traz consequências para nossas vidas, afetando nosso cotidiano. Consequências boas e ruins, isso dependerá do uso que fazemos dela, da influencia que nos causa no nosso dia a dia. Se usarmos de uma forma consciente, restringindo algumas páginas da internet e ou canais de televisão, seu uso será sadio. Mas se a maioria do seu tempo, você ficar em frente a um computador em redes sócias, em frente à televisão assistindo canais que não vão te acrescentar nenhum conhecimento seu uso será maléfico, isso em casos de pessoas “adultas”. Se fossem crianças, os limites e o acompanhamento do que estariam fazendo em frente ao computador, da televisão e até mesmo celulares, seria responsabilidade dos pais ou responsáveis. Internet e ou outras tecnologias se bem empregadas em nossas vidas traz muitos conhecimentos, mas nunca dispense bons livros, jornais, revistas.

PPS (4hs) - Pesquisa sobre a utilização da internet.
a) Qual a frequência da utilização da internet entre 10 pessoas até 1h/dia; de 1h até 3hs/dia; e mais de 3 hs/dia.
R: 3 pessoas 1h/dia.
5 pessoas 1h até 3 hs/dia.
2 pessoas mais de 3hs/dia




PPS Módulo V: Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação.

Módulo V: Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação.

PPS (4hs) – Pratique pág. 23 Sobre Conquistas Trabalhistas.

1 – Como você estudou no Módulo 2, as conquistas trabalhistas que temos hoje são fruto das lutas dos trabalhadores. Em nosso país, durante o governo Vargas, essas conquistas transformaram-se em leis, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT. Atualmente, sob a alegação de que pagam muitos impostos, em razão de uma série de garantias trabalhistas que oneram muito e impedem de empregar mais funcionários, o empresariado tem pressionado o Congresso Nacional e o governo a flexibilizar as leis trabalhistas, ou seja, acabar com alguns direitos. Faça uma pesquisa e investigue quais leis trabalhistas estão ameaçadas pela chamada “flexibilização das leis trabalhistas”.
R: Analisando sua pergunta acredito que o objetivo seja o seguinte : quais direitos trabalhistas podem ser atingidos pela flexibilização das leis trabalhistas.
Respondendo esta indagação deve ser, em um primeiro momento observada a origem da flexibilização.
Como a flexibilização é um fenômeno decorrente dentre outros fatores da globalização, a qual impõe a redução de custos e consequentemente de direitos que protegem o trabalhador, a fim de conferir maior competitividade as empresas, ela não existe apenas em leis, mas em tendências de interpretação das leis trabalhistas, em políticas governamentais, etc.
Existem muitos direitos trabalhistas que estão alçados a nível constitucional como licença maternidade, 13° salário, férias, horas extras, etc.
Como a constituição federal é o ápice da pirâmide normativa, isto é, se sobrepõe a todas as normas qualquer alteração infraconstitucional, como uma lei ordinária ou complementar, não poderá alterar ou suprimir tais direitos.
Não será possível criar uma lei ordinária para retirar, como por exemplo, o 13° salário nem flexibilizá-lo a ponto de suprimi-lo.
Se assim proceder ao legislador esta lei será inconstitucional.
A única forma seria impor mecanismos de flexibilização a nível constitucional, como por exemplo, uma emenda constitucional que possibilite a supressão de tais garantias. Acontece que a reforma a nível constitucional exige quórum qualificado de 2/3 em duas votações nas duas casas legislativas (senado e câmara dos deputados) o que é muito difícil.
Tomo como exemplo a recente tentativa de alterar o artigo 618 da CLT, onde seria possível prevalecer o negociado sobre o legislado, momento que normas contratuais poderiam se sobrepor a lei para suprimir direitos (o que é vedado hoje). A mudança deste artigo não foi possível e o projeto se encontra parado no congresso nacional tamanha é a polêmica. Esta alteração seria uma forma de flexibilização. Exigira, apenas, quórum simples (maioria) em votação única na câmara e votação única no Senado. Se esta como uma forma mais simples de alteração, via lei ordinária, não foi possível por questões políticas, afinal suprimir direitos trabalhistas não é medida popular, agrada apenas a cadeia produtiva, mais difícil seria uma alteração constitucional. Hoje uma das conquistas trabalhistas foi em relação aos trabalhadores domésticos que adquiriram diversas leis ao seu favor, mas por outro lado o que pode os beneficiar, pode prejudicar, como por exemplo, os patrões que não terão condições de pagar os encargos desses trabalhadores domésticos demitirão seus funcionários para contatar uma diarista 2 dias por semana para não adquirir vinculo trabalhista e não pagar os encargos.



4 – Faça uma entrevista com uma pessoa que se mudou do interior para a cidade grande. Procure perceber quais as diferenças que ela notou entre a vida interiorana e a do centro urbano. Quais as dificuldades que ela encontrou para se adaptar à nova realidade?
As vantagens de morar na capital ou em uma grande cidade é o acesso à cultura e a diversão com muito mais facilidade, além de um salário um pouco maior. Mas não existe lugar melhor pra morar e criar os filhos que o interior, na cidade grande os riscos são maiores, as escolas são longe, e a disputa de vagas é muito acirrada. A vida da capital é muito agitada tem que enfrenta um trânsito cansativo e estressante, enquanto que no interior é a vida mais tranquila, além o tempo que lhe sobra por não ter que enfrentar trânsito, filas, a pressão no trabalho é bem menor, a concorrência profissional é bem menor, as taxas de violência são menores no interior.
O custo de vida menor custo de vida na capital é muito maior, maior preço de imóveis e de aluguéis, mais gastos com transporte, pior melhor qualidade de vida, poluição atmosférica e de engarrafamentos de trânsito, mais violência urbana.

Irene Martins – Mudou de Rio Negro para Curitiba em 2012.

Pratique Pág. 33 - Pesquisa sobre as biografias de Durkheim, Marx e Engels:

Émile Durkheim(1858-1917) foi sociólogo francês, nascido em Épinal e morreu em Paris. É considerado o pai da sociologia moderna. É criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos. Durkheim escreveu obras que foram definitivas nos rumos dos estudos sociológicos.
Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. A teoria sociológica defendida por Karl Marx fundamentava-se na crítica radical do capitalismo, onde predomina a exploração do trabalhador pela burguesia. Sob a sua óptica, havia aqueles que possuíam o capital produtivo com o qual expropriavam a mais-valia, constituindo assim a classe exploradora; de outro lado estavam os assalariados que não possuíam a propriedade. Com esta estrutura, Marx acreditava que a Educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Desacreditava no currículo que ela traria e na forma como seria ensinado. Defendia a educação técnica e industrial (essas ideias tiveram um impacto posterior na educação, especialmente no que diz respeito à educação tecnológica). Karl Marx defendia a educação pública e gratuita para todas as crianças. Esta era na sua visão, a solução para retirá-las do trabalho nas fábricas. Defendia ainda que a educação deveria formar o homem nos aspectos físico, mental e técnico, trazendo os panoramas do estudo, lazer e trabalho. O intuito fundamental deveria produzir seres humanos desenvolvidos integralmente através do trabalho produtivo, escolaridade e ginástica.
Friedrich Engels nasceu aos 28 de novembro de 1820, na cidade de Barmem, sua formação era baseada na filosofia. Friedrich Engels foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Engels ajudou Marx a desenvolver o método de análise da sociedade chamado de Materialismo Histórico Dialético. Apesar de ser filho de um rico industrial, desde muito jovem já se preocupava com a realidade de miséria em que os trabalhadores das indústrias viviam, quando estudante já possuía ideias esquerdistas e recebia influência de outras pessoas de países como Alemanha e França. Outro trabalho foi realizado em conjunto com Karl Marx, o Manifesto Comunista.


PPS (4hs) – Entrevista com Funcionário de Escola Municipal sobre Mudanças no Cenário Educacional.
Entrevista realizada na Escola Municipal Ricardo Nentwig.

1) quais as mudanças que percebem ter ocorrido desde que começou a trabalhar:
a)    Comportamento entre colegas
b)    Comportamento dos alunos (entre eles e em relação aos demais)
c)    Visão sobre o papel do professor diretor/funcionário.
d)    Papel da educação na vida das pessoas.
1 – as crianças são mais rebeldes, alguns sem limites.
2 – é muito agito, as pessoas são mais estressadas.
3 – não param para conversar, correm e brigam bastante.
4 – é complicado, pois os alunos vêm de casa sem limites, sem noção de educação e a maioria deles, ai fica difícil.
5 – é importante, mas a maior parcela tem que ser dos pais, a escola tem que ensinar a ler, escrever, conhecer o mundo através da escola.

PPS (4 HS) - Elaboração de síntese das PPS.

Resumo das PPS.
A flexibilização é um fenômeno decorrente dentre outros fatores da globalização, a qual impõe a redução de custos e consequentemente de direitos que protegem o trabalhador, a fim de conferir maior competitividade as empresas, ela não existe apenas em leis, mas em tendências de interpretação das leis trabalhistas, em políticas governamentais. Existem muitos direitos trabalhistas que estão alçados a nível constitucional como licença maternidade, 13° salário, férias, horas extras. Hoje uma das conquistas trabalhistas foi em relação aos trabalhadores domésticos que adquiriram diversas leis ao seu favor, mas por outro lado o que pode os beneficiar, pode prejudicar, como por exemplo, os patrões que não terão condições de pagar os encargos desses trabalhadores domésticos demitirão seus funcionários para contatar uma diarista 2 dias por semana para não adquirir vínculo trabalhista e não pagar os encargos.
Em relação às mudanças e as dificuldades de se mudar do interior para a capital ou cidade grande é que no interior a vida é bem mais sossegada e até mesmo muitas vezes monótona, mas compensadora no quesito segurança e congestionamento de transito e também o custo de vida no interior é bem mais baixo, aluguel e imóveis. Na cidade grande tudo é mais longe e mais caro, claro que tem mais opção de emprego, diversão, cultura, educação e lazer. Mas para todas essas vantagens se tem um preço salgado para o bolso do povo que se muda do interior pra cidade grande.
Em relação às mudanças no cenário educacional, as pessoas são bem mais estressadas e os alunos de hoje não tem mais aquela educação vinda de casa, onde os alunos eram educados com mais rigor pelos pais nos tempos de antigamente. Outra preocupação é em relação às drogas, bebidas e cigarros que muitos alunos trazem pra dentro da escola escondido e isso é uma preocupação constante de funcionários, professores e diretores das escolas, e até mesmo dos pais dos alunos.


PPS Módulo IV: Relações Interpessoais: abordagem psicológica.

Módulo IV: Relações Interpessoais: abordagem psicológica.

19/02/2013.
PPS (4hs) – Pratique pag. 19 sobre Teste de Psicologia.

Entrevista com professores – sobre testes de psicologia.
- Você já respondeu a algum teste de psicologia? Os professores da minha escola aplicam algum tipo de teste em seus alunos ou não? O que eles acham dos testes e se realmente os testes medem aquilo que propõem a medir?

R: Não é aplicado nenhum teste de psicologia. Desconheço a aplicação de testes psicológicos feito por professores dentro das escolas, mesmo porque o conhecimento do professor é muito superficial na área da psicologia. O que pode ser feito é através da observação do aluno, pelo professor, ser pedido o encaminhamento do mesmo para um profissional especializado. Eu particularmente acredito que os testes são capazes de diagnosticar desvios comportamentais, déficits de atenção, distúrbios sociais, etc. Já nas áreas das grandes habilidades, penso que é mais difícil a percepção, pois cada indivíduo se destaca em pontos diferentes, como por exemplo, matemática, música, português, etc.
De outra forma, os testes psicológicos surgiram com o intuito de avaliar uma amostragem do comportamento humano. Por meio dessa amostragem, é possível ter uma visão sobre a tendência do comportamento do indivíduo nos mais diversos ambientes e situações sejam no trabalho, no convívio social, no desempenho das funções familiares. E para cada um desses ambientes ou situações, o teste é específico. Além disso, os testes psicológicos são de uso exclusivo dos psicólogos, sob o amparo e resguardo da lei, pois é preciso todo um conhecimento e toda uma preparação para lidar com o material, fazer sua aplicação, apurar os dados e elaborar o laudo de avaliação.

Prof.ª Anna.

22/02/2012.
PPS (4hs) – Pratique pag. 26 sobre a Influência da Psicologia nas tarefas do dia a dia.

Pratique página 26.
a) Qual a diferença entre senso comum e conhecimento científico.
R: Os conhecimentos, no seu conjunto, formam um tipo de saber a que se chama senso comum. O senso comum é um saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia. Já o conhecimento científico é baseado na objetividade, em análises, observações e experiências.

b) Entrevistar uma pedagoga: como os conhecimentos de psicologia ajudam no cotidiano como educadora.
R: Auxilia muito, na compreensão e mediação dos problemas cotidianos, na relação com os alunos, e toda a comunidade escolar. 
A partir destes conhecimentos é possível nortear um trabalho que busca atuar com conhecimento cientifico como início da atuação pedagógica, alicerçando um conhecimento com o outro.
“O homem faz a sua história intervindo em dois níveis: sobre a natureza e sobre a sociedade. O homem intervém na natureza e sobre a sociedade, descobrindo e utilizando suas leis, para dominá-la e colocá-la a seu serviço, desejando viver bem com ela. Dessa forma ele transforma o meio natural em meio cultural, isto é, útil a seu bem-estar. Da mesma forma ele intervém sobre a sociedade de homens, na direção de um horizonte mais humano. Nesse processo ele humaniza a natureza e humaniza a vida dos homens em sociedade. O ato Pedagógico insere-se nessa segunda tipologia. “



27/02/2013.
PPS (4hs) – Visita à escola municipal para pesquisa sobre Inclusão.
Visitar e observar adaptações, mudanças no espaço físico nos últimos 5 anos? Têm-se projetos de inclusão? Qual a importância de se ter um aluno? Qual a inclusão atitudinal e arquitetônica? Os professores possuem cursos?

Alunos: Silvia Maria de Moura Lunkes
Escola Municipal Ricardo Nentwig de Rio Negro, entrevista feita com a diretora Salete Fuchs.

- Nos últimos 5 anos não houve mudanças arquitetônicas na escola para receber um aluno. Em relação às adaptações de atitudes estamos constantemente fazendo mudanças, não somente para os alunos inclusos, mas para todos os alunos.
Quando os pais optam por uma determinada escola, significa que fizeram uma pesquisa e que esta escola irá atender as expectativas do seu filho e isto é que é muito importante para a escola.
Durante a formação do professor são ofertados muitos cursos, mas isso não quer dizer que estaremos preparados para trabalhar com todas as formas de inclusão, é só quando nos deparamos com a inclusão de um aluno que percebemos as nossas dificuldades e falhas e a necessidade de preparação.

28/02/2013.
PPS (4hs) – Organização do material pesquisado e elaboração de síntese.

A INCLUSÃO É UM DIREITO INALIENÁVEL

Como vimos na entrevista com a diretora Salete Fuchs da Escola Municipal Ricardo Nentwig, a escola já incluiu alunos com necessidades especiais, e a escola se preocupa com os alunos que possam a vir a ser matriculados e não tem nenhum tipo de exclusão de aluno, além disso, a escola tem a consciência de que é um direito de todo cidadão garantido constitucionalmente de estudar onde escolher e a escola são quem deve se adaptar para recebê-lo.
A inclusão é uma inovação na educação brasileira, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação, pois é isso que diz a Constituição Federal de 1988, isto faz da inclusão direito inalienável e como direito poderá constituir em crime a escola que não receber os alunos que tiverem necessidades especiais.
De acordo com Artigo 5º da Constituição Federal que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do seu direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...]”
Falar de inclusão é um desafio em nossa sociedade, porque simplesmente esta a sociedade possui as barreiras do preconceito que separa as escolas regulares dos alunos com necessidades especiais. Outra barreira é a estrutura física, que embora não seja tão difícil de ser superada, mas o poder público não tem disponibilizado verbas suficientes para que estas barreiras sejam superadas. E ainda outra barreira é a falta de conhecimento a respeito dos direitos dos deficientes por parte dos seus familiares, como lutar por direitos se não se sabe nem mesmo que eles existem. 
O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exigem das escolas brasileiras novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico.
O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com algum tipo de deficiência ou marginalizados socialmente é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão.
O sucesso da inclusão desses alunos na escola regular decorre, portanto, das possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na escolaridade, por meio da adequação das práticas pedagógicas à diversidade dos aprendizes. E só se consegue atingir esse sucesso, quando a escola regular assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, pois não apenas os deficientes são excluídos, mas também as que são pobres, as que não vão às aulas porque trabalham e as que pertencem a grupos discriminados pela sociedade, as que de tanto repetir desistiram de estudar.
Uma das ações consideradas primordiais, para que se possa transformar a escola, direcionando para um ensino de qualidade e consequentemente inclusivo, é abrir espaço para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico sejam exercitados nas escolas, por professores, administradores, funcionários e alunos, pois são habilidades mínimas para o exercício da verdadeira cidadania; também estimular formando continuamente e valorizando o professor que é o responsável pela tarefa fundamental da escola, ou seja, a aprendizagem dos alunos; e também estimular as escolas para que elaborem com autonomia e de forma participativa o seu Projeto Político Pedagógico, diagnosticando a demanda, ou seja, verificando quantos são os alunos, onde estão e porque alguns estão fora da escola.


PPS (4hs) – Pratique pag. 19 sobre Teste de Psicologia.

Entrevista com professores – sobre testes de psicologia.
- Você já respondeu a algum teste de psicologia? Os professores da minha escola aplicam algum tipo de teste em seus alunos ou não? O que eles acham dos testes e se realmente os testes medem aquilo que propõem a medir?

R: Não é aplicado nenhum teste de psicologia. Desconheço a aplicação de testes psicológicos feito por professores dentro das escolas, mesmo porque o conhecimento do professor é muito superficial na área da psicologia. O que pode ser feito é através da observação do aluno, pelo professor, ser pedido o encaminhamento do mesmo para um profissional especializado. Eu particularmente acredito que os testes são capazes de diagnosticar desvios comportamentais, déficits de atenção, distúrbios sociais, etc. Já nas áreas das grandes habilidades, penso que é mais difícil a percepção, pois cada indivíduo se destaca em pontos diferentes, como por exemplo, matemática, música, português, etc.
De outra forma, os testes psicológicos surgiram com o intuito de avaliar uma amostragem do comportamento humano. Por meio dessa amostragem, é possível ter uma visão sobre a tendência do comportamento do indivíduo nos mais diversos ambientes e situações sejam no trabalho, no convívio social, no desempenho das funções familiares. E para cada um desses ambientes ou situações, o teste é específico. Além disso, os testes psicológicos são de uso exclusivo dos psicólogos, sob o amparo e resguardo da lei, pois é preciso todo um conhecimento e toda uma preparação para lidar com o material, fazer sua aplicação, apurar os dados e elaborar o laudo de avaliação.

Prof.ª Anna.

PPS (4hs) – Pratique pag. 26 sobre a Influência da Psicologia nas tarefas do dia a dia.

Pratique página 26.
a) Qual a diferença entre senso comum e conhecimento científico.
R: Os conhecimentos, no seu conjunto, formam um tipo de saber a que se chama senso comum. O senso comum é um saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia. Já o conhecimento científico é baseado na objetividade, em análises, observações e experiências.

b) Entrevistar uma pedagoga: como os conhecimentos de psicologia ajudam no cotidiano como educadora.
R: Auxilia muito, na compreensão e mediação dos problemas cotidianos, na relação com os alunos, e toda a comunidade escolar. 
A partir destes conhecimentos é possível nortear um trabalho que busca atuar com conhecimento cientifico como início da atuação pedagógica, alicerçando um conhecimento com o outro.
“O homem faz a sua história intervindo em dois níveis: sobre a natureza e sobre a sociedade. O homem intervém na natureza e sobre a sociedade, descobrindo e utilizando suas leis, para dominá-la e colocá-la a seu serviço, desejando viver bem com ela. Dessa forma ele transforma o meio natural em meio cultural, isto é, útil a seu bem-estar. Da mesma forma ele intervém sobre a sociedade de homens, na direção de um horizonte mais humano. Nesse processo ele humaniza a natureza e humaniza a vida dos homens em sociedade. O ato Pedagógico insere-se nessa segunda tipologia. “



27/02/2013.
PPS (4hs) – Visita à escola municipal para pesquisa sobre Inclusão.
Visitar e observar adaptações, mudanças no espaço físico nos últimos 5 anos? Têm-se projetos de inclusão? Qual a importância de se ter um aluno? Qual a inclusão atitudinal e arquitetônica? Os professores possuem cursos?

Alunos: Silvia Maria de Moura Lunkes
Escola Municipal Ricardo Nentwig de Rio Negro, entrevista feita com a diretora Salete Fuchs.

- Nos últimos 5 anos não houve mudanças arquitetônicas na escola para receber um aluno. Em relação às adaptações de atitudes estamos constantemente fazendo mudanças, não somente para os alunos inclusos, mas para todos os alunos.
Quando os pais optam por uma determinada escola, significa que fizeram uma pesquisa e que esta escola irá atender as expectativas do seu filho e isto é que é muito importante para a escola.
Durante a formação do professor são ofertados muitos cursos, mas isso não quer dizer que estaremos preparados para trabalhar com todas as formas de inclusão, é só quando nos deparamos com a inclusão de um aluno que percebemos as nossas dificuldades e falhas e a necessidade de preparação.


PPS (4hs) – Organização do material pesquisado e elaboração de síntese.
 

A INCLUSÃO É UM DIREITO INALIENÁVEL

Como vimos na entrevista com a diretora Salete Fuchs da Escola Municipal Ricardo Nentwig, a escola já incluiu alunos com necessidades especiais, e a escola se preocupa com os alunos que possam a vir a ser matriculados e não tem nenhum tipo de exclusão de aluno, além disso, a escola tem a consciência de que é um direito de todo cidadão garantido constitucionalmente de estudar onde escolher e a escola são quem deve se adaptar para recebê-lo.
A inclusão é uma inovação na educação brasileira, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação, pois é isso que diz a Constituição Federal de 1988, isto faz da inclusão direito inalienável e como direito poderá constituir em crime a escola que não receber os alunos que tiverem necessidades especiais.
De acordo com Artigo 5º da Constituição Federal que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do seu direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...]”
Falar de inclusão é um desafio em nossa sociedade, porque simplesmente esta a sociedade possui as barreiras do preconceito que separa as escolas regulares dos alunos com necessidades especiais. Outra barreira é a estrutura física, que embora não seja tão difícil de ser superada, mas o poder público não tem disponibilizado verbas suficientes para que estas barreiras sejam superadas. E ainda outra barreira é a falta de conhecimento a respeito dos direitos dos deficientes por parte dos seus familiares, como lutar por direitos se não se sabe nem mesmo que eles existem. 
O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exigem das escolas brasileiras novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico.
O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com algum tipo de deficiência ou marginalizados socialmente é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão.
O sucesso da inclusão desses alunos na escola regular decorre, portanto, das possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na escolaridade, por meio da adequação das práticas pedagógicas à diversidade dos aprendizes. E só se consegue atingir esse sucesso, quando a escola regular assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, pois não apenas os deficientes são excluídos, mas também as que são pobres, as que não vão às aulas porque trabalham e as que pertencem a grupos discriminados pela sociedade, as que de tanto repetir desistiram de estudar.
Uma das ações consideradas primordiais, para que se possa transformar a escola, direcionando para um ensino de qualidade e consequentemente inclusivo, é abrir espaço para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico sejam exercitados nas escolas, por professores, administradores, funcionários e alunos, pois são habilidades mínimas para o exercício da verdadeira cidadania; também estimular formando continuamente e valorizando o professor que é o responsável pela tarefa fundamental da escola, ou seja, a aprendizagem dos alunos; e também estimular as escolas para que elaborem com autonomia e de forma participativa o seu Projeto Político Pedagógico, diagnosticando a demanda, ou seja, verificando quantos são os alunos, onde estão e porque alguns estão fora da escola.


PPS Módulo III: Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.

Módulo III: Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.    

PPS (4hs) – Pratique pag. 30 da apostila - Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica, sobre Práticas Socioculturais.
Considerando o que você pensou nesta unidade, procure descrever o ambiente em que você trabalha e o trabalho que você e seus colegas fazem, tentando perceber as condições (práticas socioculturais) que têm conseguido criar para que os alunos e vocês mesmos possam se fazer, se chamar e se sentir humanos.

R: Nessa fase em que o aluno passa pela escola onde trabalho, são na idade normalmente entre 14 e 17 anos, eles estão num processo de grandes transformações e a transição da infância para a adolescência ou até mesmo alguns para a fase adulta, ou seja, na fase de maior desenvolvimento humano, tanto físico, como nas ideias e pensamentos e nas concepções que eles têm em relação às coisas. Nós funcionários temos que estar preparados para acompanhar essas mudanças e necessidades dos alunos, é por isso que devemos aproveitar os cursos disponibilizados pelo Estado para os funcionários da Educação, inclusive o Profuncionário, para nos aperfeiçoar e nos preparar para contribuir para o crescimento e amadurecimento moral e intelectual dos alunos. Essa é a fase da rebeldia, das revelações, das transformações e do verdadeiro devir humano para o aluno e isso acaba acontecendo com o funcionário também que estudando para se preparar para melhor atender o aluno, estamos mudando sempre nosso modo de pensar e de ver o mundo, e o contato com pessoas de diferentes culturas só pode vir a somar para o nosso aprendizado, na verdade eu vejo o ambiente escolar como uma troca de conhecimento entre aluno e funcionário.


PPS (4hs) – Pratique pag. 47 da apostila - Sobre Trabalho e Educação.
Entreviste alguns professores e funcionários da escola em que você trabalha e pergunte qual o significado do seu trabalho para a educação. Anote as respostas. Depois, analise e reflita sobre as respostas e compare com o significado que você mesmo pensa sobre o que faz na escola. Você verá que os significados variam. Você percebe alguma coisa diferente sobre o seu trabalho que você ainda não tinha se dado conta? Você acha que com isso seu trabalho pode ficar diferente?

Entrevistas:
- o funcionário agente educacional I é tão importante quanto qualquer outro funcionário dentro da escola, para um bom funcionamento da instituição na parte de manutenção e operacional.
- todos são importantes na educação dos alunos,
- cada função tem seus méritos e importância, juntos fazemos com que a escola funcione.

Com certeza todos temos um papel importante dentro da escola, tanto nas funções operacionais como na função de educador, pois os alunos muitas vezes nos têm como referências. Passamos maior parte do tempo com o aluno então é para nós que eles recorrem para ajudar em tarefas ou ate mesmo pedir opiniões em assuntos pessoais e familiares. Seja qual for a função do funcionário dentro da escola, qualquer função é importante e que todos juntos podemos fazer a diferença no dia a dia e na educação do aluno.


PPS (4hs) – Entrevista com professores e funcionários – sobre o Exercício da Cidadania.

Fazer entrevista com 5 professores e 3 funcionários da outra escola, as perguntas são:
Entrevista com professores e funcionários na Escola Municipal Vereador Ricardo Nentwig.

1. Em sua opinião, qual o principal valor para o exercício da cidadania?
- bom relacionamento com as pessoas, ter boa convivência em sociedade;
- respeito, competência e dignidade;
- desenvolver opinião própria, criatividade e visão do mundo;
- respeitar, e conhecer seus direitos e deveres;
- competência, liberdade, cuidar do patrimônio público como se fosse seu.

2. Quais outros valores que considera importante para a cidadania?
- respeito, educação e igualdade;
- valorizar o trabalho em equipe, saber ouvir as necessidades das outras pessoas, colaborar na resolução de problemas, respeitar o espaço do outro, ser positivo;
- amor, honestidade, amizade e companheirismo;
- promoção e valorização do trabalho dos outros;
- ética, responsabilidade, respeito.

3. Como você pode contribuir para a construção desses valores na escola por meio de seu trabalho?
- despertar nos alunos os valores através das atividades em grupo, sempre incentivando a participação.
- mostrar para as crianças os valores morais, e ensiná-los a por em prática no dia a dia.
- abordar conteúdos de sobre direitos e deveres, e atitudes preconceituosas;
- usar minha liberdade, ética, responsabilidade nos trabalhos em equipe, conversando e questionando sobre o que deve melhorar, e como podemos fazer para melhorar ;
- ensina-los a se dar bem com os colegas, cumprir com as obrigações e sempre respeitar o espaço do outro.

 PPS (4hs) - Confecção de cartaz e conclusão - sobre Educação e Cidadania
CONCLUSÃO
Todos têm consciência de que a Educação é à base de tudo, desde a educação que recebemos em casa e a que recebemos na escola, os conhecimentos sobre liberdade, honestidade, responsabilidade, respeito, cuidar do que é dos outros da mesma forma que cuidamos do nosso. Saber de nossos direitos e deveres e cumpri-los, fazer o nosso papel de cidadão da melhor forma possível para uma boa convivência em sociedade, sempre respeitando os espaços dos outros. A frase que escolhemos no cartaz que mais se identifica com as entrevistas e com nossa maneira de pensar é:


“A educação é o único caminho para o futuro.”





PPS Módulo II: Educadores e Educandos: tempos históricos.

Módulo II: Educadores e Educandos: tempos históricos.

PPS (4hs) – Pratique pag. 31 da apostila Educandos e Educados, sobre a trajetória escolar.

“Sempre estudei em escola pública, iniciei meus estudos em uma escola de periferia na cidade de Curitiba em 1993, do primário me lembro-me pouco, mas ainda lembro-me do primeiro dia de aula quando na hora do recreio não consegui achar minha turma e uma funcionária me ajudou encontrar minha sala, de 5° a 8° série estudei em outro colégio, dos funcionários não lembro nada, lembro-me de alguns professores, em especial de um de História na 7° série, lembro-me dos conteúdos daquele ano (Egito Antigo e Feudalismo), não sei bem ao certo porque me formei na faculdade em História talvez seja influência deste professor, lembro-me que a gente não tinha nenhuma intimidade com diretores, eram eles lá no gabinete e nós no nosso canto estudando, hoje em dia as coisas mudaram, os alunos tem mais intimidade com os professores e diretor que parece as vezes que estão falando com os amigos, no ensino médio foi complicado, pois mudamos muito e a cada mudança uma escola, o 1° ano fiz em Curitiba, o 2° e o 3° fiz em Rio Negro, é muito diferente você estudar em Curitiba e depois estudar em Rio Negro, os alunos são diferentes, do ensino médio lembro-me de alguns professores, e da tensão pré-vestibular, nós falávamos o tempo todo nisso o ano inteiro. Na escola sempre fui uma pessoa de poucos amigos, em cada ano havia 2 ou 3 colegas que me relacionava bem, e por último a faculdade, foi o local onde eu fui mais feliz enquanto estudante, lá fiz muitas amizades e aprendi muito, até hoje lembro de algumas situações engraçadas que ocorreram. Fiz o curso de História é um ótimo curso, pena que o historiador e o professor não sejam valorizados como merecem no Brasil.” Felipe Luiz

“Estudei o primário e até a 7° em uma escola no interior do estado do RS, em Giruá na escola Estadual Alfredo Saffi, lembro-me até o nome da rua da escola Rua 28 de Janeiro, e também me lembro do nome da minha primeira professora que era muito calma e querida, prof. Iméldis. Naquela época não tinha o pré-escolar, fui com 6 anos direto para primeira série, ganhei um prêmio como Boneca Viva, o mais conhecido aqui em Rio Negro como Sinhazinha. Lembro-me o nome de muitas professoras que tive nessa escola, além da Iméldis: Salete Brandt, Otacilia, Araci Cândida Pilau, Ivone Fonseca dentre outras. Sempre fui uma ótima aluna em notas, mas em comportamento nem sempre, eu fazia todas minhas atividades e depois conversava atrapalhando os colegas.
Na metade da 7° série mudamos para Rio Negro, era época de férias de julho, comecei estudar no Caetano Munhoz da Rocha, muito animada com uniforme todo novo, tudo era novidade, achei a escola enorme e bonita. Fui muito bem recebida, adorei o diretor Homero Monteiro, muito querido e gostava da proximidade com os alunos.
Minha primeira aula foi de português com a professora Sheila, e o assunto que estava sendo discutido era sobre sexualidade, até hoje não entendo porque na aula de português e não na aula de Ciências, mas fiquei muito envergonhada porque na outra escola no RS não costumávamos discutir sobre o assunto sexualidade, nessa época eu era muito tímida acreditem kkkk. Lembro-me alguns professores a Sonia de Geografia que eu nunca gostei muito, o professor Miriam Carota de História odiada por todos, Nilton Furquim de Educação Física, e Ieda de ciências.
Depois no ensino médio continuei estudando no colégio Caetano. Conheci uma professora muito especial, a mais inteligente que conheci a professora de química Oriana Stoebel, até hoje a admiro e tive a oportunidade de falar isso para ela esse ano pelo Face Book no dia do professor.
Há dois anos voltei a estudar, estou cursando Administração Pública na UFPR, curso semi presencial, adoro o curso é isso mesmo que eu quero, estou tirando ótimas notas e me dedico o máximo.” 

PPS (4hs) – Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA.
As discussões são inúmeras em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA criado em 1990, onde a maioria defende-o, mas muitas pessoas criticam a forma de como devem ser tratados, temos bem mais deveres e responsabilidades para com eles, do que eles para com a sociedade.
Mas por outro lado o Estatuto da Criança e do Adolescente visa proteger a integridade da criança e do adolescente e garantir proteção nas áreas da saúde, educação, trabalho e assistência social.  A sua importância para a sociedade é indiscutível, não é apenas como um simples estatuto, em que inúmeras soluções são eficientes apenas no papel. É dever dos nossos governantes priorizar questões relacionadas às crianças e aos jovens, fazendo acontecer os projetos listados no Estatuto da Criança e do Adolescente, tratando-se de um conjunto de medidas que defende questões direcionadas aos menores, a fim de oferecer a eles qualidade de vida, fiscalizando a situação dos menores e garantindo que seus direitos sejam respeitados.

PPS (4hs) – Conversa com diretor do Colégio Barão de Antonina sobre Educação e Trabalho.

Diretor Alessandro, atualmente faz Pós Graduação em SP.
“Nos anos 60 e 70 no Paraná, já havia os cursos técnicos de Magistério, Contabilidade e Secretariado. Isso diferenciava o Paraná com do resto do Brasil. Em 2002 e 2003 foi criada pelo MEC uma cartilha para regulamentar os cursos técnicos. No Colégio Barão tinha os cursos técnicos de Informática, Administrativo e de Formação de Docentes, mas no nível de estado e municípios só existia cursos técnicos mais acessíveis no SESI e no SENAI e os CEFETS que eram instituições federais. Santa Catarina criou os Cedups, essa forma de cursos tem seus méritos.
Uma das coisas que angustia em relação a cartilha do MEC é a burocracia para legalizar os cursos técnicos nas escolas, deixando mais longe a oportunidade das pessoas terem mais opções  de cursos técnicos.
O Governo do Paraná já pensou em terceirizar os cursos técnicos, porque para o estado era mais barato e traria menos problemas.
Segundo ainda o Diretor Alessandro, o fundo rotativo é maior nas escolas estaduais que tem curso técnico do que nas que não tem.
O Ensino Profissional chegou para suprir as necessidades, uma determinada demanda e resolver a situação de muita gente, mas há muitos entraves governamentais: burocracia, e falta de disponibilização de espaço.
O Paraná devia seguir o exemplo de São Paulo, lá tem as ETEC que são cursos técnicos e a FATEC que são os cursos superiores, tudo disponibilizado no mesmo prédio, onde o aluno sai do curso técnico, mas continua ali no curso superior, mas os vestibulares são concorridíssimos.
No antigo presidio do Carandiru, foi construída a maior faculdade do Brasil, coisa de primeiro mundo...”

PPS (4hs) – Conversa com representantes sindicais sobre lutas, conquistas e desafios dos trabalhadores da Educação (município e estado).
Na conversa com o representante sindical Gerson Haide, falou sobre a importância do sindicato, a importância de ser sindicalizado e seus benefícios aos associados, dos objetivos, da história das greves no Paraná, das conquistas do sindicato para os funcionários e professores do Paraná, das lutas e conquistas antigas e das que estão por vir.

Objetivos do sindicato:
ü  Organizar
ü  Resistir
ü  Avançar

Em 1947 um representante sindical passou uma década em greve tentado melhorias. Três greves mais importantes no Paraná: em 1988 foi a greve em que o então Governador do Estado Álvaro Dias colocou policiais à cavalo para conter os manifestantes, foi a greve mais violenta; em 2000 cinco funcionários fizeram greve de fome, quase morreram em frente ao Palácio; e em 2001 ai o governo não deixou a greve de fome ir tão longe, temendo a opinião da população e a grande repercussão negativa para o Estado.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (www.appsindicato.org.br/), nossa sede correspondente à área Metropolitana Sul fica em São José dos Pinhais, é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista, organizando os trabalhadores, luta por melhores condições de trabalho, luta pelos direitos e pelos aumentos e equiparação de salários dos professores e demais funcionários da educação, apresenta propostas de melhorias, inclusão de mais cursos para a formação do funcionário, e planos de carreiras, dentre outras inúmeras funções.

Segundo os palestrantes ser sindicalizado nos traz inúmeros benefícios tais como: conseguir benefícios salariais junto ao governo, estar a par dos acontecimentos importantes envolvendo o sindicato, usufruir de benefícios oferecidos pelo sindicato a seus sindicalizados, dentre tantos outros.

Várias perguntas foram feitas aos palestrantes, mas a que mais repercutiu foi a pergunta feita pela colega Verli Soelver, ela perguntou por que o vale transporte dos professores é mais de R$ 500,00 e o nosso de funcionário é R$ 235,00, e qual a posição do sindicato em relação a esse assunto. Os colegas se sentiram ofendidos com a resposta de que isso não vai mudar, e que os professores ganham mais porque estudaram mais, merecem ganhar um valor mais alto do vale transporte. Não concordo com a maneira e a forma com que as palestrantes Otacília e Valdete colocaram, senti certo ar de superioridade delas professoras em relação a nossa classe, um claro preconceito exposto em suas palavras. Depois disso senti dúvidas se me sindicalizarei ou não, porque se os próprios representantes agem com certa diferença em relação a nossa classe, o que devemos esperar de suas lutas a nosso favor e o que sobra para o governo.