Módulo 11: “Meio Ambiente, Sociedade e Educação.”
05/11/2013
Nesta aula iniciamos o
módulo 11 - “Meio ambiente, sociedade e educação”. A UNIDADE 1 – Conceitos
fundamentais. A prof. Luciane leu
sobre virtude, em seguida, entregou uma folha de sulfite pra cada um, e
dobramos em 8 partes, e depois dobramos, em seguida escolhemos 4 pessoas
da sala e uma virtude pra cada uma delas, como um bingo, quem completasse
primeiro os quadrados ganharia, a colega Eliane quem ganhou.
Ainda nessa aula falamos sobre a unidade, em equipe definimos 5
questões sobre a unidade 1, trocamos as perguntas com as outras equipes, para
responder.
“O
conhecimento científico está intimamente associado ao conhecimento tecnológico,
pois necessitamos sistematizar os conhecimentos adquiridos, para que a nossa
curiosidade natural seja transformada em saber. Procurando saber como e porque
as coisas acontecem, fazendo comparações, estabelecendo relações de causa e
efeito – é assim que se faz ciência.”
Pratique
pag. 14 - Atividade: Converse
com um professor de ciências, física ou química de sua escola e pergunte a ele
qual a diferença entre massa e peso. Registre sua resposta. Faça a mesma
pergunta para um estudante da 8ª série ou do ensino médio. Registre sua
resposta e compare as duas com as noções deste texto.
- Massa e peso são grandezas diferentes. A
massa mede a quantidade de matéria de um corpo, e o peso mostra a relação da
massa com a aceleração da gravidade local.
- O peso significa à massa vezes a gravidade, por
isto teu peso varia, pode ser um na terra, outro na lua vai depender da
gravidade a massa é medida em kg, é isso que você mede na balança.
Pratique
pág. 16 - Atividade: redija
em seu memorial suas percepções dos fenômenos da evaporação e da ebulição.
Relacione-as a modificações climáticas, quanto à temperatura e umidade.
Pratique
pág. 18 - Atividade: Atividade:
você reparou que os materiais incolores (água, álcool e acetona) são também os
usados para fazer limpeza? Pergunte ao professor de ciências de sua escola o
porquê desta “coincidência”. Registre em seu memorial.
- é usada porque é líquida e não deixa
cheiro. A água, acetona e o álcool ainda evaporam.
19/10/2013.
Nessa aula iniciamos a UNIDADE 2 – Meio
ambiente: o que é isso?
Fizemos atividade em que devíamos
responder perguntas. Fomos no laboratório de Informática pesquisar sobre condução, radiação
e convecção. Depois foi feita a divisão em 2 grandes grupos para apresentar na
próxima aula, sobre camada de ozônio, chuva ácida, efeito estufa, liberação de CFCs - Estados Unidos e rio Piratas.
Sistemas
ambientais: Ecossistema é um termo que designa o conjunto formado por todos
os fatores bióticos e abióticos que atuam, ao mesmo tempo, sobre determinada
região.
Cadeia
alimentar – o gafanhoto vive no capim, o boi come
capim, o homem come a carne do boi. O carrapato chupa o sangue do boi, e o passarinho
come o carrapato que esta no couro do boi.
- Solução
para reduzir o efeito estufa - é diminuir o desmatamento de florestas
tropicais, dessa forma, reduzindo os gases do efeito estufa e estabilizando o
aquecimento global.
-
Como evitar a chuva ácida –
conservar energia, transporte coletivo, utilizar fontes de energia menos
poluentes, purificação dos escapamentos dos veículos, e utilizar combustíveis
com baixo teor de enxofre. O calcário moído é uma base capaz de reduzir a
acidez quando aplicado em lagos, rios e solo. Mas por outro lado evitar a chuva
ácida é uma tarefa quase impossível diante das pessoas, seus hábitos e
costumes.
-
Solução para diminuir o uso dos CFCs (cloro, flúor e carbono) – encontrado
em latas de spray, este gás CFC, ao juntar com o ozônio, faz com que os dois se
decompõe, formando outros gases. Devemos também evitar as queimadas de
florestas, lixo (isopor, e. v. a.). As fumaças das fabricas que soltam alguns
gases que prejudicam a camada de ozônio e o tráfego de carros.
- Meio
ambiente é o espaço onde se desenvolvem as atividades humanas e a vida dos
animais e vegetais. É um sistema formado por elementos com o qual o homem
interage, se adaptando, transformando-o e utilizando-o para satisfazer suas
necessidades.
- Meio ambiente
é um conceito que engloba todos os aspectos do ambiente que afetem o homem,
seja como indivíduo ou como parte dos grupos sociais.
- A temperatura é definida pelos
físicos como a medida da energia cinética associada ao movimento das partículas
que compõem um dado sistema físico. No nosso dia a dia, comumente se associa a
temperatura às noções de frio e calor.
-
Condução térmica é um dos meios
de transferência de calor que geralmente ocorre em materiais sólidos. Exemplo: o
cabo de uma colher esquenta quando ela é mergulhada na sopa quente. A chapa do
fogão se aquece quando acendemos o bico de gás. O espeto na churrasqueira se
aquece tanto que temos que segurar em um cabo que diminua a condução térmica.
-
A convecção é um
processo de transferência de calor. A atmosfera apresenta o fenômeno da
convecção que está na origem da formação das chuvas, da manutenção de uma
temperatura confortável para os seres vivos e da dispersão dos poluentes
gasosos.
-
A radiação solar é a energia
radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma
de radiação eletromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz
visível. O restante é emitido como radiações infravermelhas – conhecidas
popularmente como calor – e como radiação ultravioleta.
09/11/2013.
Nesta aula trabalhamos a UNIDADE 3 –
história, economia e impactos ambientais e a UNIDADE 4 - A sociedade e o meio
ambiente: participação consciente. Fizemos uma atividade em grupo, sobre o
julgamento do Demerson, vencemos por 11 votos a 5. O crime ambiental foi o
seguinte: o réu Demerson tirou um ninho com dois passarinhos de uma árvore e os
passarinhos não foram encontrados. No final da aula fomos almoçar no
restaurante com a turma.
O julgamento do réu Demerson foi bem divertido,
ele não foi condenado por falta de provas, na verdade os passarinhos não tinham
sido encontrados mortos e nem se tinha provas de que ele teria mesmo matado, na
verdade ele subiu na árvore para salvar os passarinhos de um gavião enquanto a
mãe dos passarinhos saiu para buscar comida.
- A ciência considera “impacto ambiental”
qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente,
desde que afetem – direta ou indiretamente – os animais e os vegetais; a saúde,
a segurança e o bem-estar das pessoas; as atividades sociais e econômicas; as
condições sanitárias, da paisagem e dos recursos ambientais de uma dada região.
- Globalização é um processo econômico e social
que integra os países e as pessoas do mundo todo, facilitando a vida de muita
gente. A globalização é um fenômeno capitalista e complexo.
- O ozônio tem uma função muito importante, diminuir
a entrada e os efeitos negativos de determinados raios emitidos pelo sol – pois
fazem muito mal aos seres vivos, principalmente ao homem.
Hoje também foi uma aula especial,
comemoramos o aniversário da Prof. Luciane.
23/11/2013.
Nesta aula estudamos a UNIDADE 5 – Você sua
escola e o meio ambiente. Falamos sobre a nossa realidade social e fizemos o
pratique pág. 73.
Pratique pág. 73 – Atividade: faça entrevistas
com três professores, um de Ciências, um de História e outro de Geografia – a
respeito da relação da sua disciplina com as questões ambientais aqui
discutidas.
-
professor de Geografia: a
geografia estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente, como
também os fenômenos científicos que ocorrem no nosso planeta, entre outros
temas. A geografia é dividida em várias áreas. E o melhor, tudo nela tem
relação com o nosso dia a dia.
A geografia ambiental, por exemplo, estudo o
comportamento do homem com o meio ambiente. Como essa relação homem-natureza
tem mudado em consequência da globalização e mudanças tecnológica. As pesquisas em geografia ambiental incluem
gestão ambiental, sustentabilidade e ecologia política. Assuntos que fazem
parte do cotidiano de todos os cidadãos.
-
professor de Ciências: A
ciência estuda a importância do meio ambiente, sua preservação, e os impactos
de destruição do mesmo.
-
professor de História: a
história pode atuar nos questionamentos científicos e técnicos sobre
preocupações sociais, econômicas, e políticas a respeito do tema ecologia e
meio ambiente, objetivando criar uma visão interdisciplinar, interessada em
tratar do papel da natureza e do lugar na natureza na vida humana e na história
do Homem.
Realidade social é o conjunto de fenómenos
sociais que resultam das relações que o homem estabelece entre si e com a
natureza. Esta realidade é única e constitui uma totalidade, não se podendo
compartilhar. Entende-se aqui
cada indivíduo aprende a ser um homem nas relações com os outros homens, quando
se apropria da realidade social criada pelas gerações anteriores, apropriação
essa que se dá pelo manuseio dos instrumentos e aprendizado da cultura
humana. O homem como ser social, como um
ser de relações sociais, está em permanente movimento.
Conclusão
Através do estudo
deste módulo 11 pude fazer uma reflexão sobre o meio ambiente, os seus fundamentos
científicos, e perceber a interação entre sociedade, meio ambiente e educação.
Podemos perceber
que as contribuições da biologia, da ciência e da história são fundamentais
para melhorar nossa vida, pois através da relação homem e natureza, da
exploração do meio ambiente pelo homem ê que acontecem grandes descobertas, ou
seja, a curiosidade natural do homem e transformada em conhecimento.
Sabemos
da importância do equilíbrio ecológico para todo ecossistema capaz
de formar forças internas resultando na relação entre o meio biótico e físico e
químico que formam o ecossistema.
Os impactos
ambientais alterando e afetando a segurança e o bem-estar das pessoas, animais
e vegetais, as atividades sociais e econômicas de toda uma região.
Como podemos
através da educação escolar conscientizar a comunidade a controlar o
desperdício de água e energia, com a coleta seletiva de lixo, reduzir nossas
contas, contribuindo com o meio ambiente.
Entendi que tanto
professores e funcionários tem que praticar o exercício da participação,
transmitir aos estudantes e familiares suas responsabilidades em proteger o
meio ambiente.