quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

MODULO 11 - MEIO AMBIENTE SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

Módulo 11: “Meio Ambiente, Sociedade e Educação.”

 05/11/2013 
Nesta aula iniciamos o módulo 11 - “Meio ambiente, sociedade e educação”. A UNIDADE 1 – Conceitos fundamentais. A prof. Luciane leu sobre virtude, em seguida, entregou uma folha de sulfite pra cada um, e dobramos em 8 partes, e depois dobramos, em seguida  escolhemos 4 pessoas da sala e uma virtude pra cada uma delas, como um bingo, quem completasse primeiro os quadrados ganharia, a colega Eliane quem ganhou. 
Ainda nessa aula falamos sobre a unidade, em equipe definimos 5 questões sobre a unidade 1, trocamos as perguntas com as outras equipes, para responder.

“O conhecimento científico está intimamente associado ao conhecimento tecnológico, pois necessitamos sistematizar os conhecimentos adquiridos, para que a nossa curiosidade natural seja transformada em saber. Procurando saber como e porque as coisas acontecem, fazendo comparações, estabelecendo relações de causa e efeito – é assim que se faz ciência.”

Pratique pag. 14 - Atividade: Converse com um professor de ciências, física ou química de sua escola e pergunte a ele qual a diferença entre massa e peso. Registre sua resposta. Faça a mesma pergunta para um estudante da 8ª série ou do ensino médio. Registre sua resposta e compare as duas com as noções deste texto.
- Massa e peso são grandezas diferentes. A massa mede a quantidade de matéria de um corpo, e o peso mostra a relação da massa com a aceleração da gravidade local.
- O peso significa à massa vezes a gravidade, por isto teu peso varia, pode ser um na terra, outro na lua vai depender da gravidade a massa é medida em kg, é isso que você mede na balança.


Pratique pág. 16 - Atividade: redija em seu memorial suas percepções dos fenômenos da evaporação e da ebulição. Relacione-as a modificações climáticas, quanto à temperatura e umidade.

Pratique pág. 18 - Atividade: Atividade: você reparou que os materiais incolores (água, álcool e acetona) são também os usados para fazer limpeza? Pergunte ao professor de ciências de sua escola o porquê desta “coincidência”. Registre em seu memorial.
- é usada porque é líquida e não deixa cheiro. A água, acetona e o álcool ainda evaporam.

19/10/2013.

Nessa aula iniciamos a UNIDADE 2 – Meio ambiente: o que é isso?
Fizemos atividade em que devíamos responder perguntas. Fomos no laboratório  de Informática pesquisar sobre condução, radiação e convecção. Depois foi feita a divisão em 2 grandes grupos para apresentar na próxima aula, sobre camada de ozônio, chuva ácida, efeito estufa, liberação de CFCs  - Estados Unidos e rio Piratas.

Sistemas ambientais: Ecossistema é um termo que designa o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam, ao mesmo tempo, sobre determinada região.
Cadeia alimentar – o gafanhoto vive no capim, o boi come capim, o homem come a carne do boi. O carrapato chupa o sangue do boi, e o passarinho come o carrapato que esta no couro do boi.



- Solução para reduzir o efeito estufa - é diminuir o desmatamento de florestas tropicais, dessa forma, reduzindo os gases do efeito estufa e estabilizando o aquecimento global.

- Como evitar a chuva ácida – conservar energia, transporte coletivo, utilizar fontes de energia menos poluentes, purificação dos escapamentos dos veículos, e utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre. O calcário moído é uma base capaz de reduzir a acidez quando aplicado em lagos, rios e solo. Mas por outro lado evitar a chuva ácida é uma tarefa quase impossível diante das pessoas, seus hábitos e costumes.

- Solução para diminuir o uso dos CFCs (cloro, flúor e carbono) – encontrado em latas de spray, este gás CFC, ao juntar com o ozônio, faz com que os dois se decompõe, formando outros gases. Devemos também evitar as queimadas de florestas, lixo (isopor, e. v. a.). As fumaças das fabricas que soltam alguns gases que prejudicam a camada de ozônio e o tráfego de carros.

- Meio ambiente é o espaço onde se desenvolvem as atividades humanas e a vida dos animais e vegetais. É um sistema formado por elementos com o qual o homem interage, se adaptando, transformando-o e utilizando-o para satisfazer suas necessidades.
- Meio ambiente é um conceito que engloba todos os aspectos do ambiente que afetem o homem, seja como indivíduo ou como parte dos grupos sociais.
 - A temperatura é definida pelos físicos como a medida da energia cinética associada ao movimento das partículas que compõem um dado sistema físico. No nosso dia a dia, comumente se associa a temperatura às noções de frio e calor.
- Condução térmica é um dos meios de transferência de calor que geralmente ocorre em materiais sólidos. Exemplo: o cabo de uma colher esquenta quando ela é mergulhada na sopa quente. A chapa do fogão se aquece quando acendemos o bico de gás. O espeto na churrasqueira se aquece tanto que temos que segurar em um cabo que diminua a condução térmica.
- A convecção é um processo de transferência de calor. A atmosfera apresenta o fenômeno da convecção que está na origem da formação das chuvas, da manutenção de uma temperatura confortável para os seres vivos e da dispersão dos poluentes gasosos.
- A radiação solar é a energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação eletromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz visível. O restante é emitido como radiações infravermelhas – conhecidas popularmente como calor – e como radiação ultravioleta.




09/11/2013.

Nesta aula trabalhamos a UNIDADE 3 – história, economia e impactos ambientais e a UNIDADE 4 - A sociedade e o meio ambiente: participação consciente. Fizemos uma atividade em grupo, sobre o julgamento do Demerson, vencemos por 11 votos a 5. O crime ambiental foi o seguinte: o réu Demerson tirou um ninho com dois passarinhos de uma árvore e os passarinhos não foram encontrados. No final da aula fomos almoçar no restaurante com a turma.

O julgamento do réu Demerson foi bem divertido, ele não foi condenado por falta de provas, na verdade os passarinhos não tinham sido encontrados mortos e nem se tinha provas de que ele teria mesmo matado, na verdade ele subiu na árvore para salvar os passarinhos de um gavião enquanto a mãe dos passarinhos saiu para buscar comida.
 

- A ciência considera “impacto ambiental” qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, desde que afetem – direta ou indiretamente – os animais e os vegetais; a saúde, a segurança e o bem-estar das pessoas; as atividades sociais e econômicas; as condições sanitárias, da paisagem e dos recursos ambientais de uma dada região.
- Globalização é um processo econômico e social que integra os países e as pessoas do mundo todo, facilitando a vida de muita gente. A globalização é um fenômeno capitalista e complexo.
- O ozônio tem uma função muito importante, diminuir a entrada e os efeitos negativos de determinados raios emitidos pelo sol – pois fazem muito mal aos seres vivos, principalmente ao homem.

Hoje também foi uma aula especial, comemoramos o aniversário da Prof. Luciane.


23/11/2013.

Nesta aula estudamos a UNIDADE 5 – Você sua escola e o meio ambiente. Falamos sobre a nossa realidade social e fizemos o pratique pág. 73.

Pratique pág. 73 – Atividade: faça entrevistas com três professores, um de Ciências, um de História e outro de Geografia – a respeito da relação da sua disciplina com as questões ambientais aqui discutidas.
- professor de Geografia: a geografia estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente, como também os fenômenos científicos que ocorrem no nosso planeta, entre outros temas. A geografia é dividida em várias áreas. E o melhor, tudo nela tem relação com o nosso dia a dia.
A geografia ambiental, por exemplo, estudo o comportamento do homem com o meio ambiente. Como essa relação homem-natureza tem mudado em consequência da globalização e mudanças tecnológica.  As pesquisas em geografia ambiental incluem gestão ambiental, sustentabilidade e ecologia política. Assuntos que fazem parte do cotidiano de todos os cidadãos.
- professor de Ciências: A ciência estuda a importância do meio ambiente, sua preservação, e os impactos de destruição do mesmo.
- professor de História: a história pode atuar nos questionamentos científicos e técnicos sobre preocupações sociais, econômicas, e políticas a respeito do tema ecologia e meio ambiente, objetivando criar uma visão interdisciplinar, interessada em tratar do papel da natureza e do lugar na natureza na vida humana e na história do Homem.

Realidade social é o conjunto de fenómenos sociais que resultam das relações que o homem estabelece entre si e com a natureza. Esta realidade é única e constitui uma totalidade, não se podendo compartilhar. Entende-se aqui cada indivíduo aprende a ser um homem nas relações com os outros homens, quando se apropria da realidade social criada pelas gerações anteriores, apropriação essa que se dá pelo manuseio dos instrumentos e aprendizado da cultura humana.  O homem como ser social, como um ser de relações sociais, está em permanente movimento.


Conclusão

Através do estudo deste módulo 11 pude fazer uma reflexão sobre o meio ambiente, os seus fundamentos científicos, e perceber a interação entre sociedade, meio ambiente e educação.
Podemos perceber que as contribuições da biologia, da ciência e da história são fundamentais para melhorar nossa vida, pois através da  relação homem e natureza, da exploração do meio ambiente pelo homem ê que acontecem grandes descobertas, ou seja, a curiosidade natural do homem e transformada em conhecimento.
Sabemos da  importância do equilíbrio ecológico para todo ecossistema capaz de formar forças internas resultando na relação entre o meio biótico e físico e químico que formam o ecossistema.
Os impactos ambientais alterando e afetando a segurança e o bem-estar das pessoas, animais e vegetais, as atividades sociais e econômicas de toda uma região.
Como podemos através da educação escolar conscientizar a comunidade a controlar o desperdício de água e energia, com a coleta seletiva de lixo, reduzir nossas contas, contribuindo com o meio ambiente.
Entendi que tanto professores e funcionários tem que praticar o exercício da participação, transmitir aos estudantes e familiares suas responsabilidades em proteger o meio ambiente.