A
educação, para os clássicos como Durkheim, expressava uma doutrina pedagógica
apoiada na concepção do homem e sociedade, com um processo educacional
emergindo através da família, igreja, escola e comunidade. Durkheim partia do
ponto de vista que o homem é egoísta, que necessita ser preparado para sua vida
na sociedade e este processo é realizado pela família e também pelas nossas escolas,
desenvolvendo nas crianças determinados conceitos de estados físicos,
intelectuais e morais.
O objeto da sociologia e da educação é o fato social, e
a educação é considerada como o fato social, se impõe coercitivamente como uma
norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira a ação educativa permitirá uma
maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o
sistema social.
As crianças podem conhecer o dever através de seus pais e professores,
mas é preciso que a autoridade moral seja a qualidade fundamental do educador. O
que infelizmente não vem acontecendo em nossas escolas, onde quem deveria
educar e dar o bom exemplo, se mostras contrário ás normas e aos conceitos
básicos da boa educação escolar. Sem contar que muitas vezes o mau exemplo vem
da própria casa da criança, aonde cada vez mais as famílias vem se destituindo em
função muitas vezes dos problemas sociais enfrentados pela sociedade.
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