sexta-feira, 17 de maio de 2013

MÓDULO 5 - “Educação Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação.”


A educação, para os clássicos como Durkheim, expressava uma doutrina pedagógica apoiada na concepção do homem e sociedade, com um processo educacional emergindo através da família, igreja, escola e comunidade. Durkheim partia do ponto de vista que o homem é egoísta, que necessita ser preparado para sua vida na sociedade e este processo é realizado pela família e também pelas nossas escolas, desenvolvendo nas crianças determinados conceitos de estados físicos, intelectuais e morais.
O objeto da sociologia e da educação é o fato social, e a educação é considerada como o fato social, se impõe coercitivamente como uma norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira a ação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social. 
As crianças podem conhecer o dever através de seus pais e professores, mas é preciso que a autoridade moral seja a qualidade fundamental do educador. O que infelizmente não vem acontecendo em nossas escolas, onde quem deveria educar e dar o bom exemplo, se mostras contrário ás normas e aos conceitos básicos da boa educação escolar. Sem contar que muitas vezes o mau exemplo vem da própria casa da criança, aonde cada vez mais as famílias vem se destituindo em função muitas vezes dos problemas sociais enfrentados pela sociedade.

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