quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MÓDULO VIII - PRODUÇÃO TEXTUAL

Nesta aula iniciamos o Módulo 8 – “Produção textual” – na unidade aprendemos sobre memorial; autobiografia; coerência; e clareza.

Texto é a manifestação linguística produzida por alguém, numa situação concreta (contexto), com intenção determinada; sua produção pressupõe, sempre, a existência de um interlocutor, a quem o autor se dirige.
Memorial é a memória de todos os trabalhos realizados pelos estudantes durante uma disciplina ou mesmo durante todo um curso. Contudo, alguns quesitos mínimos devem ser observados: capa com identificação da instituição, do curso, do módulo, do orientador, do título do trabalho, do nome do aluno, local e data; sumário; introdução; corpo do memorial; e conclusão.
 Coerência é a conexão lógica, a ligação harmônica dos fatos. Para se obter a adequada conexão textual é preciso ater-se à significação das palavras, ao encadeamento lógico mediante as relações de tempo, de espaço, de causa e de consequência, ou seja, a continuidade de sentido entre um parágrafo e outro. A base da coerência é a continuidade de sentido, ou seja, a ausência de discrepâncias e/ou contradições.
Clareza é a expressão da ideia de forma que possa ser rapidamente compreendida pelo leitor. Para ser claro é preciso evitar: a construção de frases ambíguas; o emprego de palavras desconhecidas e muito grandes; construções sintáticas complexas, dando-se preferência à construção de orações independentes; intercalações excessivas ou ordem inversa desnecessária.

Pratique pág26 item 1 – Quais são os direitos do cidadão? E os deveres?
Deveres: escolher nossos governantes; cumprir as leis; respeitar os direitos sociais de outras pessoas; educar e proteger nossos semelhantes; proteger a natureza e o patrimônio público e social do País; colaborar com as autoridades; etc.
Direitos: homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações; saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos; ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; a liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto; etc.

Biografia
Nascida no dia 13/06/1975 na cidade de Giruá no Rio Grande do Sul, Silvia Maria De Moura Lunkes passou sua infância nessa mesma cidade, estudou até a 7ª série na Escola Estadual Alfredo Saffi. Aos 13 anos, no ano de 1988, mudou-se com sua família para Rio Negro e passou a estudar no Colégio Estadual Caetano Munhoz da Rocha até a conclusão do ensino médio.
Seu primeiro emprego foi aos 15 anos numa empresa italiana que fabricava artefatos de couro para exportação. Hoje casada mãe de 3 filhos, Amanda, Suyann e Luann, passa seu tempo livre brincando com os filhos e seus animais de estimação.
Atualmente trabalha como agente educacional I na instituição de ensino CEEP Lysímaco Ferreira da Costa e cursa o Profuncionário em Infraestrutura Escolar e 3º ano de Administração Pública pela Universidade Federal do Paraná.


22/06/2013.
Nesta aula estudamos a unidade 2: sobre a redação oficial de Carta, Ofício, e Requerimento; fizemos o pratique da pagina 36 sobre a música E.C.T. de Nando Reis, Marisa Monte, Cassia Heler e Carlinhos Brown.

Pratique pág. 36 – Sobre a música E.C.T. - Se tiver a oportunidade, ouça a música na íntegra. Você irá verificar que a letra fala de uma carta de amor que acabou virando uma canção. Contudo, especificamente no trecho lido, podem-se identificar algumas possibilidades de utilização desse meio de comunicação na vida das pessoas.
1 – Relacione as possibilidades de utilização que você identificou.
2 – Vamos pensar um pouco: o que os autores querem dizer com o verso “Levo o mundo e não vou lá”?
R: A música quis mostrar que as correspondências podem ser violadas nas agências dos correios, como a carta dela, o poema de amor foi violado. Ela mandou esse poema para seu amor, o funcionário do correio abriu, leu e transformou em música, e ela ouviu no rádio a sua carta de amor.
A carta é um meio de comunicação que deve ser sigiloso, mas muito amplo, pode se mandar todo tipo de convite por cartas além de se escrever lindas cartas de amor...



REQUERIMENTO
Ilmo. Sr.
Reitor da Universidade Federal do Paraná
Praça Santos Andrade, 50 - Curitiba – PR.

Venho requerer, se possível com brevidade, à análise da documentação exigida para a regulamentação do Estágio Supervisionado Obrigatório. Nos termos,
pede deferimento.

Silvia Maria de Moura Acadêmica de Administração Pública turma 2011.
Rio Negro, 22 de junho de 2013.



CARTA PRA PEDAGOGA OLGA
Prezada Pedagoga Olga
Espero que esteja bem e contribuindo cada vez mais para a profissionalização dos cursistas.
Curso Administração Pública pela UFPR, mas confesso que quando me deparei com o módulo 8, no início não tive grandes expectativas, mas esse módulo trouxe uma nova abordagem de caráter mais profissional, uma linguagem mais formal de diversos documentos com os quais me deparo no meu dia a dia no local de trabalho.
Esse módulo foi muito enriquecedor
Agradeço sua preocupação com nós alunos.

Silvia Lunkes cursista do Profuncionário.

29/06/2013.
Nesta aula na unidade 3 aprendemos memorandos, circulares, correio eletrônico; e unidade 4 correspondência oficial produzindo Atas e Relatórios e tivemos a dinâmica esquerda direita.

MEMORANDO
MEMO n. 0198/2013
Em 29 de junho de 2013.

A Sra. Romana Souza
Diretora do Departamento Financeiro
Assunto: Pagamentos retroativos de benefícios

1 – Nos termos do Plano de Carreira dos Funcionários Escolares, solicito a Vossa Senhoria verificar possíveis falhas nos pagamentos salariais retroativos dos funcionários deste estabelecimento de ensino.
2 – Trata-se do pagamento de salários retroativos referente ao mês de junho do corrente, o qual não foi percebido o depósito pelos funcionários, até a presente data.

Atenciosamente,
Silvia Lunkes
Chefe de Secretaria






CIRCULAR
Secretaria Estadual de Educação
CEEP Lysímaco Ferreira da Costa

Circular n. 06/13
Prezados Funcionários da Secretaria de Educação,
Convidamos a todos para 09º Seminário da Juventude do Campo, que será realizado no dia 13 de junho, das 7 às 19 horas, nesta unidade de ensino. O Seminário contará com palestras sobre temas relacionados à agropecuária.
Terá almoço e bebidas no local. Participem!

Rio Negro, 10 de junho de 2013.

Direção e Equipe de funcionários
 Memorando é uma comunicação escrita de circulação interna, somente para funcionários. De caráter administrativo pode também ser empregado na exposição de projetos, diretrizes políticas e instruções a serem adotadas por determinado setor do serviço público. Sua principal característica é a agilidade, sendo sua tramitação pautada pela rapidez e simplicidade de procedimentos burocráticos.
Redação Oficial é a forma pela qual o Poder Público redige normas, atos e comunicações. Caracteriza-se pelo uso da norma culta da linguagem, pela formalidade, clareza e concisão.
Circular é uma comunicação multidirecional, ou seja, direcionada, simultaneamente, a vários destinatários. Sua estrutura básica é: cabeçalho, vocativo, mensagem, local, data e assinatura.
 Correio eletrônico é a comunicação via correio eletrônico ou e-mail, é ágil na transmissão de documentos. A celeridade, exigência dos tempos modernos aliados ao baixo custo, transformam esse meio eletrônico na vedete das comunicações oficiais.
Ata normalmente escrita à mão, em livros próprios, com folhas numeradas, a ata é um resumo escrito, com clareza e precisão, das deliberações, resoluções, assembleias, reuniões ou solenidades, vale o que está escrito. Esse documento é redigido por um secretário, que poderá ser qualquer pessoa presente ao evento, desde que designado pelo coordenador ou presidente a exercer tal função.
Relatório é um documento que apresenta informações; descreve e analisa fatos a serem investigados, com o objetivo de orientar as decisões a serem tomadas, facilitando o gerenciamento de ações. Há diversos tipos de relatórios: parciais, finais, periódicos, de rotina, de pesquisa, científicos, técnicos, administrativos, individuais ou coletivos.

Dinâmica direita e esquerda - Em um círculo entregue 4 presentes a pessoas distantes. Elabore um texto com características de cada participante e incluía a palavra direita e esquerda para que nesta hora os presentes possam se movimentar. No final da história quem estiver o presente é o seu dono. História: UMA MENINA TRISTE

06/07/2013.
Nesta aula estudamos sobre outros gêneros, como construir gráficos e tabelas. Na hora do lanche fizemos um “chá de fraldas surpresa” para colega Karelin, ela ficou muito feliz e todos nós também, tiramos muitas fotos.

Gráficos bastante necessários à organização administrativa de uma escola ou de qualquer setor público ou privado. As informações obtidas ajudam no planejamento do uso da energia e na elaboração de estratégias de economia. Interpretar rápida e eficientemente esse tipo de informação requer a apropriação, o domínio dessa forma de linguagem que, apesar de matemática, transita lado a lado com as outras áreas do conhecimento e da vida.
Tabelas - A tabela é um registro ordenado de dados numéricos, indicando os resultados de cálculos feitos anteriormente. Veja quantas informações dela podemos extrair, como utilizar corretamente as tabelas em textos, usando tabelas para mostrar dados estatísticos, etc.

A escola dos meus sonhos é - aquela na qual todos os alunos são acolhidos por professores e funcionários comprometidos, atualizados, bem remunerados e dispostos a cumprir a bela missão de ajudar a transformá-los em cidadãos conscientes. A escola dos meus sonhos é formada por pessoas de atitude, que lutam por seus direitos e são capazes de provocar mudanças positivas e significativas na sociedade em que vivem. A escola dos meus sonhos é composta por alunos que reconhecem e valorizam os esforços e a dedicação dos professores e que os apoiam em suas lutas. A escola dos meus sonhos é aquela cuja estrutura é acessível a todos, o ambiente é confortável, aconchegante e propício à aprendizagem.



Conclusão
Este Módulo 8 – “Produção Textual na Gestão Escolar” - foi muito importante para o nosso aprendizado como funcionários de escolas e também para nosso dia a dia, da forma que podemos passar o conteúdo aprendido para os alunos da escola em que trabalhamos e até mesmo para nossos filhos que estudam.  Vimos que com a construção do memorial nos auxilia a refletir sobre todo o aprendizado. A importância da clareza e de ser coerente para não confundir o leitor. Dessa forma, devemos escolher palavras simples e se possível usar frases curtas para facilitar o entendimento. Criamos nossa biografia e lemos para os colegas. Vimos também à importância de sermos criativos e evitar expressões muito desgastadas, iniciar e terminar textos da mesma forma e descobrir novas alternativas para transmitir uma mensagem. Aprendi técnicas para escrever e responder cartas, fazer solicitações, requerimento, memorando, circular, ata, relatório, vi a importância de cada um, formas e regras para fazer cada documento. Fizemos à dinâmica da direita e esquerda, que foi muito divertida. E claro não podia faltar no ultimo dia de aula antes das férias o “Chá de Fraldas Surpresa” para nossa colega Karelin.

Festinha surpresa da Karelin...


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