terça-feira, 2 de julho de 2013

PPS - Módulo VII: Informática Básica.

Bloco II: Formação Específica
Módulo VII: Informática Básica

PPS (3hs) - Pratique Pág. 25 - Pesquise e escreva um texto sobre os assuntos.
  •    Consequências positivas e negativas de algumas das invenções do ser humano.
  • As mudanças que a tecnologia da informação vem trazendo para a sociedade mundial ou local.
  • Usos positivos e negativos da internet.


As tecnologias da informação têm tido uma evolução significativa e por consequência um grande impacto na sociedade, que muitas vezes não consegue acompanhar tal evolução, as tecnologias se infiltraram em todos os níveis, tais como, globalização, educação, empresarial, pessoal/social, saúde e comunicações.
A tecnologia da informação desde a criação do computador e da implementação da Internet, tem vindo a transformar a sociedade global, provocando consequências positivas e negativas. A abundância da diversidade de tecnologias e do crescimento das redes, tem vindo a provocar alterações na forma como a sociedade vive, trabalha e comunica.
A evolução destas tecnologias tem sido significativa ao ponto, de a própria sociedade não conseguir dar acompanhamento. No entanto, a sociedade tem um grande desafio pela frente na procura de conhecimento do uso destas tecnologias, e desta forma, implica uma rápida adaptação, no sentido, de serem utilizadas de uma maneira racional e qualificada.
A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta nunca antes havida integração de capacidades. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.
A Internet representa um dos mais bem sucedidos exemplos dos benefícios da manutenção do investimento e do compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de uma infraestrutura para a informação. Começando com as primeiras pesquisas em trocas de pacotes, o governo, a indústria e o meio acadêmico tem sido parceiros na evolução e uso desta excitante nova tecnologia.

16/05/2013.
PPS (3hs) - Pratique Pág. 33 - Pesquise e escreva um texto sobre os temas:
  • Utilidades e importância do computador na sociedade moderna
  • A importância da informática na formação profissional dos funcionários das escolas.


A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA SOCIEDADE MODERNA

Definimos como tecnologia todos os meios e processos que possibilitam o indivíduo ou a sociedade a adquirir um avanço, mudança, agilidade ou ganho de eficiência na realização de tarefas, elaboração de processos e execução de produtos ou serviços, por eles desenvolvidos nas suas práticas dentro do meio em que vivem, ou seja, a tecnologia é um meio criado pelo homem para agilizar suas atividades, usando toda a sua capacidade de criação.  A informática está presente em quase todas as operações financeiras e tributárias da vida moderna, com a utilização da informática, podemos agilizar algumas tarefas, como por exemplo, pagamentos de contas e taxas, o acesso a informações em tempo real com isso pode administrar melhor o nosso tempo. Utilizando a informática estamos sempre atualizados e melhor preparados para o mercado de trabalho.
A Internet auxilia as pessoas na comunicação e produção de conhecimento, no entanto, está sendo utilizada também no setor de Educação. Os professores utilizam-na para que as aulas não se restrinjam apenas ao ambiente formal de aprendizagem, contribuindo para que os alunos adquiram conhecimento às diversas áreas da ciência, de maneira atualizada, no entanto, é usada também para esclarecimento e informações acerca de tudo.

PPS (4hs) - Pesquisa - Através do recurso tecnológico, pesquisa sobre vantagens e desvantagens da informática.

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TECNOLOGIA MODERNA 
Não há dúvida de que conhecimento de informática da tecnologia no geral pode ser tão essencial para milhares de pessoas no mundo. Sabe-se que o computador é como um livro ou qualquer outro material didático que usamos, porém apresenta algumas vantagens, tais como: 
  • O computador pode ser lúdico;
  • Possibilita resposta imediata;
  •  Estimula o desenvolvimento lógico;
  • A informática educacional favorece a expressão emocional;
  • Provoca o estímulo à criatividade, individual ou em grupo;
  • O computador serve como auxílio no processo de construção do conhecimento.

Portanto, a escola encontra-se inserida no contexto da influência das novas tecnologias, com isso, há necessidade de educar os alunos para um mundo em que a evolução tecnológica e todas as descobertas definem os limites do saber e aprender. A Informática Educativa significa, Pois a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem, dos conteúdos passados pelos profissionais educadores, em todos os níveis e séries e com isso, capacita o aluno a explorar uso da mesma, tendo em vista o papel de cidadão.
Estas são apenas algumas vantagens que encontramos no uso de certos aparelhos tecnológicos. A tecnologia da comunicação tem sido explorada de muitas formas, e muitas das quais de maneira negativa.  Os computadores, por exemplo, ao utilizarem algumas redes sociais por meio de computadores com internet alguns jovens se evolveram em uma intimidação eletrônica, ou seja, usaram a internet para assediar, zombar, intimidar, humilhar, espalhar calúnias e falsificar a identidade própria e de outros.
Segundo Dr. Briam Yeo no jornal eletrônico “The Business Times” diz que estar conectado consome mais do seu tempo e se torna a atividade preferida da sua vida a ponto de deixar todo resto de lado, isso com certeza é sinal de alguma coisa esta errada.
Outro lado obscuro ou desvantajoso das tecnologias, sobretudo da internet é que muita das vezes ela se torna um campo de caça para predadores sexuais de crianças e adolescentes. Sem se darem conta crianças e jovens até mesmo adultos podem ser enlaçadas se fornecerem informações pessoais on-line ou concordarem em si encontrarem com a pessoa com quem se correspondem, isso com certeza é uma ideia ameaçadora. Além disso, as pessoas que ficam horas a fio isoladas no computador geralmente fazem pouco ou nenhum exercício e podem desenvolver doenças cardiovascular, diabetes ou outras doenças graves. Outro lado negativo do uso de computadores com internet é que as amizades tendem a serem superficiais falsas ou até mesmo perigosas. Alguns criam uma identidade que reflete a pessoa que eles querem ser em vez de quem eles são.

PPS (3hs) - Entrevista sobre tecnologia – Entrevista com 2 pessoas de décadas diferentes .

a) Pesquisa e registrar dados relacionados a vantagens e desvantagens da tecnologia para cada um.
- Falar das vantagens e desvantagens que a tecnologia nos traz hoje é bem difícil, pois como tudo na vida tem seu lado bom e ruim, mas em pleno século XXI ninguém consegue viver sem tecnologia, seja ela simples ou avançada.
Antigamente demoravam-se meses ou anos para se obter uma informação, para ir até outro país, não tinha variedade de opções, não havia pessoas capacitadas para cada trabalho, nem médicos para tratar as doenças e fazer remédios, resumindo as pessoas morriam mais cedo e tinha uma “qualidade de vida” mais precária e retrograda. Mas com a chegada da tecnologia houve muita rapidez na informação, novas tecnologias foram criadas para dar conforto, acessibilidade, e assim melhorar a “qualidade de vida”, porém com isso houve muitos transtornos, as pessoas começaram a ficarem sedentárias, dependentes, acomodadas, introspectivas e distantes, cabe dizer também que as tecnologias geram muita poluição devastando o meio ambiente.
As tecnologias contribuem muito para o aprendizado, graças a ela o aluno pode pesquisar buscar conhecimentos e assim ter uma aprendizagem significativa, já é comprovado que crianças que tem acesso a TV, internet, rádios, jogos tem um rendimento escolar muito maior, entretanto esses meios vêm acompanhados de programas impróprios para as crianças e é aqui que entra o “X” da questão cabe aos responsáveis fiscalizar o que a criança está assistindo, ouvindo e acessando e as escolas também tem que contribuir capacitando seus professores, montando laboratórios, dando cursos de informática para aqueles que necessitam, para que haja uma aula de qualidade onde exista uma interação (aluno/tecnologia/professor), somente assim o aluno poderá ter sucesso usando as tecnologias.

- Sabemos que as tecnologias em geral têm um peso muito importante para nossas vidas. Usamo-las para o trabalho, nas escolas e principalmente dentro da nossa casa. Atualmente, a maioria da população brasileira possui pelo menos uma dessas inúmeras tecnologias existentes em nossa volta. E o uso das mesmas pode e traz consequências para nossas vidas, afetando nosso cotidiano. Consequências boas e ruins, isso dependerá do uso que fazemos dela, da influencia que nos causa no nosso dia a dia. Se usarmos de uma forma consciente, restringindo algumas páginas da internet e ou canais de televisão, seu uso será sadio. Mas se a maioria do seu tempo, você ficar em frente a um computador em redes sócias, em frente à televisão assistindo canais que não vão te acrescentar nenhum conhecimento seu uso será maléfico, isso em casos de pessoas “adultas”. Se fossem crianças, os limites e o acompanhamento do que estariam fazendo em frente ao computador, da televisão e até mesmo celulares, seria responsabilidade dos pais ou responsáveis. Internet e ou outras tecnologias se bem empregadas em nossas vidas traz muitos conhecimentos, mas nunca dispense bons livros, jornais, revistas.

PPS (4hs) - Pesquisa sobre a utilização da internet.
a) Qual a frequência da utilização da internet entre 10 pessoas até 1h/dia; de 1h até 3hs/dia; e mais de 3 hs/dia.
R: 3 pessoas 1h/dia.
5 pessoas 1h até 3 hs/dia.
2 pessoas mais de 3hs/dia




Nenhum comentário:

Postar um comentário