sábado, 2 de agosto de 2014

Modulo 15 – Equipamentos e materiais didáticos.

26/04/2014.

Nesta aula vimos às inter-relações da didática e das metodologias de ensino no ambiente escolar: alguns conceitos e falamos sobre os principais materiais e equipamentos didáticos utilizados nas escolas brasileiras, também fizemos pesquisa sobre a Educação no Brasil e Japão.

*    Método? O método é, em linhas gerais, um conjunto de técnicas de ensino, cuidadosamente organizadas com um fim específico (objetivo).
*    Técnica? A técnica é um tipo de saber que se aplica, normalmente, com instrumentos e ferramentas úteis ao processo ensino aprendizagem.
*    Estratégia? As estratégias de ensino são o modo de organizar o saber didático, apresentando diversas técnicas e recursos que possibilitem o alcance dos objetivos propostos para a atividade.
*    O que é didática? O termo “didática” encontra duas definições distintas, bastante usuais. A primeira, que situa a didática como uma das disciplinas da Pedagogia, estuda os componentes do processo: conteúdos, ensino e aprendizagem. Outra definição, é a que considera a didática como o conjunto de princípios e técnicas que se aplicam ao ensino de qualquer componente curricular, estabelecendo normas gerais para o trabalho docente, a fim de conduzir a aprendizagem.

“O conhecimento mais aprofundado sobre equipamentos e materiais didáticos torna-se tão indispensável quanto à própria manutenção do espaço escolar e o desenvolvimento de uma consciência técnica, gestora e educadora.”


Pesquisa – comparativo entre a educação no Brasil e no Japão.
Brasil está entre os 7 na Economia Mundial, mas está 72º lugar na Saúde, 88º lugar na Educação, 85º lugar no Índice Desenvolvimento Humano - IDH e o 3º Pior índice de Desigualdade do Mundo!
No Japão se investe muito em educação, diferentemente do Brasil. A educação japonesa prima também por uma disciplina radical e uma tradição acirrada, sistema educacional altamente exigente.
Atualmente este mecanismo está em fase de transformação, pois no Japão também urge a acomodação da educação ao mundo pós-moderno.
Brasil e Japão não ficam distantes apenas no mapa. O mais importante país do mundo oriental, ao lado da China, também fica muito longe de nós quando o assunto é nível da formação educacional. Na edição de 2006 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), a média dos alunos japoneses na área de Ciências, por exemplo, foi a sétima maior, ao passo que os brasileiros ficaram na 52ª posição em um ranking de 57 países. O sucesso do modelo de desenvolvimento nipônico, porém, não ocorreu da noite para o dia. Outra diferença marcante: por lá, o ensino público nem sempre é gratuito. "A partir do equivalente ao ensino médio, quem quiser estudar, tem de pagar, mesmo nas escolas públicas. O mesmo vale para as faculdades. No caso dos que têm dificuldades financeiras, o governo ajuda".
No Japão o governo prioriza o investimento como um todo em Educação. No ensino fundamental, o governo buscou melhorar a qualidade das escolas. Além disso, foram feitos muitos investimentos nas universidades e centros de pesquisa, aumento no salário dos professores da Educação Básica, justamente para melhorar o nível da Educação, processo de expansão do acesso ao ensino.

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mantém um ranking da educação em 36 países, no qual o Brasil atualmente amarga a penúltima posição, à frente somente do México. Como critérios avaliados pela organização estão o desempenho dos alunos no PISA, a média de anos que os alunos passam na escola e a porcentagem da população que está cursando ensino superior.
Como destaques no ranking aparecem Finlândia, Japão e Suécia. E você? Acha que a educação no Brasil vai alcançar esse nível algum dia?


10/05/2014.

Essa aula foi muito divertida fizemos passeio ate o Lajeado onde fomos muito bem recebidos. Na sala de aula no Lajeado, depois de um lanche maravilhoso preparado pelas colegas Claudiane, Zenita e Solange, cada equipe apresentou sua aula, a maneira como cada equipe faria para que os alunos assimilassem um determinado texto. Falamos também sobre o espaço educativo de convivência e equipamentos didáticos na educação infantil.


Equipe: Silvia, Alice, José Carlos, Gerson, Geraldo e Vanderlei.

Apresentamos sobre o Planeta Marte e o método que usaríamos era mostrar o planeta e através do atlas mostrar a localização do Brasil e dos trópicos que cortam o Brasil, além de elaborar questões sobre o texto.


Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Marte é um planeta rochoso com uma atmosfera fina, com características de superfície que lembram tanto as crateras de impacto da Lua, vulcões, vales, desertos da Terra. 
Rotação: 24.6 Horas Translação: 687 dias Temp. Máxima: 20 C Temp. Mínima: -140 C. Composição da atmosfera em Marte: dióxido de Carbono, nitrogênio, oxigênio e monóxido de Carbono.
O Brasil é um país tropical, porque? Porque grande parte do país encontra-se entre os trópicos (de câncer e de capricórnio), fazendo com que predomine também o clima tropical.

O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada no Hemisfério Norte, sobre a latitude de 23,27º. Já o Trópico de Capricórnio localiza-se no Hemisfério Sul, sobre a latitude de -23,27º.
E qual é a função dos trópicos?
Marcam o limite de inclinação dos raios solares, a localização geográfica, de forma que essas linhas permitem-nos conhecer as chamadas regiões intertropicais, ou seja, aquelas localidades que se situam entre os dois trópicos. Outra função é auxiliar na compreensão sobre a dinâmica climática.   

No final tiramos essa foto da turma e viemos embora...



17/05/2014.

O inicio dessa aula foi divertido fizemos aviãozinho com frases para colegas e cada um no final devia pegar dois, com palavras para refletir nesse dia. Iniciamos pesquisa sobre a unidade 5 para apresentação na próxima aula, em álbum seriado. Também fizemos um quadro com os tipos de materiais didáticos para cada tipo de deficiência.



Perguntas:
1) Faça uma tabela comparativa que relacione a escola que você trabalha e a escola que estudou (infraestrutura, organização, e materiais didáticos).


Escola que trabalha
Escola em que estudou
infraestrutura
antiga, alvenaria e madeira, espaçosa, grande
reformada, grande, espaçosa, alvenaria
organização
meio organizada
bem organizada
materiais didáticos
compatíveis com os das escolas publicas do PR.
compatíveis com os das escolas publicas do PR.

2) faça um comparativo entre escolas que tem sala ambiente e as escolas que tem uma ficha, na sua opinião qual a melhor?
R: As salas ambientes são espaços definidos para cada área do currículo, que reúnem os recursos e informações específicos a cada uma delas, favorecendo o trabalho com turmas heterogêneas.
A sala-ambiente representa uma concepção de ensino mais dialógica, participativa, bem diferente do tradicional.

3) O texto da pag. 55 relata uma mudança que ocorre na escola após a observação de um educador. Pensando no local onde você trabalha quais as mudanças você faria. Justifique.
R: As mudanças que o educador fez não seriam necessárias nas escolas em que trabalhamos, pois os quadros negros são instalados perto da porta de entrada e saída. A única coisa que faria era instalar agua na sala para evitar as saídas.

24/05/2014.
Nessa aula apresentamos através do álbum seriado a matéria sobre materiais e equipamentos didáticos no ensino fundamental.

Equipe: Silvia, Alice, José Carlos, Gerson, Geraldo e Vanderlei.
Apresentação em: Álbum Seriado.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
O ensino fundamental é a segunda etapa da educação básica. Com duração de nove anos, envolve crianças e adolescentes brasileiros com idade entre 6 e 14 anos.
O ensino fundamental é subdividido em dois níveis ou etapas: anos iniciais, dos 6 aos 10 anos, etapa que vai da 1a à 5a séries sendo caracterizada pela alfabetização e solidificação dos conteúdos básicos; e anos finais ou segunda etapa, que vai da 6a à 9a série, geralmente dos 11 aos 14 anos, sendo caracterizada pela diversificação e especificidade dos conteúdos.
Nessa modalidade, as crianças e os adolescentes são estimulados por meio de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons, principalmente nos anos iniciais.
O objetivo maior do ensino fundamental é propiciar a todos a formação básica para a cidadania, o que depende, sobretudo, da criação, no ambiente escolar, das condições básicas necessárias à aprendizagem.
O material mais utilizado na educação das crianças e dos jovens brasileiros é o livro didático, é um dos mais fortes e influentes recursos encontrados nas escolas brasileiras.



Equipamentos didáticos nas classes de 1ª a 5ª séries: Nessa fase, os alunos estão em um estágio operatório-concreto, no qual a comparação entre o que se sabe e o modelo dado (pelos colegas ou pelo adulto: pai, mãe, professor) assume papel de extrema importância. A partir dessa fase e das experiências de comparação, a criança vai assimilando os saberes, que passam a ter significado, tornando-se autônoma e desenvolvendo senso crítico. Elas precisam ver, tocar, sentir, cheirar, manipular os objetos, para que por meio de suas percepções possam fazer representações mentais e pensar sobre eles.
Equipamentos didáticos nas classes de 6ª a 9ª séries: Nos anos finais do ensino fundamental, quando estão entre 11 e 14 anos, os alunos avançam, gradativamente, do estágio operatório-concreto para o pensamento formal. É nessa fase que a organização do tempo e do espaço escolares, passa por uma mudança radical, com horários e disciplinas compartimentados. Nas salas de aula, o trabalho educativo deve ser pensado para que o aluno exercite sua autonomia, possa pensar e refletir sobre seu próprio processo de construção de conhecimentos, tenha acesso a novas informações e possa se socializar. Assim, o espaço deve ser organizado para favorecer a investigação, a descoberta, a solução de problemas e as relações interpessoais.


“Quanto mais contato o aluno tiver com os objetos do conhecimento, mais e melhor será sua aprendizagem.”


Álbum seriado: Mais conhecido nas séries iniciais do ensino fundamental, pode ser um excelente recurso visual, é bastante versátil, podendo atender desde a educação infantil até as séries finais.
É composto por páginas sequenciais que desenvolvem uma única mensagem, de maneira progressiva e lógica, oferecendo subsídios tanto ao expositor quanto ao público, dando pistas em relação ao tema.


Conclusão
A evolução tecnológica vem ocorrendo desde o inicio da era industrial tem mudado o mundo em mais diferentes aspectos. Essas mudanças não se referem somente ao crescimento na qualidade da vida do ser humano obtido através de novos equipamentos escolares. Mudaram Também as concepções humanas do mundo e de sua própria sociabilidade, principalmente pelas modificações ocorridas nas formas de contato oferecidas pelo telefone, fax ou internet.
Assim, mudaram-se, principalmente, nossos hábitos e a relação desejada de atividade tempo. O material didático-pedagógico é o componente essencial ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Diante dos pressupostos mencionados e pelas entrevistas aqui mostrar-se como um instrumento eficiente, mas que relatadas, observou-se que o livro didático pode revoga ao professor o seu papel de mediador insubstituível dentro do processo de ensino aprendizagem.
A contribuição deste módulo para formação de nós Técnicos em Infraestrutura Escolar, esta relacionada ás dimensões técnicas e pedagógicas intrínsecas ao uso dos materiais e equipamentos didáticos, que estão além da organização do espaço físico da sala de aula, e do ligar e desligar de aparelhos, mas diz respeito á construção de uma identidade educativa voltada ás preocupações com o uso adequado desses recursos.




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