26/04/2014.
Nesta aula vimos às
inter-relações da didática e das metodologias de ensino no ambiente escolar:
alguns conceitos e falamos sobre os principais materiais e equipamentos
didáticos utilizados nas escolas brasileiras, também fizemos pesquisa sobre a
Educação no Brasil e Japão.
Método?
O método é, em linhas gerais, um conjunto de técnicas de ensino, cuidadosamente
organizadas com um fim específico (objetivo).
Técnica? A
técnica é um tipo de saber que se aplica, normalmente, com instrumentos e
ferramentas úteis ao processo ensino aprendizagem.
Estratégia? As
estratégias de ensino são o modo de organizar o saber didático, apresentando
diversas técnicas e recursos que possibilitem o alcance dos objetivos propostos
para a atividade.
O que é didática?
O termo “didática” encontra duas definições distintas, bastante usuais. A
primeira, que situa a didática como uma das disciplinas da Pedagogia, estuda os
componentes do processo: conteúdos, ensino e aprendizagem. Outra definição, é a
que considera a didática como o conjunto de princípios e técnicas que se
aplicam ao ensino de qualquer componente curricular, estabelecendo normas
gerais para o trabalho docente, a fim de conduzir a aprendizagem.
“O
conhecimento mais aprofundado sobre equipamentos e materiais didáticos torna-se
tão indispensável quanto à própria manutenção do espaço escolar e o
desenvolvimento de uma consciência técnica, gestora e educadora.”
Pesquisa
– comparativo entre a educação no Brasil e no Japão.
Brasil está entre os 7 na
Economia Mundial, mas está 72º lugar na Saúde, 88º lugar na Educação, 85º
lugar no Índice Desenvolvimento Humano - IDH e o 3º Pior índice de Desigualdade
do Mundo!
No Japão se investe muito
em educação, diferentemente do Brasil. A educação japonesa prima também por uma
disciplina radical e uma tradição acirrada, sistema educacional altamente
exigente.
Atualmente este mecanismo
está em fase de transformação, pois no Japão também urge a acomodação da
educação ao mundo pós-moderno.
Brasil e Japão não ficam distantes apenas no
mapa. O mais importante país do mundo oriental, ao lado da China, também fica
muito longe de nós quando o assunto é nível da formação educacional. Na edição
de 2006 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), a média dos
alunos japoneses na área de Ciências, por exemplo, foi a sétima maior, ao passo
que os brasileiros ficaram na 52ª posição em um ranking de 57 países. O sucesso
do modelo de desenvolvimento nipônico, porém, não ocorreu da noite para o dia.
Outra diferença marcante: por lá, o ensino público nem sempre é gratuito.
"A partir do equivalente ao ensino médio, quem quiser estudar, tem de
pagar, mesmo nas escolas públicas. O mesmo vale para as faculdades. No caso dos
que têm dificuldades financeiras, o governo ajuda".
No Japão o governo prioriza o investimento
como um todo em Educação. No ensino fundamental, o governo buscou melhorar a
qualidade das escolas. Além disso, foram feitos muitos investimentos nas
universidades e centros de pesquisa, aumento no salário dos professores da
Educação Básica, justamente para melhorar o nível da Educação, processo de
expansão do acesso ao ensino.
A OCDE (Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico) mantém um ranking da educação em 36 países, no qual
o Brasil atualmente amarga a penúltima posição, à frente somente do México.
Como critérios avaliados pela organização estão o desempenho dos alunos no
PISA, a média de anos que os alunos passam na escola e a porcentagem da
população que está cursando ensino superior.
Como destaques no ranking aparecem Finlândia,
Japão e Suécia. E você? Acha que a educação no Brasil vai alcançar esse nível algum
dia?
10/05/2014.
Essa aula foi muito divertida
fizemos passeio ate o Lajeado onde fomos muito bem recebidos. Na sala de aula
no Lajeado, depois de um lanche maravilhoso preparado pelas colegas Claudiane,
Zenita e Solange, cada equipe apresentou sua aula, a maneira como cada equipe
faria para que os alunos assimilassem um determinado texto. Falamos também
sobre o espaço educativo de convivência e equipamentos didáticos na educação
infantil.
Equipe:
Silvia, Alice, José Carlos, Gerson, Geraldo e Vanderlei.
Apresentamos
sobre o Planeta Marte e o método que usaríamos era mostrar o planeta e através
do atlas mostrar a localização do Brasil e dos trópicos que cortam o Brasil,
além de elaborar questões sobre o texto.
Marte
é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Marte é
um planeta rochoso com uma atmosfera fina, com características de superfície
que lembram tanto as crateras de impacto da Lua, vulcões, vales, desertos da
Terra.
Rotação:
24.6 Horas Translação: 687 dias Temp. Máxima: 20 C Temp. Mínima: -140 C. Composição
da atmosfera em Marte: dióxido de Carbono, nitrogênio, oxigênio e monóxido de
Carbono.
O Brasil é um país tropical,
porque? Porque grande parte do país encontra-se entre os
trópicos (de câncer e de capricórnio), fazendo com que predomine também o clima
tropical.
O
Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada no Hemisfério Norte, sobre
a latitude de 23,27º. Já o Trópico de Capricórnio localiza-se no Hemisfério
Sul, sobre a latitude de -23,27º.
E qual é a função dos trópicos?
Marcam
o limite de inclinação dos raios solares, a localização geográfica, de forma
que essas linhas permitem-nos conhecer as chamadas regiões intertropicais, ou
seja, aquelas localidades que se situam entre os dois trópicos. Outra função é
auxiliar na compreensão sobre a dinâmica climática.
No
final tiramos essa foto da turma e viemos embora...
17/05/2014.
O inicio dessa aula foi
divertido fizemos aviãozinho com frases para colegas e cada um no final devia
pegar dois, com palavras para refletir nesse dia. Iniciamos pesquisa sobre a
unidade 5 para apresentação na próxima aula, em álbum seriado. Também fizemos
um quadro com os tipos de materiais didáticos para cada tipo de deficiência.
Perguntas:
1)
Faça uma tabela comparativa que relacione a escola que você trabalha e a escola
que estudou (infraestrutura, organização, e materiais didáticos).
Escola que trabalha
|
Escola em que estudou
|
|
infraestrutura
|
antiga, alvenaria e madeira, espaçosa, grande
|
reformada, grande, espaçosa, alvenaria
|
organização
|
meio organizada
|
bem organizada
|
materiais didáticos
|
compatíveis com os das escolas publicas do PR.
|
compatíveis com os das escolas publicas do PR.
|
2)
faça um comparativo entre escolas que tem sala ambiente e as escolas que tem
uma ficha, na sua opinião qual a melhor?
R:
As salas ambientes são espaços definidos para cada área do currículo, que
reúnem os recursos e informações específicos a cada uma delas, favorecendo o
trabalho com turmas heterogêneas.
A sala-ambiente
representa uma concepção de ensino mais dialógica, participativa, bem diferente
do tradicional.
3)
O texto da pag. 55 relata uma mudança que ocorre na escola após a observação de
um educador. Pensando no local onde você trabalha quais as mudanças você faria.
Justifique.
R:
As mudanças que o educador fez não seriam necessárias nas escolas em que
trabalhamos, pois os quadros negros são instalados perto da porta de entrada e
saída. A única coisa que faria era instalar agua na sala para evitar as saídas.
24/05/2014.
Nessa aula apresentamos
através do álbum seriado a matéria sobre materiais e equipamentos didáticos no
ensino fundamental.
Equipe:
Silvia, Alice, José Carlos, Gerson, Geraldo e Vanderlei.
Apresentação
em: Álbum Seriado.
MATERIAIS
E EQUIPAMENTOS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
O ensino fundamental é
a segunda etapa da educação básica. Com duração de nove anos, envolve crianças
e adolescentes brasileiros com idade entre 6 e 14 anos.
O ensino fundamental é
subdividido em dois níveis ou etapas: anos iniciais, dos 6 aos 10 anos, etapa
que vai da 1a à 5a séries sendo caracterizada pela alfabetização e
solidificação dos conteúdos básicos; e anos finais ou segunda etapa, que vai da
6a à 9a série, geralmente dos 11 aos 14 anos, sendo caracterizada pela
diversificação e especificidade dos conteúdos.
Nessa modalidade, as
crianças e os adolescentes são estimulados por meio de atividades lúdicas,
jogos, leituras, imagens e sons, principalmente nos anos iniciais.
O objetivo maior do
ensino fundamental é propiciar a todos a formação básica para a cidadania, o
que depende, sobretudo, da criação, no ambiente escolar, das condições básicas
necessárias à aprendizagem.
O material mais
utilizado na educação das crianças e dos jovens brasileiros é o livro didático,
é um dos mais fortes e influentes recursos encontrados nas escolas brasileiras.
Equipamentos
didáticos nas classes de 1ª a 5ª séries: Nessa fase, os
alunos estão em um estágio operatório-concreto, no qual a comparação entre o que se sabe e o modelo dado (pelos colegas ou pelo adulto:
pai, mãe, professor) assume papel de
extrema importância. A partir dessa fase e
das experiências de comparação, a criança vai assimilando os saberes, que passam a ter significado, tornando-se
autônoma e desenvolvendo senso crítico. Elas precisam ver, tocar, sentir, cheirar, manipular os objetos, para que por meio de suas percepções possam
fazer representações mentais e
pensar sobre eles.
Equipamentos
didáticos nas classes de 6ª a 9ª séries: Nos anos finais
do ensino fundamental, quando estão entre 11 e 14 anos, os alunos avançam,
gradativamente, do estágio operatório-concreto para o pensamento formal. É
nessa fase que a organização do tempo e do espaço escolares, passa por uma
mudança radical, com horários e disciplinas compartimentados. Nas salas de
aula, o trabalho educativo deve ser pensado para que o aluno exercite sua
autonomia, possa pensar e refletir sobre seu próprio processo de construção de
conhecimentos, tenha acesso a novas informações e possa se socializar. Assim, o
espaço deve ser organizado para favorecer a investigação, a descoberta, a
solução de problemas e as relações interpessoais.
“Quanto
mais contato o aluno tiver com os objetos do conhecimento, mais e melhor será
sua aprendizagem.”
Álbum
seriado: Mais conhecido nas séries iniciais do ensino
fundamental, pode ser um excelente recurso visual, é bastante versátil, podendo
atender desde a educação infantil até as séries finais.
É composto por páginas
sequenciais que desenvolvem uma única mensagem, de maneira progressiva e
lógica, oferecendo subsídios tanto ao expositor quanto ao público, dando pistas
em relação ao tema.
Conclusão
A evolução tecnológica
vem ocorrendo desde o inicio da era industrial tem mudado o mundo em mais
diferentes aspectos. Essas mudanças não se referem somente ao crescimento na
qualidade da vida do ser humano obtido através de novos equipamentos escolares.
Mudaram Também as concepções humanas do mundo e de sua própria sociabilidade,
principalmente pelas modificações ocorridas nas formas de contato oferecidas pelo
telefone, fax ou internet.
Assim, mudaram-se,
principalmente, nossos hábitos e a relação desejada de atividade tempo. O
material didático-pedagógico é o componente essencial ao processo de
ensino-aprendizagem dos alunos. Diante dos pressupostos mencionados e pelas
entrevistas aqui mostrar-se como um instrumento eficiente, mas que relatadas,
observou-se que o livro didático pode revoga ao professor o seu papel de
mediador insubstituível dentro do processo de ensino aprendizagem.
A contribuição deste
módulo para formação de nós Técnicos em Infraestrutura Escolar, esta
relacionada ás dimensões técnicas e pedagógicas intrínsecas ao uso dos
materiais e equipamentos didáticos, que estão além da organização do espaço
físico da sala de aula, e do ligar e desligar de aparelhos, mas diz respeito á
construção de uma identidade educativa voltada ás preocupações com o uso
adequado desses recursos.
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