A
nossa aula das unidades 1, 2 e 3 foi divertida, nos reunimos em equipes para
construir a TV Chaves das 3 unidades, e depois foi feito também um resumo sobre
as unidades.
A
higiene corporal inclui a lavagem do corpo, corte de cabelo, depilação, corte
das unhas, trato da barba, bigode, e usar roupas limpas.
Lavar
as mãos após ir ao banheiro é um hábito que muita gente não tem. No Brasil, com
tanta abundância de água, até nos hospitais e nos postos de saúde existe uma
deficiência na higiene.
A
higiene é uma palavra que veio da Grécia, e pode ser entendida como limpeza
corporal.
Unidade 1 – Higiene construção histórica do
conceito: A palavra higiene no ocidente só
teve um destaque maior na vida das pessoas no início do século XIX. Os médicos
passaram a escrever textos de higiene que incentivavam o uso do sabão. Mas, é
bom que se diga, no Oriente, principalmente entre os muçulmanos, lavar o rosto,
as mãos e os pés era, nessa época, um ritual religioso obrigatório, há muitos e
muitos anos. Nos dias atuais, por conta da ligação cultural com nossos índios,
o brasileiro adora tomar banho. Mas, é claro, a higiene corporal não é apenas
isso. Inclui também a lavagem rápida de partes do corpo; o corte dos cabelos; a
depilação; o corte das unhas; o trato de barba, bigode, cavanhaque e
costeletas; o uso de roupas limpas.
Unidade 2 – Higiene e Educação: São muitos os lugares do mundo nos quais os
alunos faltam às aulas ou saem da escola por causa dessas doenças que vêm na
água que bebem. As mãos sujas por falta d’água também causam problemas do mesmo
tipo. Crianças são as principais vítimas das baixas condições de higiene em um
mundo onde centenas de milhões de pessoas lutam pela sobrevivência.
Um
estabelecimento que vende ou distribui alimentos, como a cantina escolar, está
sujeito às normas sanitárias. Essas normas exigem a presença de um responsável
técnico pelo estabelecimento e pelo uso de práticas adequadas, tanto para lidar
com os alimentos, quanto com a higiene pessoal, bem como o correto
armazenamento de produtos e descarte de lixo. E quando o estabelecimento de
ensino permite que terceiros explorem sua cantina, também é responsável por
ela.
Quem
manipula alimentos deve se preocupar muito com a higiene e também da higiene
pessoal. Afinal, as bactérias podem chegar aos alimentos por meio de mãos,
braços, rosto e cabelos mal lavados. Essas pessoas devem conhecer muito bem os
procedimentos de higiene alimentar e de higiene pessoal, além das causas e das
consequências de uma intoxicação alimentar. Devem, acima de tudo, ter
consciência da sua responsabilidade com uma permanente busca de um perfeito
manuseio dos alimentos.
Unidade 3 – Higiene no trabalho do funcionário: Higiene dos funcionários deve ser: usar sempre
roupas limpas, você não imagina quantos microorganismos nocivos uma vestimenta
de qualquer natureza pode carregar; usar calçados adequados, isso depende da
função que o profissional exerce, e para aqueles que manipulam alimentos, por
exemplo, é importantíssimo o asseio e os bons hábitos de higiene; manter as mãos sempre limpas e as unhas curtas,
pois as mãos sujas e unhas mal cuidadas transmitem doenças, como, por exemplo,
verminoses (verminoses são doenças causadas por vermes e protozoários); tomar banho diariamente e cuidar da higiene
bucal.
Escritores da Liberdade
O
roteiro do filme Escritores da Liberdade expõe de forma alarmante temas dentro
da estrutura educacional e social, em que as “políticas” de democratização ao
acesso a educação ocorre de maneira a suscitar desigualdades e injustiças. A
situação fica clara quando o sistema separa os discentes inteligentes dos
considerados como problemáticos, sem analisar o verdadeiro potencial do aluno.
Por
trás de toda esta problemática observam-se pontos culminantes como:
*
Desigualdades nas classes sociais;
*
Racismo;
*
Desemprego;
*
Desestrutura familiar;
*
Intolerância ao que é diferente;
*
Políticas públicas sem uma função de fato;
*
Exclusão social;
*
Políticas geradoras de sujeitos apenas com capacidade funcional.
“A
solução” para os problemas em questão é uma professora novata, a mesma tem
papel claro e conciso em relação à aprendizagem. Em sua visão o
ensino-aprendizagem propõe mostrar que a realidade do aluno, as suas experiências
familiares e sociais são levadas em consideração no processo de
ensino-aprendizagem, o seu potencial de alguma forma tem valor, a sua
capacidade de criação é imprescindível para sua transformação. Fica claro o
papel do professor como mediador do saber e do conhecimento; Como o ato de
ensinar sendo uma aventura criadora, onde cada aluno vai descobrir o seu ato de
criação. O ato de criação deverá ter um espaço privilegiado em sala de aula, já
que fomenta a participação e consequentemente a exploração da criticidade, tudo
isto precisa passar pela vontade do professor em permitir a construção de um
espaço democrático.
A relação do
filme “Escritores da Liberdade” com a escola Lysímaco Ferreira da Costa onde
trabalhamos Silvia, Demerson e Vanderlei, que em discussão sobre o assunto entramos
em acordo e verificamos que em nossa escola a realidade é totalmente diferente,
além disso, atualmente não temos professores com a mesma garra e atitude da
professora do filme Erin.
Temos um
professor chamado Silvio Engenheiro Agrônomo que tem mais contato ao ar livre
com os alunos e desenvolve atividades no campo para incentivar esses alunos ao
aprendizado. Os outros profissionais são professores normais, não com essa
garra como a professora Erin. De certa forma pode ser porque não temos os
mesmos problemas de racismo, drogas, e tanta desigualdade social entre os
alunos como nos alunos mostrados no filme.
Mas por outro
lado se assemelha com a falta de apoio que os pedagogos e diretora dão para
esse professor Silvio. Parece que quem quer trabalhar realmente não tem tanto
valor.
Unidade 4 - Segurança: construção histórica do conceito: A unidade 4 aprofunda-se os conceitos de segurança
e de violência, na perspectiva histórica e filosófica, a fim de termos uma
fundamentação suficiente para construir o tecido do espaço educativo no mundo
real e na perspectiva da mudança social que necessariamente implica todo
projeto de educação.
Unidade 5 - Segurança na sociedade e na comunidade:
A violência social que chega às escolas, como ondas
concêntricas, tem de ser analisada em suas relações com os poderes instituídos,
em sua anomia e em sua banalidade, para que possamos identificar a cadeia de
causalidades múltiplas que a trazem à educação escolar, passando, até mesmo,
pelo “filtro” da comunidade onde a escola está inserida.
Unidade 6 – Segurança na escola: A pobreza (ou as diferenças de posse da riqueza),
as carências de toda ordem, a falta de perspectiva de trabalho, as
discriminações, a disseminação das drogas lícitas e ilícitas, tudo isso forma
uma “caldo de cultura” que leva às violências nas salas de aula, nos recreios,
nos esportes, no entorno da escola, e que transbordam nas depredações.
Unidade 7 – Segurança no trabalho: Quanto à segurança no trabalho, podemos levantar
demandas e formular perguntas concretas.
- Quantos
funcionários estão em atividades nas escolas federais, estaduais e municipais?
Em que funções? Quais são as necessidades específicas para executarem seu
trabalho com segurança? Quais os itens de vestuário previstos? Quais são as
tendências de novos equipamentos e materiais de segurança para uso nos espaços
escolares e nas atividades dos funcionários? O que dizer sobre extintores de
incêndios e hidrantes? Que especificações prediais se requerem para obter
padrões de insolação, ventilação, temperatura e outras condições de convivência
e trabalho nas escolas?
Unidade 8 – ECA: “É
dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao
adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação,
à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade e à
convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de
negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Art.
227 da Constituição)
Aniversário
do meu amigo José Carlos....
CONCLUSÃO
No
módulo 12 estudamos higiene e segurança nas escolas. Este módulo tem como
objetivo levar os funcionários a refletir na segurança e higiene da escola e em
todo o ambiente em que vivemos e também a higiene corporal. E foi abordado
também sobre a nossa relação com a água que esta inserida em nossa vida, água
para beber, para lavar, curar e purificar e que nada pode substituir a água.
Aprendemos
que a higiene influência no nosso relacionamento intersocial e implica nos
nossos hábitos e caráter individual como, banho, asse pia lavar as mãos, o uso
de desodorante que é bastante útil principalmente verão.
Também
aprendemos sobre higiene na educação que a qualidade da água é muito
importante, sei que a falta de higiene em um estabelecimento de ensino pode
causar muitas coisas ruim, higiene no trabalho é o bem estar da saúde, que vem
do estado físico, mental e social.
A
violência e a segurança se constituem não somente em conceito articulares, a
violência às vezes vem de casa dos agressores, a violência no cotidiano da
escola, mas sim de uma postura de aprendizado, falamos muito em violências nas
escolas mas é importante procurar solução e não falar sem tomar alguma atitude
devida.
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