sábado, 2 de agosto de 2014

Modulo 12 - "Higiene e Segurança nas escolas.”

A nossa aula das unidades 1, 2 e 3 foi divertida, nos reunimos em equipes para construir a TV Chaves das 3 unidades, e depois foi feito também um resumo sobre as unidades.

A higiene corporal inclui a lavagem do corpo, corte de cabelo, depilação, corte das unhas, trato da barba, bigode, e usar roupas limpas.
Lavar as mãos após ir ao banheiro é um hábito que muita gente não tem. No Brasil, com tanta abundância de água, até nos hospitais e nos postos de saúde existe uma deficiência na higiene.
A higiene é uma palavra que veio da Grécia, e pode ser entendida como limpeza corporal.

Unidade 1 – Higiene construção histórica do conceito: A palavra higiene no ocidente só teve um destaque maior na vida das pessoas no início do século XIX. Os médicos passaram a escrever textos de higiene que incentivavam o uso do sabão. Mas, é bom que se diga, no Oriente, principalmente entre os muçulmanos, lavar o rosto, as mãos e os pés era, nessa época, um ritual religioso obrigatório, há muitos e muitos anos. Nos dias atuais, por conta da ligação cultural com nossos índios, o brasileiro adora tomar banho. Mas, é claro, a higiene corporal não é apenas isso. Inclui também a lavagem rápida de partes do corpo; o corte dos cabelos; a depilação; o corte das unhas; o trato de barba, bigode, cavanhaque e costeletas; o uso de roupas limpas.
Unidade 2 – Higiene e Educação: São muitos os lugares do mundo nos quais os alunos faltam às aulas ou saem da escola por causa dessas doenças que vêm na água que bebem. As mãos sujas por falta d’água também causam problemas do mesmo tipo. Crianças são as principais vítimas das baixas condições de higiene em um mundo onde centenas de milhões de pessoas lutam pela sobrevivência.
Um estabelecimento que vende ou distribui alimentos, como a cantina escolar, está sujeito às normas sanitárias. Essas normas exigem a presença de um responsável técnico pelo estabelecimento e pelo uso de práticas adequadas, tanto para lidar com os alimentos, quanto com a higiene pessoal, bem como o correto armazenamento de produtos e descarte de lixo. E quando o estabelecimento de ensino permite que terceiros explorem sua cantina, também é responsável por ela.
Quem manipula alimentos deve se preocupar muito com a higiene e também da higiene pessoal. Afinal, as bactérias podem chegar aos alimentos por meio de mãos, braços, rosto e cabelos mal lavados. Essas pessoas devem conhecer muito bem os procedimentos de higiene alimentar e de higiene pessoal, além das causas e das consequências de uma intoxicação alimentar. Devem, acima de tudo, ter consciência da sua responsabilidade com uma permanente busca de um perfeito manuseio dos alimentos.
Unidade 3 – Higiene no trabalho do funcionário: Higiene dos funcionários deve ser: usar sempre roupas limpas, você não imagina quantos microorganismos nocivos uma vestimenta de qualquer natureza pode carregar; usar calçados adequados, isso depende da função que o profissional exerce, e para aqueles que manipulam alimentos, por exemplo, é importantíssimo o asseio e os bons hábitos de higiene; manter as mãos sempre limpas e as unhas curtas, pois as mãos sujas e unhas mal cuidadas transmitem doenças, como, por exemplo, verminoses (verminoses são doenças causadas por vermes e protozoários); tomar banho diariamente e cuidar da higiene bucal.

Escritores da Liberdade
O roteiro do filme Escritores da Liberdade expõe de forma alarmante temas dentro da estrutura educacional e social, em que as “políticas” de democratização ao acesso a educação ocorre de maneira a suscitar desigualdades e injustiças. A situação fica clara quando o sistema separa os discentes inteligentes dos considerados como problemáticos, sem analisar o verdadeiro potencial do aluno.
Por trás de toda esta problemática observam-se pontos culminantes como:
* Desigualdades nas classes sociais;
* Racismo;
* Desemprego;
* Desestrutura familiar;
* Intolerância ao que é diferente;
* Políticas públicas sem uma função de fato;
* Exclusão social;
* Políticas geradoras de sujeitos apenas com capacidade funcional.

“A solução” para os problemas em questão é uma professora novata, a mesma tem papel claro e conciso em relação à aprendizagem. Em sua visão o ensino-aprendizagem propõe mostrar que a realidade do aluno, as suas experiências familiares e sociais são levadas em consideração no processo de ensino-aprendizagem, o seu potencial de alguma forma tem valor, a sua capacidade de criação é imprescindível para sua transformação. Fica claro o papel do professor como mediador do saber e do conhecimento; Como o ato de ensinar sendo uma aventura criadora, onde cada aluno vai descobrir o seu ato de criação. O ato de criação deverá ter um espaço privilegiado em sala de aula, já que fomenta a participação e consequentemente a exploração da criticidade, tudo isto precisa passar pela vontade do professor em permitir a construção de um espaço democrático.

*    A relação do filme “Escritores da Liberdade” com a escola Lysímaco Ferreira da Costa onde trabalhamos Silvia, Demerson e Vanderlei, que em discussão sobre o assunto entramos em acordo e verificamos que em nossa escola a realidade é totalmente diferente, além disso, atualmente não temos professores com a mesma garra e atitude da professora do filme Erin.
*    Temos um professor chamado Silvio Engenheiro Agrônomo que tem mais contato ao ar livre com os alunos e desenvolve atividades no campo para incentivar esses alunos ao aprendizado. Os outros profissionais são professores normais, não com essa garra como a professora Erin. De certa forma pode ser porque não temos os mesmos problemas de racismo, drogas, e tanta desigualdade social entre os alunos como nos alunos mostrados no filme.
*    Mas por outro lado se assemelha com a falta de apoio que os pedagogos e diretora dão para esse professor Silvio. Parece que quem quer trabalhar realmente não tem tanto valor.

Unidade 4 - Segurança: construção histórica do conceito: A unidade 4 aprofunda-se os conceitos de segurança e de violência, na perspectiva histórica e filosófica, a fim de termos uma fundamentação suficiente para construir o tecido do espaço educativo no mundo real e na perspectiva da mudança social que necessariamente implica todo projeto de educação.
Unidade 5 - Segurança na sociedade e na comunidade: A violência social que chega às escolas, como ondas concêntricas, tem de ser analisada em suas relações com os poderes instituídos, em sua anomia e em sua banalidade, para que possamos identificar a cadeia de causalidades múltiplas que a trazem à educação escolar, passando, até mesmo, pelo “filtro” da comunidade onde a escola está inserida.
Unidade 6 – Segurança na escola: A pobreza (ou as diferenças de posse da riqueza), as carências de toda ordem, a falta de perspectiva de trabalho, as discriminações, a disseminação das drogas lícitas e ilícitas, tudo isso forma uma “caldo de cultura” que leva às violências nas salas de aula, nos recreios, nos esportes, no entorno da escola, e que transbordam nas depredações.
Unidade 7 – Segurança no trabalho: Quanto à segurança no trabalho, podemos levantar demandas e formular perguntas concretas.
- Quantos funcionários estão em atividades nas escolas federais, estaduais e municipais? Em que funções? Quais são as necessidades específicas para executarem seu trabalho com segurança? Quais os itens de vestuário previstos? Quais são as tendências de novos equipamentos e materiais de segurança para uso nos espaços escolares e nas atividades dos funcionários? O que dizer sobre extintores de incêndios e hidrantes? Que especificações prediais se requerem para obter padrões de insolação, ventilação, temperatura e outras condições de convivência e trabalho nas escolas?
Unidade 8 – ECA: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Art. 227 da Constituição)

Aniversário do meu amigo José Carlos....











CONCLUSÃO
No módulo 12 estudamos higiene e segurança nas escolas. Este módulo tem como objetivo levar os funcionários a refletir na segurança e higiene da escola e em todo o ambiente em que vivemos e também a higiene corporal. E foi abordado também sobre a nossa relação com a água que esta inserida em nossa vida, água para beber, para lavar, curar e purificar e que nada pode substituir a água.
Aprendemos que a higiene influência no nosso relacionamento intersocial e implica nos nossos hábitos e caráter individual como, banho, asse pia lavar as mãos, o uso de desodorante que é bastante útil principalmente verão.
Também aprendemos sobre higiene na educação que a qualidade da água é muito importante, sei que a falta de higiene em um estabelecimento de ensino pode causar muitas coisas ruim, higiene no trabalho é o bem estar da saúde, que vem do estado físico, mental e social.

A violência e a segurança se constituem não somente em conceito articulares, a violência às vezes vem de casa dos agressores, a violência no cotidiano da escola, mas sim de uma postura de aprendizado, falamos muito em violências nas escolas mas é importante procurar solução e não falar sem tomar alguma atitude devida.

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