sábado, 2 de agosto de 2014

Módulo 16 - Técnicas de Construção.

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert Einstein


31/05/2014.
*    UNIDADE 1 – Construção como aplicação de materiais e de suas relações com a sustentabilidade ambiental.
*    UNIDADE 2 – Evolução técnica das construções: passado e presente. História das construções: na Europa, na América pré-colombiana, no Brasil colonial, independente e moderno.

Fizemos um resumo sobre os Toltecas...
Os toltecas foram um povo pré-colombiano mesoamericano que dominaram grande parte do México central entre os séculos X e XII.
Os sinais de guerras e de conflitos podem ser percebidos nas ruínas de monumentos e construções. Os toltecas que sobreviveram à ira dos inimigos fugiram para outras regiões do México. Deixaram para trás um império notável que introduziu na América o calendário, a escrita e o trabalho em metal.
Não há dúvida de que os toltecas trouxeram grandes mudanças nos padrões arquitetônicos que existiam na América Central no século IX.
Dos elementos arquitetônicos mais importantes B é a pirâmide com o chamado "Atlantis", os valores de 4,60 m de altura e que uma vez sustentou o telhado de um templo. De acordo com a investigação destes atlantes eram decoradas com penas e mosaicos de joias. Internamente possuía três diferentes tipos de conjuntos habitacionais, residências, unidades residenciais e residências palacianas.
Arte e Entretenimento
O império tolteca e líderes criaram uma mística inigualável nas mentes do povo da América Central. Mais tarde, as culturas, muitas vezes eles reverenciado e copiado suas lendas, arte, edifícios e religião. Muitos futuros governantes de outras culturas, incluindo líderes maias e astecas imperadores, alegou ser descendente dos toltecas.

Religião
Religião no Império Tolteca foi dominada por dois grandes orixás. Quetzalcoatl, é mostrado como uma serpente emplumada. Esta divindade de aprendizagem, cultura, filosofia, fertilidade, santidade e gentileza foi absorvida a partir de culturas anteriores na área. Seu rival era Tezcatlipoca, o espelho fumado, conhecido por sua natureza guerreira e da tirania.
Organização Sociopolítica
Instalou-se em Tula um governo militarista, em substituição ao antigo poder sacerdotal. O traço mais característico da organização sociopolítica tolteca foi a formação de um novo sistema teocrático, no qual as funções guerreiras se confundiam com as religiosas e as prerrogativas da casta sacerdotal passavam às mãos dos dirigentes militares, agrupados em ordens totêmicas como as do Jaguar, do Coiote e da Águia. Esta circunstância não só permitiu a criação de um poderoso exército e a consequente expansão do império, como marcou também o começo do militarismo na América Central.












07/06/2014.
*    UNIDADE 3 – O edifício escolar.
*    UNIDADE 4 – Técnicas de construção aplicadas à escola.

Leitura e desenho de projetos
Para efetuar algum reparo ou para discutir com engenheiros e arquitetos em uma eventual reforma ou ampliação da escola, é importante que você saiba ler as informações transmitidas sobre o edifício escolar, compreendendo o seu projeto. Essas informações são representadas por um tipo específico de desenho, chamado “desenho técnico”. São representações gráficas do edifício e de seu entorno, que guiam os construtores na fase de implantação da escola e auxiliam os funcionários que irão cuidar de sua manutenção e conservação. É importante que você saiba ler e fazer um desenho técnico, ainda que de maneira elementar, para que possa dialogar com outros profissionais e fornecer ou receber instruções de maneira mais qualificada.
A planta tem a função de apresentar os ambientes e as medidas dos ambientes projetados e suas divisões, seja por paredes, por portas ou persianas. Além disso, indica outros elementos constitutivos fundamentais, como tipos de piso, acessórios e instalações. A elevação e a fachada têm como intuito obter uma visão precisa do exterior do edifício: seus acabamentos, componentes e elementos acessórios. Pela elevação pode-se obter uma compreensão mais detalhada do “pé direito”, ou seja, da distância do piso ao teto, que corresponde à altura da parede.
Planta baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m da base. Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo nível. A partir da planta baixa são feitos os lançamentos dos demais projetos complementares de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, prevenção e combate a incêndio, sistema de proteção a descargas atmosféricas, sonorização, segurança, assim como o cálculo estrutural e de fundações de uma obra.
Um bom projeto arquitetônico tira partido dos fatores da topografia e deve levar em consideração, entre outros, os seguintes aspectos:
*    Adequação das edificações à topografia natural do terreno.
*    Preservação das árvores existentes.
*    Proteção contra fontes externas de ruídos provenientes dos diversos ambientes do edifício escolar.
*    Soluções de escoamento de águas da chuva, sempre que possível.

Instalação do edifício escolar
Antes da construção do edifício escolar é realizado um estudo minucioso do local destinado a receber a escola. Esse local é o terreno.
Seguem abaixo alguns requisitos a serem avaliados na escolha do terreno para a escola:
*    Qualidade do subsolo: Qual tipo de fundação pode ser realizada no terreno?
*    Fatores climáticos: Chuvas e escoamento de águas pluviais. O terreno permite a incidência de ventos?
*    Topografia: O terreno é muito acidentado? Qual tipo de construção ele comporta?
*    Acessos: Quais as vias que dão acesso ao terreno? De onde elas partem e para onde vão?
*    Serviços públicos: O local onde está localizado o terreno é atendido por serviços de água, esgotos, eletricidade, telefone, pavimentação?
*    Agentes poluidores: Há incidência de ruídos, gases, poeiras, odores, esgotos, vibrações em áreas próximas?

28/06/2014.
*    UNIDADE 5 – Papel do funcionário na construção, conservação e manutenção física dos prédios escolares.
*    Apresentação das maquetes e projetos de cada equipe.


Equipe: Silvia, Karelin, Genita e Neusa.

Materiais usados para a construção de um banheiro escolar:
*     Material básico inicial: areia, tijolos, cal, cimento, pedra brita.
*     Material acabamento: argamassa, cerâmica, rejunte, porta, janela, forro madeira ou PVC.
Material elétrico e hidráulico: encanamento, caixa de descarga, torneiras, ralos, parte elétrica, lâmpadas.
*     Sanitários: pias, vasos, mictórios (banheiro masculino), lixeiros, espelho.








Essa aula foi muito divertida, tiramos muitas fotos com a turma e demos muitas risadas...


19/07/2014.
 Fizemos nesta aula a brincadeira de desenhar amigo secreto... foi muito legal... rsrsrsrs...  Meus amigos secretos Demerson e Luciane...

Conclusão
Chegamos ao fim deste curso com a certeza do dever cumprido, nada foi fácil nessa caminhada de dois anos, nos encontros aos sábados... Mas vai deixar muita saudade a convivência com os colegas, o aprendizado e conhecimento adquirido no decorrer destes 16 módulos.
Cada um de nós vai seguir o seu trabalho nas escolas procurando fazer da melhor forma possível e colocar pelo menos um pouco em pratica o que aprendemos no curso.
Muitas amizades vão ficar pra sempre... Mas sempre vamos lembrar-nos de todos que convivemos por esses dois anos.
A turma toda esta de parabéns pela conquista, pelo companheirismo com os colegas nos trabalhos em grupo.
Tenho certeza que todos adoraram ter o prazer de conhecer as Profª Luciane e a Profª Franciele... Vamos sentir saudades.
Como as professoras podem notar a minha conclusão não esta no verbo primeira pessoa “eu”, porque tenho certeza que o que estou dizendo são palavras que toda a turma gostaria de dizer...
Só temos a agradecer, principalmente a Deus e a vocês professoras!







                                                                                      



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