“A
mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert
Einstein
31/05/2014.
UNIDADE 1 – Construção como
aplicação de materiais e de suas relações com a sustentabilidade ambiental.
UNIDADE 2 – Evolução técnica das
construções: passado e presente. História das construções: na Europa, na
América pré-colombiana, no Brasil colonial, independente e moderno.
Fizemos
um resumo sobre os Toltecas...
Os toltecas foram um
povo pré-colombiano mesoamericano que dominaram grande parte do México central
entre os séculos X e XII.
Os sinais de guerras e
de conflitos podem ser percebidos nas ruínas de monumentos e construções. Os
toltecas que sobreviveram à ira dos inimigos fugiram para outras regiões do
México. Deixaram para trás um império notável que introduziu na América o
calendário, a escrita e o trabalho em metal.
Não há dúvida de que os
toltecas trouxeram grandes mudanças nos padrões arquitetônicos que existiam na
América Central no século IX.
Dos elementos
arquitetônicos mais importantes B é a pirâmide com o chamado
"Atlantis", os valores de 4,60 m de altura e que uma vez sustentou o
telhado de um templo. De acordo com a investigação destes atlantes eram
decoradas com penas e mosaicos de joias. Internamente possuía três diferentes
tipos de conjuntos habitacionais, residências, unidades residenciais e
residências palacianas.
Arte
e Entretenimento
O império tolteca e
líderes criaram uma mística inigualável nas mentes do povo da América Central.
Mais tarde, as culturas, muitas vezes eles reverenciado e copiado suas lendas,
arte, edifícios e religião. Muitos futuros governantes de outras culturas,
incluindo líderes maias e astecas imperadores, alegou ser descendente dos
toltecas.
Religião
Religião no Império
Tolteca foi dominada por dois grandes orixás. Quetzalcoatl, é mostrado como uma
serpente emplumada. Esta divindade de aprendizagem, cultura, filosofia, fertilidade,
santidade e gentileza foi absorvida a partir de culturas anteriores na área.
Seu rival era Tezcatlipoca, o espelho fumado, conhecido por sua natureza
guerreira e da tirania.
Organização
Sociopolítica
Instalou-se em Tula um
governo militarista, em substituição ao antigo poder sacerdotal. O traço mais
característico da organização sociopolítica tolteca foi a formação de um novo
sistema teocrático, no qual as funções guerreiras se confundiam com as
religiosas e as prerrogativas da casta sacerdotal passavam às mãos dos
dirigentes militares, agrupados em ordens totêmicas como as do Jaguar, do
Coiote e da Águia. Esta circunstância não só permitiu a criação de um poderoso
exército e a consequente expansão do império, como marcou também o começo do
militarismo na América Central.
07/06/2014.
UNIDADE 3 – O edifício escolar.
UNIDADE 4 – Técnicas de construção
aplicadas à escola.
Leitura
e desenho de projetos
Para efetuar algum
reparo ou para discutir com engenheiros e arquitetos em uma eventual reforma ou
ampliação da escola, é importante que você saiba ler as informações
transmitidas sobre o edifício escolar, compreendendo o seu projeto. Essas informações
são representadas por um tipo específico de desenho, chamado “desenho técnico”.
São representações gráficas do edifício e de seu entorno, que guiam os
construtores na fase de implantação da escola e auxiliam os funcionários que
irão cuidar de sua manutenção e conservação. É importante que você saiba ler e
fazer um desenho técnico, ainda que de maneira elementar, para que possa
dialogar com outros profissionais e fornecer ou receber instruções de maneira mais
qualificada.
A planta tem a função
de apresentar os ambientes e as medidas dos ambientes projetados e suas
divisões, seja por paredes, por portas ou persianas. Além disso, indica outros
elementos constitutivos fundamentais, como tipos de piso, acessórios e instalações.
A elevação e a fachada têm como intuito obter uma visão precisa do exterior do
edifício: seus acabamentos, componentes e elementos acessórios. Pela elevação
pode-se obter uma compreensão mais detalhada do “pé direito”, ou seja, da
distância do piso ao teto, que corresponde à altura da parede.
Planta baixa é o nome
que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte
horizontal à altura de 1,5m da base. Nela devem estar detalhadas em escala as
medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada
ambiente e seu respectivo nível. A partir da planta baixa são feitos os
lançamentos dos demais projetos complementares de instalações elétricas,
hidráulicas, sanitárias, telefônicas, prevenção e combate a incêndio, sistema
de proteção a descargas atmosféricas, sonorização, segurança, assim como o
cálculo estrutural e de fundações de uma obra.
Um bom projeto arquitetônico
tira partido dos fatores da topografia e deve levar em consideração, entre
outros, os seguintes aspectos:
Adequação
das edificações à topografia natural do terreno.
Preservação
das árvores existentes.
Proteção
contra fontes externas de ruídos provenientes dos diversos ambientes do
edifício escolar.
Soluções
de escoamento de águas da chuva, sempre que possível.
Instalação
do edifício escolar
Antes da construção do
edifício escolar é realizado um estudo minucioso do local destinado a receber a
escola. Esse local é o terreno.
Seguem abaixo alguns
requisitos a serem avaliados na escolha do terreno para a escola:
Qualidade do subsolo:
Qual tipo de fundação pode ser realizada no terreno?
Fatores climáticos:
Chuvas e escoamento de águas pluviais. O terreno permite a incidência de
ventos?
Topografia:
O terreno é muito acidentado? Qual tipo de construção ele comporta?
Acessos:
Quais as vias que dão acesso ao terreno? De onde elas partem e para onde vão?
Serviços públicos:
O local onde está localizado o terreno é atendido por serviços de água,
esgotos, eletricidade, telefone, pavimentação?
Agentes poluidores:
Há incidência de ruídos, gases, poeiras, odores, esgotos, vibrações em áreas
próximas?
28/06/2014.
UNIDADE 5 – Papel do funcionário na
construção, conservação e manutenção física dos prédios escolares.
Apresentação das maquetes e
projetos de cada equipe.
Equipe: Silvia, Karelin, Genita e Neusa.
Materiais
usados para a construção de um banheiro escolar:
Material
básico inicial: areia, tijolos, cal, cimento, pedra brita.
Material
acabamento: argamassa, cerâmica, rejunte, porta, janela, forro madeira ou PVC.
Material
elétrico e hidráulico: encanamento, caixa de descarga, torneiras, ralos, parte
elétrica, lâmpadas.
Sanitários:
pias, vasos, mictórios (banheiro masculino), lixeiros, espelho.
Essa aula foi muito
divertida, tiramos muitas fotos com a turma e demos muitas risadas...
19/07/2014.
Fizemos nesta aula a brincadeira de
desenhar amigo secreto... foi muito legal... rsrsrsrs... Meus amigos secretos Demerson e Luciane...
Conclusão
Chegamos ao fim deste
curso com a certeza do dever cumprido, nada foi fácil nessa caminhada de dois
anos, nos encontros aos sábados... Mas vai deixar muita saudade a convivência
com os colegas, o aprendizado e conhecimento adquirido no decorrer destes 16
módulos.
Cada um de nós vai
seguir o seu trabalho nas escolas procurando fazer da melhor forma possível e
colocar pelo menos um pouco em pratica o que aprendemos no curso.
Muitas amizades vão
ficar pra sempre... Mas sempre vamos lembrar-nos de todos que convivemos por
esses dois anos.
A turma toda esta de
parabéns pela conquista, pelo companheirismo com os colegas nos trabalhos em
grupo.
Tenho certeza que todos
adoraram ter o prazer de conhecer as Profª Luciane e a Profª Franciele... Vamos
sentir saudades.
Como as professoras
podem notar a minha conclusão não esta no verbo primeira pessoa “eu”, porque
tenho certeza que o que estou dizendo são palavras que toda a turma gostaria de
dizer...
Só temos a agradecer,
principalmente a Deus e a vocês professoras!
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