sábado, 2 de agosto de 2014

Módulo 14 - Equipamentos Elétricos e Eletrônicos

22/03/14.
Nessa aula foi uma correria pra comprarmos atrasados os fios e o restante do para fazer o croqui dos fios elétricos, graças ao meu amigo José Carlos que comprou todo material. Fizemos um circuito simples com lâmpada no bocal, e um interruptor pra acender, demostrando como o que acontece quando o circuito fica fechado e aberto. Respondemos questões sobre o módulo 14. Pratiques da pagina 72 e 76.

Pratique página 72: Fazer um croqui dos fios elétricos, procurando entender quais fios chegam às lâmpadas e às tomadas. Ficou clara a diferença entre a fase, o neutro e o terra? Caso tenha dúvida, ou queira socializar o conhecimento, monte uma equipe de estudo, com outros funcionários ou com alunos e, com eles, faça a maquete do circuito elétrico de uma lâmpada. Para isso, vocês irão precisar de um interruptor, um soquete, uma lâmpada e fios.

“Um circuito elétrico simples é o conjunto de caminhos que permitem a passagem da corrente elétrica, no qual aparecem outros dispositivos elétricos ligados a um gerador.”






29/03/14.
Apresentamos os trabalhos sobre circuitos elétricos do pratique pagina 76 da apostila módulo 14.

Equipe: José Carlos, Silvia, Alice, Vanderlei e Gerson.
Material usado: lâmpada de LED, pilha, fio, chave, suporte de madeira.
Pratique página 76: Procure obter o projeto elétrico e procure entender os circuitos existentes. Pesquise na internet para apresentar na sala de aula.


O trabalho que fizemos foi baseado nesse da figura abaixo, a diferença que usamos uma lâmpada de LED pequena.



05/04/14.
Começamos a aula pesquisando sobre circuito paralelo e com acendimento paralelo, ideia do nosso colega Gerson de Lima que se prontificou em trazer pronto para próxima aula, eu já conheço esse tipo de circuito, pois é usado em minha casa. Também fizemos cartaz sobre lâmpadas e lemos unidades da apostila.


Circuito em paralelo...
Em um circuito em paralelo, a corrente tem mais de um caminho por onde passar, dois resistores são alimentados por uma fonte em um projeto de circuito em paralelo. Neste caso, como a corrente pode fluir através de mais de um caminho, se um dos resistores não funcionar, o outro ainda pode receber corrente, porque o fluxo de corrente elétrica para o resistor quebrado não interrompe o fluxo de corrente para o resistor bom.


Equipe: Gerson, Silvia, Alice, José Carlos e Vanderlei.
Nosso cartaz sobre os tipos de lâmpadas...

12/04/14.
Nesta aula foi assistido o filme “Tempos Modernos” que foi divertido rimos com a turma e depois fomos para o lanche e mais tarde depois do lanche apresentamos o circuito em paralelo feito pelo nosso colega Gerson...


“Tempos Modernos” é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade. O filme faz várias críticas ao tratamento à classe trabalhadora e aos burgueses, donos dos meios de produção que "exploravam" a mão de obra, o patrão ficava em uma sala observando a produção e dava ordens ao capataz para ir aumentando a velocidade das máquinas, para aumentar a produção. Ele critica o modo capitalista de produção, os operários trabalhavam com cargas horárias extensas, com obrigação de produzir sempre mais em condições subumanas, lugares sujos e máquinas de manuseio perigoso. A luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor, eram constantes desde a Revolução Industrial.


Apresentação do colega Gerson sobre circuito em paralelo com acendimento em paralelo.














Conclusão
Estudamos o módulo 14 do bloco II, Equipamentos elétricos e eletrônicos. Neste módulo estudamos sobre fornecimento de energia elétrica, equipamentos elétricos e eletrônicos, das teorias da física as aplicações no cotidiano, manutenção e reparo de instalações e equipamentos, medidas para reduzir o consumo de energia, aprendemos a importância do selo Procel.
Vimos também geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, interagimos em sala sobre as usinas hidrelétricas sobre o programa luz para todos e o que significa Watt, Volt e tensão da residência e o grande cientista inventor da pilha elétrica Alessandro Volta. A utilização consciente que a energia pode ajudar e reduzir os impactos no meio ambiente.
 Vimos como funciona a energia de uma escola, é uma fonte fundamental e as instalações correta e segura. Aprendemos também que com os avanços tecnológicos no aproveitamento das fontes, e assim será por muitos anos as principais fontes geradoras de energia para nosso Brasil.
 A energia é de suma importância em nossas vidas, pois é um assunto que nos convém, esse módulo mostrou várias dicas de como economizar energia em nosso trabalho e em nossa própria casa.

 Vimos à importância de uma boa iluminação, e ela pode interferir em nossa saúde ou rendimento do trabalho, e têm vários tipos de lâmpadas que são usadas de acordo com espaço físico da casa, escola, salão e outros cada um tem necessidade de um tipo de iluminação, não se esquecendo de economizar que é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário