terça-feira, 2 de julho de 2013

PPS Módulo III: Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.

Módulo III: Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.    

PPS (4hs) – Pratique pag. 30 da apostila - Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica, sobre Práticas Socioculturais.
Considerando o que você pensou nesta unidade, procure descrever o ambiente em que você trabalha e o trabalho que você e seus colegas fazem, tentando perceber as condições (práticas socioculturais) que têm conseguido criar para que os alunos e vocês mesmos possam se fazer, se chamar e se sentir humanos.

R: Nessa fase em que o aluno passa pela escola onde trabalho, são na idade normalmente entre 14 e 17 anos, eles estão num processo de grandes transformações e a transição da infância para a adolescência ou até mesmo alguns para a fase adulta, ou seja, na fase de maior desenvolvimento humano, tanto físico, como nas ideias e pensamentos e nas concepções que eles têm em relação às coisas. Nós funcionários temos que estar preparados para acompanhar essas mudanças e necessidades dos alunos, é por isso que devemos aproveitar os cursos disponibilizados pelo Estado para os funcionários da Educação, inclusive o Profuncionário, para nos aperfeiçoar e nos preparar para contribuir para o crescimento e amadurecimento moral e intelectual dos alunos. Essa é a fase da rebeldia, das revelações, das transformações e do verdadeiro devir humano para o aluno e isso acaba acontecendo com o funcionário também que estudando para se preparar para melhor atender o aluno, estamos mudando sempre nosso modo de pensar e de ver o mundo, e o contato com pessoas de diferentes culturas só pode vir a somar para o nosso aprendizado, na verdade eu vejo o ambiente escolar como uma troca de conhecimento entre aluno e funcionário.


PPS (4hs) – Pratique pag. 47 da apostila - Sobre Trabalho e Educação.
Entreviste alguns professores e funcionários da escola em que você trabalha e pergunte qual o significado do seu trabalho para a educação. Anote as respostas. Depois, analise e reflita sobre as respostas e compare com o significado que você mesmo pensa sobre o que faz na escola. Você verá que os significados variam. Você percebe alguma coisa diferente sobre o seu trabalho que você ainda não tinha se dado conta? Você acha que com isso seu trabalho pode ficar diferente?

Entrevistas:
- o funcionário agente educacional I é tão importante quanto qualquer outro funcionário dentro da escola, para um bom funcionamento da instituição na parte de manutenção e operacional.
- todos são importantes na educação dos alunos,
- cada função tem seus méritos e importância, juntos fazemos com que a escola funcione.

Com certeza todos temos um papel importante dentro da escola, tanto nas funções operacionais como na função de educador, pois os alunos muitas vezes nos têm como referências. Passamos maior parte do tempo com o aluno então é para nós que eles recorrem para ajudar em tarefas ou ate mesmo pedir opiniões em assuntos pessoais e familiares. Seja qual for a função do funcionário dentro da escola, qualquer função é importante e que todos juntos podemos fazer a diferença no dia a dia e na educação do aluno.


PPS (4hs) – Entrevista com professores e funcionários – sobre o Exercício da Cidadania.

Fazer entrevista com 5 professores e 3 funcionários da outra escola, as perguntas são:
Entrevista com professores e funcionários na Escola Municipal Vereador Ricardo Nentwig.

1. Em sua opinião, qual o principal valor para o exercício da cidadania?
- bom relacionamento com as pessoas, ter boa convivência em sociedade;
- respeito, competência e dignidade;
- desenvolver opinião própria, criatividade e visão do mundo;
- respeitar, e conhecer seus direitos e deveres;
- competência, liberdade, cuidar do patrimônio público como se fosse seu.

2. Quais outros valores que considera importante para a cidadania?
- respeito, educação e igualdade;
- valorizar o trabalho em equipe, saber ouvir as necessidades das outras pessoas, colaborar na resolução de problemas, respeitar o espaço do outro, ser positivo;
- amor, honestidade, amizade e companheirismo;
- promoção e valorização do trabalho dos outros;
- ética, responsabilidade, respeito.

3. Como você pode contribuir para a construção desses valores na escola por meio de seu trabalho?
- despertar nos alunos os valores através das atividades em grupo, sempre incentivando a participação.
- mostrar para as crianças os valores morais, e ensiná-los a por em prática no dia a dia.
- abordar conteúdos de sobre direitos e deveres, e atitudes preconceituosas;
- usar minha liberdade, ética, responsabilidade nos trabalhos em equipe, conversando e questionando sobre o que deve melhorar, e como podemos fazer para melhorar ;
- ensina-los a se dar bem com os colegas, cumprir com as obrigações e sempre respeitar o espaço do outro.

 PPS (4hs) - Confecção de cartaz e conclusão - sobre Educação e Cidadania
CONCLUSÃO
Todos têm consciência de que a Educação é à base de tudo, desde a educação que recebemos em casa e a que recebemos na escola, os conhecimentos sobre liberdade, honestidade, responsabilidade, respeito, cuidar do que é dos outros da mesma forma que cuidamos do nosso. Saber de nossos direitos e deveres e cumpri-los, fazer o nosso papel de cidadão da melhor forma possível para uma boa convivência em sociedade, sempre respeitando os espaços dos outros. A frase que escolhemos no cartaz que mais se identifica com as entrevistas e com nossa maneira de pensar é:


“A educação é o único caminho para o futuro.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário