Módulo V: Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da
educação.
PPS (4hs) – Pratique pág. 23 Sobre Conquistas Trabalhistas.
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–
Como você estudou no Módulo 2, as conquistas trabalhistas que temos hoje são
fruto das lutas dos trabalhadores. Em nosso país, durante o governo Vargas,
essas conquistas transformaram-se em leis, por meio da Consolidação das Leis
do Trabalho, a CLT. Atualmente, sob a alegação de que pagam muitos impostos, em
razão de uma série de garantias trabalhistas que oneram muito e impedem de
empregar mais funcionários, o empresariado tem pressionado o Congresso Nacional
e o governo a flexibilizar as leis trabalhistas, ou seja, acabar com alguns
direitos. Faça uma pesquisa e investigue quais leis trabalhistas estão
ameaçadas pela chamada “flexibilização das leis trabalhistas”.
R: Analisando sua pergunta acredito que o
objetivo seja o seguinte : quais direitos trabalhistas podem ser atingidos pela
flexibilização das leis trabalhistas.
Respondendo esta indagação deve ser, em um primeiro momento observada a origem da flexibilização.
Respondendo esta indagação deve ser, em um primeiro momento observada a origem da flexibilização.
Como a flexibilização é um fenômeno decorrente dentre
outros fatores da globalização, a qual impõe a redução de custos e
consequentemente de direitos que protegem o trabalhador, a fim de conferir
maior competitividade as empresas, ela não existe apenas em leis, mas em
tendências de interpretação das leis trabalhistas, em políticas governamentais,
etc.
Existem muitos direitos trabalhistas que estão alçados
a nível constitucional como licença maternidade, 13° salário, férias, horas
extras, etc.
Como a constituição federal é o ápice da pirâmide normativa, isto é, se sobrepõe a todas as normas qualquer alteração infraconstitucional, como uma lei ordinária ou complementar, não poderá alterar ou suprimir tais direitos.
Não será possível criar uma lei ordinária para retirar, como por exemplo, o 13° salário nem flexibilizá-lo a ponto de suprimi-lo.
Como a constituição federal é o ápice da pirâmide normativa, isto é, se sobrepõe a todas as normas qualquer alteração infraconstitucional, como uma lei ordinária ou complementar, não poderá alterar ou suprimir tais direitos.
Não será possível criar uma lei ordinária para retirar, como por exemplo, o 13° salário nem flexibilizá-lo a ponto de suprimi-lo.
Se assim proceder ao legislador esta lei será
inconstitucional.
A única forma seria impor mecanismos de flexibilização a nível constitucional, como por exemplo, uma emenda constitucional que possibilite a supressão de tais garantias. Acontece que a reforma a nível constitucional exige quórum qualificado de 2/3 em duas votações nas duas casas legislativas (senado e câmara dos deputados) o que é muito difícil.
A única forma seria impor mecanismos de flexibilização a nível constitucional, como por exemplo, uma emenda constitucional que possibilite a supressão de tais garantias. Acontece que a reforma a nível constitucional exige quórum qualificado de 2/3 em duas votações nas duas casas legislativas (senado e câmara dos deputados) o que é muito difícil.
Tomo como exemplo a recente tentativa de alterar o
artigo 618 da CLT, onde seria possível prevalecer o negociado sobre o
legislado, momento que normas contratuais poderiam se sobrepor a lei para
suprimir direitos (o que é vedado hoje). A mudança deste artigo não foi
possível e o projeto se encontra parado no congresso nacional tamanha é a
polêmica. Esta alteração seria uma forma de flexibilização. Exigira, apenas, quórum
simples (maioria) em votação única na câmara e votação única no Senado. Se esta
como uma forma mais simples de alteração, via lei ordinária, não foi possível
por questões políticas, afinal suprimir direitos trabalhistas não é medida
popular, agrada apenas a cadeia produtiva, mais difícil seria uma alteração
constitucional. Hoje uma das conquistas trabalhistas foi em relação aos
trabalhadores domésticos que adquiriram diversas leis ao seu favor, mas por
outro lado o que pode os beneficiar, pode prejudicar, como por exemplo, os
patrões que não terão condições de pagar os encargos desses trabalhadores
domésticos demitirão seus funcionários para contatar uma diarista 2 dias por
semana para não adquirir vinculo trabalhista e não pagar os encargos.
4 – Faça uma
entrevista com uma pessoa que se mudou do interior para a cidade grande.
Procure perceber quais as diferenças que ela notou entre a vida interiorana e a
do centro urbano. Quais as dificuldades que ela encontrou para se adaptar à
nova realidade?
As vantagens de morar na capital ou em uma grande
cidade é o acesso à cultura e a diversão com muito mais facilidade, além de um
salário um pouco maior. Mas não existe lugar melhor pra morar e criar os filhos
que o interior, na cidade grande os riscos são maiores, as escolas são longe, e
a disputa de vagas é muito acirrada. A vida da capital é muito agitada tem que
enfrenta um trânsito cansativo e estressante, enquanto que no interior é a vida
mais tranquila, além o tempo que lhe sobra por não ter que enfrentar trânsito,
filas, a pressão no trabalho é bem menor, a concorrência profissional é bem
menor, as taxas de violência são menores no interior.
O custo de vida menor
custo de vida na capital é muito maior, maior preço de imóveis e de aluguéis, mais
gastos com transporte, pior melhor qualidade de vida, poluição atmosférica e de
engarrafamentos de trânsito, mais violência urbana.
Irene Martins –
Mudou de Rio Negro para Curitiba em 2012.
Pratique Pág. 33 - Pesquisa sobre as
biografias de Durkheim, Marx e Engels:
Émile Durkheim(1858-1917) foi sociólogo francês, nascido em
Épinal e morreu em Paris. É considerado o pai da sociologia moderna. É criador
da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos
pilares dos estudos sociológicos. Durkheim escreveu obras que foram definitivas
nos rumos dos estudos sociológicos.
Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu
em Londres a 14 de Março de 1883. A teoria sociológica defendida por Karl Marx fundamentava-se na crítica
radical do capitalismo, onde predomina a exploração do trabalhador pela
burguesia. Sob a sua óptica, havia aqueles que possuíam o capital produtivo com
o qual expropriavam a mais-valia,
constituindo assim a classe exploradora; de outro lado estavam os assalariados
que não possuíam a propriedade. Com esta estrutura, Marx acreditava que a
Educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes
dominantes. Desacreditava no currículo que ela traria e na forma como seria
ensinado. Defendia a educação técnica e industrial (essas ideias tiveram um
impacto posterior na educação, especialmente no que diz respeito à educação
tecnológica). Karl Marx defendia a educação pública e gratuita para todas as
crianças. Esta era na sua visão, a solução para retirá-las do trabalho nas
fábricas. Defendia ainda que a educação deveria formar o homem nos aspectos
físico, mental e técnico, trazendo os panoramas do estudo, lazer e trabalho. O
intuito fundamental deveria produzir seres humanos desenvolvidos integralmente
através do trabalho produtivo, escolaridade e ginástica.
Friedrich Engels nasceu aos 28 de novembro de 1820, na cidade de
Barmem, sua formação era baseada na filosofia. Friedrich Engels foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl
Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Engels ajudou
Marx a desenvolver o método de análise da sociedade chamado de Materialismo
Histórico Dialético. Apesar de ser filho de um rico industrial, desde muito
jovem já se preocupava com a realidade de miséria em que os trabalhadores das
indústrias viviam, quando estudante já possuía ideias esquerdistas e recebia
influência de outras pessoas de países como Alemanha e França. Outro trabalho
foi realizado em conjunto com Karl Marx, o Manifesto Comunista.
PPS (4hs) –
Entrevista com Funcionário de Escola Municipal sobre Mudanças no Cenário
Educacional.
Entrevista realizada na Escola Municipal Ricardo Nentwig.
1) quais as mudanças que percebem ter ocorrido desde que começou a
trabalhar:
a)
Comportamento
entre colegas
b)
Comportamento
dos alunos (entre eles e em relação aos demais)
c)
Visão sobre
o papel do professor diretor/funcionário.
d)
Papel da
educação na vida das pessoas.
1 – as crianças são mais rebeldes, alguns sem limites.
2 – é muito agito, as pessoas são mais estressadas.
3 – não param para conversar, correm e brigam bastante.
4 – é complicado, pois os alunos vêm de casa sem limites, sem noção de
educação e a maioria deles, ai fica difícil.
5 – é importante, mas a maior parcela tem que ser dos pais, a escola tem
que ensinar a ler, escrever, conhecer o mundo através da escola.
PPS (4 HS) - Elaboração de síntese das PPS.
Resumo das PPS.
A flexibilização é um fenômeno decorrente dentre outros
fatores da globalização, a qual impõe a redução de custos e consequentemente de
direitos que protegem o trabalhador, a fim de conferir maior competitividade as
empresas, ela não existe apenas em leis, mas em tendências de interpretação das
leis trabalhistas, em políticas governamentais. Existem muitos direitos
trabalhistas que estão alçados a nível constitucional como licença maternidade,
13° salário, férias, horas extras. Hoje uma das conquistas trabalhistas foi em
relação aos trabalhadores domésticos que adquiriram diversas leis ao seu favor,
mas por outro lado o que pode os beneficiar, pode prejudicar, como por exemplo,
os patrões que não terão condições de pagar os encargos desses trabalhadores domésticos
demitirão seus funcionários para contatar uma diarista 2 dias por semana para
não adquirir vínculo trabalhista e não pagar os encargos.
Em relação às mudanças e as dificuldades de se mudar do
interior para a capital ou cidade grande é que no interior a vida é bem mais
sossegada e até mesmo muitas vezes monótona, mas compensadora no quesito
segurança e congestionamento de transito e também o custo de vida no interior é
bem mais baixo, aluguel e imóveis. Na cidade grande tudo é mais longe e mais
caro, claro que tem mais opção de emprego, diversão, cultura, educação e lazer.
Mas para todas essas vantagens se tem um preço salgado para o bolso do povo que
se muda do interior pra cidade grande.
Em relação às mudanças no cenário educacional, as
pessoas são bem mais estressadas e os alunos de hoje não tem mais aquela
educação vinda de casa, onde os alunos eram educados com mais rigor pelos pais
nos tempos de antigamente. Outra preocupação é em relação às drogas, bebidas e
cigarros que muitos alunos trazem pra dentro da escola escondido e isso é uma
preocupação constante de funcionários, professores e diretores das escolas, e
até mesmo dos pais dos alunos.
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