terça-feira, 2 de julho de 2013

PPS Módulo I: Funcionários de Escola: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.


Módulo I: Funcionários de Escola: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.
PPS (4hs) – Pratique pag. 18 sobre o curso Magistério (hoje Curso de Formação de Docentes)

Em seu Município, já existiu Escola Normal ou curso de habilitação para o magistério? Ainda existe alternativa de formação de professores em nível médio? Entreviste uma professora formada em nível médio, que depois tenha feito curso superior, e pergunte a importância de cada fase de formação para sua atuação como docente.
R: Sim, e ainda existe o Colégio Barão de Antonina de Rio Negro. Sim as pessoas formadas no magistério elas principalmente são bem-vinda em creches municipais, mas mesmo assim elas devem continuar e cursar um curso superior.
Fiz uma entrevista com uma professora que concluiu o magistério e fez curso superior de Medicina Veterinária. Ela diz que no magistério se aprende como passar o conhecimento para os alunos de várias maneiras, facilitando o aprendizado, porque nem todos os alunos aprendem da mesma forma. E na faculdade se aprende o conhecimento específico para a área escolhida de atuação. Mas que o conhecimento específico se a didática não é nada e vice versa.

PPS (2hs) – Pratique pag. 36 sobre Profissionalização dos Trabalhadores

Você acha que os funcionários deveriam todos se profissionalizar? Por quê? E os outros trabalhadores? Qual a diferença entre escolarização e profissionalização?
R: Os funcionários deveriam todos se profissionalizar, para elevar o seu nível intelectual, também para facilitar o seu aprendizado e ser reconhecido dentro da escola como profissional que realmente tem uma profissão, podendo ser aproveitado dentro da escola na sua área de atuação, mesmo ele sendo um Agente I, como por exemplo, um funcionário formado em Técnico Agrícola ou Técnico em Meio Ambiente ele como Agente I trabalhando na Escola Agrícola, podendo contribuir com seu conhecimento. Enfim todos os trabalhadores, em minha opinião, devem ter uma formação ou uma profissão tanto para passar o conhecimento para seus filhos como para elevar o seu nível salarial.
Escolarização é até que nível o indivíduo estudou, cursou, seja ele nível do ensino fundamental, médio, técnico ou superior; enquanto que profissionalização é a área em que o indivíduo se especializou, se formou de nível técnico, superior ou cursos para melhor desempenhar suas funções.

PPS (2hs) – Pratique pag. 37 sobre Sindicalização


Você é sindicalizado (a)? Seu sindicato luta pelas reivindicações dos funcionários? Quais são elas? Quem são os diretores de seu sindicato?

R: Não sou sindicalizada. Mas o sindicato é o APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (www.appsindicato.org.br/). O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. O nosso sindicato da educação ele organiza os trabalhadores, luta por melhores condições de trabalho, luta pelos direitos e pelos aumentos e equiparação de salários dos professores e demais funcionários da educação, apresenta propostas de melhorias, inclusão de mais cursos para a formação do funcionário, e planos de carreiras, dentre outras inúmeras funções. Dados do Sindicato Área Metropolitana Sul:

Presidente: Dirceu Ferreira
Endereço: Rua Mendes Leitão, 3615 – Três Marias – São José dos Pinhais – PR – CEP 83.005.150

PPS (4hs) – Entrevista com Funcionário da Rede Municipal de Ensino

 

ü Funções exercidas pela pessoa na escola municipal
ü  Atividades desempenhadas
ü  Plano de carreira
ü  Condições de trabalho

Realizei a entrevista com uma funcionária da Creche Municipal Lenir Rodrigues de Rio Negro. O cargo e a função da funcionária entrevistada são Serviços Gerais, desempenhando as seguintes funções no seu dia a dia de trabalho: limpa salas, encera, varre pátio e calçadas, recolhe o lixo e os deposita no lugar adequado. Não possui plano de carreira para seu cargo na rede municipal, apenas um adicional de 3% por ano trabalhado, nem tampouco é oferecido cursos de capacitação.
Suas condições de trabalho são satisfatórias, o material de limpeza é suficiente para a realização das tarefas, mas os materiais de EPIs nem sempre são disponibilizados. Na parte de alimentação a creche está de parabéns, sendo de muito boa qualidade, e variada de acordo com a estipulação de uma nutricionista mantida pela prefeitura de Rio Negro. Quanto ás instalações está todas em ótimo estado de conservação, bem higienizada, com salas grandes e arejadas, pátio externo com espaço para as crianças brincarem, com parquinho, mas o que ainda falta é espaço físico interno em relação à quantidade de crianças que estudam na creche que são em torno de 198 crianças, deveriam ser construídas mais salas para melhor comportar o grande número de crianças, ou até mesmo poderia aumentar o numero de matriculas com a construção de novas salas, porque a procura pela creche é muito grande ficando muita criança na fila de espera.


PPS (4hs) – Análise comparativa de função entre escolas da rede pública municipal e estadual de ensino

Analisando o cargo a função da pessoa entrevistada na rede pública municipal, é chamada de Serviços Gerais, enquanto que na rede pública estadual a função é chamada de Agente Educacional I, as tarefas exercidas no dia a dia são quase as mesmas, com boas condições de trabalho e instalações em ótimo estado de conservação, mas a funcionária não possui plano de carreira, só um adicional de 3% a cada ano trabalhado, e nem tampouco são disponibilizados cursos de capacitação, já na rede pública estadual de ensino possuímos plano de carreira, diversos cursos de capacitação são oferecidos ao longo do ano, e inclusive o Curso Técnico do Profuncionário, que visa capacitar e profissionalizar o funcionário, que serve para melhor desempenhar suas tarefas dentro da escola e subir os degraus no plano de carreira. Na rede pública estadual também existem as progressões relacionadas às avaliações de desempenho do funcionário dentro da escola no exercício de suas funções.


 






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