quarta-feira, 12 de junho de 2013

MÓDULO 7 – Informática Básica.

11/05/2013. 
Nesta aula iniciamos o Bloco Específico com o módulo 7 – Informática Básica.


Essa aula foi muito divertida, assistimos o filme “Gigantes de Aço”, comemos pipoca e um lanche muito gostoso. Este filme trouxe surpresas agradáveis e impressionantes, um drama envolvendo a relação de um pai com seu filho rejeitado, a produção do filme é muito boa, um filme de lutas de robôs, eu diria que é uma espécie de Rocky Balboa do século XXI. Max o menino do filme é uma criança extremamente inteligente, ligada às tecnologias do momento, mas perece que é uma criança comum, mas na verdade ele representa uma visão muito otimista da tecnologia como estimulante para um bom desenvolvimento intelectual, algo admirável. Com sua astúcia não tarda em descobrir as verdadeiras motivações do pai e se sente usado e consequentemente estabelece uma barreira afetiva entre ele e o pai, contudo uma brecha acaba se criando quando o garoto descobre que seu pai está envolvido na luta com robôs, um esporte muito adorado por ele que sabe desde todos os detalhes das grandes lutas até o funcionamento destas máquinas de combate. Max é o personagem que mais cativa ao longo do filme que nos faz acompanhar tudo por mais de duas horas sem que percebamos a passagem do tempo. Este filme além de ter uma história emocionante ele mostra a evolução das tecnologias.

Sinopse e detalhes do filme “Gigantes de Aço”

Num futuro não muito distante, as lutas de boxe já não são mais travadas entre seres humanos e sim através de robôs enormes, capazes de desferir golpes ultra potentes e impactantes no oponente e para o espectador. Neste ambiente, Charlie (Hugh Jackman) é um ex-boxeador falido, que se vira com máquinas obsoletas e, quase sempre, perdedoras. Morando de favor com Bailey (Evangeline Lilly), filha de seu falecido treinador, ele acaba sendo chamado pela Justiça por causa da morte da ex-mulher e a futura guarda do filho deles. O problema é que Max (Dakota Goyo) tem 11 anos, Charlie nunca teve o menor contato com ele e, por isso, prefere que ele fique com a cunhada, mediante o pagamento de uma polpuda "recompensa". Mas o garoto é muito esperto e aos poucos vai conquistando o coração do lutador. Para completar, o menino é uma fera nos vídeos games e tem chances reais de ajudá-lo a treinar uma nova máquina de combate e mudar para sempre o destino deles. Agora, tudo que eles precisam é começar do zero e ir subindo no ranking para enfrentar o campeão dos campeões.

No final da aula entregamos um agradinho para Prof.ª Luciane em homenagem ao “Dia das Mães”.

18/05/2013.
 Nesta aula assistimos o filme “A Rede Social”

A aula deste dia foi muito legal, a Prof.ª Luciane nos surpreendeu com um filme que fala da trajetória do gênio criador do Facebook, que causou uma verdadeira revolução ao dar início a uma geração que vem mudando o modo de pensar e de agir de muitas pessoas. No drama todos poderão viajar em um universo que também discute e explora a insociabilidade, a solidão e a falta de interações sociais reais. E são justamente essas as questões atuais do século XXI, onde milhares de pessoas passam horas em frente a um computador e preferem as relações virtuais às relações interpessoais presenciais.
A Rede Social aproveita a história polêmica para fazer discussões gerais e ecléticas e montar mais uma obra prima.

Sinopse e Detalhes do filme “A Rede Social”

A Rede Social mostra a incrível história de um jovem que se tornou milionário graças a uma ideia inovadora. Jesse Eisenberg faz uma belíssima interpretação nos cinemas ao encarnar Mark Zuckerberg, analista de sistemas graduado em Harvard que em uma noite de outono do ano de 2003 decide colocar em prática um novo projeto. Desde então ele trabalha em seu computador para tentar criar a rede social que se tornaria um grande sucesso seis anos depois.  Pois é, mas depois de reunir mais de 500 milhões de “amigos” e de fazer com que o Facebook se tornasse mundialmente conhecido, Mark começa a ter a complicações em sua vida social e profissional. Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo... Morre lentamente quem se torna escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não arrisca vestir uma nova cor, quem não conversa com quem não conhece... Morre lentamente quem não vira a mesa quando esta infeliz com seu trabalho ou amor, quem não arisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos...
Pablo Neruda

25/05/2013.
Nesta aula o Profº Christian de Informática auxiliou a Prof.ª Luciane nas explicações sobre este módulo Informática. Foi uma aula muito interessante e proveitosa onde aprendemos os principais conceitos de Informática, através de slides. Foram usadas as seguintes tecnologias: Datashow, Pendrive e o projetor Arthur.


08/06/2013.
Aula com Prof° Christian e Profª Luciane no laboratório de informática.
Nesta aula aprendemos diversas coisas interessantes como: acessar internet, email com cópia e cópia oculta, fazer uma pasta para guardar os email relacionados ao Curso Profuncionário, acessamos o site do SESI/PR e fizemos um curso na modalidade de ensino Ead, dentre tantas outras tarefas relacionadas ao computador e a internet.


A importância das tecnologias no nosso dia a dia, apesar de que os produtos tecnológicos têm evoluído em uma velocidade que na maioria das vezes não conseguimos acompanhar, mas a partir do momento em que acordo, quando toca o despertador do meu celular, e preparo o meu pãozinho quente em um aparelho de microondas, saio e aciono o motor do meu carro e ligo o som, no meu trabalho uso o computador, e à noite quando chego e assisto a minha televisão, as tecnologias não apenas facilitam a nossa vida, mas ela já é uma parte indispensável dela. Na verdade nos tornamos dependentes destas tecnologias, principalmente o celular e o computador.

                                            Christian Proº Informática e Luciane tutora.

Conclusão
Neste módulo adquirimos conhecimento com o Módulo 7 - Informática Básica do Bloco Específico. “Hoje, o computador faz parte da nossa realidade como mais uma tecnologia disponível para nos auxiliar e vai tornando-se tão usual quanto o controle remoto e o telefone celular. A informática nos dias atuais nos ajuda não só no trabalho, mas também em casa e até mesmo no exercício da cidadania. No trabalho, por meio da informática podemos, por exemplo, produzir e corrigir um texto com mais facilidade. Em casa, é possível, entre outras coisas, comunicarmo-nos por meio da internet. A informática mostra-se cada vez mais útil também no exercício da cidadania. Um exemplo disso é o voto por meio da urna eletrônica. E é com o objetivo de mostrar a você algumas ferramentas essenciais para o uso do computador, a fim de facilitar muitas das suas atividades do dia-a-dia, além de possibilitar a ampliação de seus horizontes de conhecimento e de comunicação, que apresento este material de estudo do uso básico da informática. Neste Módulo conhecemos o que é um sistema operacional – que possibilita a visualização do que o computador faz – um editor de texto – que torna a escrita de textos uma tarefa mais fácil e criativa – e um navegador – ferramenta que permite uma viagem pela grande rede mundial de computadores chamada
internet.”
Estudar este módulo foi interessante, pois a informática já faz parte do nosso dia a dia, a informática, a tecnologia está presente nas nossas vidas a todo o momento desde o mais simples o despertar do celular, quando vamos ao banco retirar extrato da conta, sacar dinheiro, etc. Hoje em dia temos que saber sobre informática, pois essa tecnologia que nos encanta é essencial em nossas vidas, é uma biblioteca virtual que nos permite viajar para o mundo sem sair do lugar. Para mim a internet é fundamental, pois uso todos os dias no meu curso superior semipresencial de Administração Pública em EAD pela UFPR, onde a Internet é essencial para minhas pesquisas e desenvolvimento dos meus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário