Introdução
Os módulos do Bloco
Pedagógico do Curso Técnico em Infraestrutura Escolar foram realizados no
período de 18/08/2012 à 04/05/2013. Este bloco possibilita aos cursistas
conhecimentos históricos e de interpretações da escola e da educação como
espaço coletivo de formação humana, de contradições, de diversidade; os
conhecimentos sobre a estrutura da educação básica no Brasil, tanto nas redes federal,
estaduais e municipais, para desenvolver seu novo papel como cidadão, educador,
profissional no contexto da educação escolar, bem como na elaboração e na
execução da proposta pedagógica e da gestão democrática das escolas e do
sistema de ensino; temas relacionados à Educação sua história e sua evolução;
funcionários de escolas quem somos nós; somos educandos e educadores para o
mercado de trabalho ou para exercer a cidadania; gestão democrática e
participativa será que existe fora do papel; as diferentes visões da educação
sociológica, filosófica, histórica e antropológica; vimos como funcionam as
escola públicas; as reformas do Estado brasileiro; as leis ECA e LDB; as
transformações sofridas pelo homem, devir humano; dentre tantos outros temas importantes
estudados.
Este bloco mostra o espaço educativo em sentido mais
amplo, que tem a principal tarefa social de criar as condições educativas para
que as pessoas possam receber, desconstruir e reconstruir o mundo humano já
construído. A escola em sua tarefa social
educa tanto para a obediência aos costumes da comunidade e da sociedade, como
para um posicionamento crítico em relação a esses padrões. Aborda também as
relações que homens e mulheres estabelecem com a linguagem que criam,
transformam e recriam as instituições, os valores, as relações, enfim,
organizam a vida e o mundo dando a eles sentido e constituindo o modo de viver
humano, através da cultura e da identidade. Com a linguagem homens e mulheres
se educam e são educados.
Desenvolvimento
Relatório Bloco Pedagógico e
Praticas Profissional Supervisionada.
Módulo 01 - Funcionários
de Escola: cidadãos, educadores, profissionais e gestores. Neste módulo
estudamos sobre os funcionários de escola, “quem somos nós” a função e a
necessidade de uma formação específica, as lutas dos sindicatos, a educação de
qualidade e a postura do funcionário diante dela. A escola publica e seu espaço
e a necessidade de uma educação de qualidade que só acontecera quando todos os
envolvidos forem reconhecidos como educadores, os funcionários em seus mais
amplos aspectos e principalmente a trajetória de luta pelo reconhecimento como
educador. Nas Praticas Profissional Supervisionada foi feito uma breve
entrevista com uma professora na escola onde atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira
da Costa, sobre a existência de curso de habilitação para o magistério em nosso
município e sobre a importância de cada fase de formação para atuação como
docente; pesquisa sobre qual a diferença entre escolarização e
profissionalização; e pesquisa sobre sindicalização. Nas Praticas Profissional
Supervisionada fora da escola atuante, Creche Municipal Lenir Rodrigues de Rio
Negro, análise comparativas entre um auxiliar serviços gerais e suas condições
de trabalho com a função de Agente Educacional I das escolas da rede estadual.
Módulo 2 - Educadores e
Educandos: tempos históricos. Neste módulo aprendemos
sobre a história da educação. Procurou-se resgatar o que já foi visto em nossa
vida escolar e com nossa experiência profissional a respeito da evolução das
escolas e dos seus funcionários e alunos. Buscou-se pensar sobre como podemos
contribuir com nosso ambiente de trabalho, qual a nossa função e contribuição
para o processo educativo dos educandos. Nas Praticas Profissional
Supervisionada foi feito uma breve entrevista com funcionário na escola onde
atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira da Costa, sobre sua trajetória escolar;
pesquisa sobre a importância do ECA. Nas Praticas Profissional Supervisionada
fora da escola, Escola Estadual Barão de Antonina, onde tivemos uma conversa
com diretor sobre Educação e Trabalho; e conversa com representantes
sindicais sobre lutas, conquistas e desafios dos trabalhadores da Educação (município
e estado).
Módulo 03 - Homem, pensamento e
cultura: abordagem filosófica e antropológica. Estudamos neste módulo a questão do
devir humano que é o conjunto filosófico que qualifica a constante mudança do
ser em seu meio, com o grupo e principalmente e si mesmo. A questão da
linguagem em seus vários aspectos, desde a linguagem escrita e falada quanto à
linguagem de sinais. Nas Praticas Profissional Supervisionada
foi feito uma análise na escola onde atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira da Costa,
onde procuramos descrever o ambiente em que trabalhamos e o trabalho que meus
colegas fazem, tentando perceber as condições práticas socioculturais; e
entrevista com alguns professores e funcionários da escola sobre o significado
do meu trabalho para a educação. Nas Praticas Profissional Supervisionada fora
da escola, Escola Municipal Vereador Ricardo Nentwig, entrevista com professores
e funcionários sobre o Exercício da Cidadania.
Módulo 04 - Relações
Interpessoais: abordagem psicológica. Aprendemos que todos os envolvidos no
âmbito escolar são educadores. A escola pública e gratuita é para que todos
possam se beneficiar de seus ensinamentos. As teorias psicológicas que influenciam
em nossas vidas. Como melhorar nosso relacionamento e nossa postura como
profissionais da educação, inovações para realmente se efetivar a qualidade na
educação. Nas Praticas Profissional Supervisionada foi feito uma entrevista com
professores na escola onde atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira da Costa, sobre
testes de psicologia; e falamos sobre a importância da psicologia no nosso dia
a dia. Nas Praticas Profissional Supervisionada fora da escola, Escola
Municipal Ricardo Nentwig de Rio Negro, entrevista com a diretora sobre a Inclusão
Social na escola.
Módulo 5 - Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da
educação. Neste módulo estudamos as teorias de alguns pensadores como: Émile Durkheim,
Karl Marx, Friedrich Engels e outros que tentam explicar como a sociedade se
relaciona e como deveria se relacionar. As mudanças que foram provocadas pela
Revolução Industrial. Nas Praticas Profissional Supervisionada foi feito uma pesquisa
sobre as conquistas trabalhistas recentemente no Brasil, e na escola onde
atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira da Costa; e pesquisa na internet sobre as
biografias de Durkheim, Marx e Engels. Nas Praticas Profissional Supervisionada
fora da escola atuante, Escola Municipal Ricardo Nentwig, entrevista com
Funcionário sobre Mudanças no Cenário Educacional.
Módulo 06 - “Gestão
da Educação Escolar” de Luiz Fernando Dourado. Neste módulo podemos aprender um
pouco mais sobre a Gestão Democrática Participativa e Gestão Autoritária em
nossas escolas. A escola tem a sua principal função que é a de formar pessoas,
e devemos ser cidadãos bem informados e conhecedor de nossos direitos e deveres,
onde os conhecimentos contribuem de maneira para que os funcionários da
educação possam educar de forma competente, com a qualificação adequada. Falamos
sobre as diretrizes da reforma do estado e a educação no Brasil nas ultimas
décadas vivenciamos um processo de mudanças causado pelo incremento das
relações sociais capitalistas, pelo os expressivos avanços tecnológicos e pela
a globalização do capital e do trabalho, e o desafio para todos que é
contribuir com a construção e efetivação da gestão democrática e participativa.
Nas Praticas Profissional Supervisionada na escola onde atuamos CEEP
- Lysímaco Ferreira da Costa, análise sobre Gestão Democrática. Nas Praticas
Profissional Supervisionada fora da escola atuante, Escola Estadual Caetano
Munhoz da Rocha, entrevista sobre a função do Grêmio Estudantil, Conselho
Escolar e Conselho de Classe.
Conclusão
Além do aprendizado técnico,
os módulos contribuíram para a nossa formação profissional, com reflexões e
condições para saber lidar com tudo o que foi construído durante o curso. Ser educador
escolar, funcionário da educação, implica competências mais complexas,
exatamente as que nos profissionais estamos tentando desenvolver com esse ano
concluído, buscando cada vez mais aperfeiçoamento no trabalho e na vida,
evoluindo, discutindo se aprofundando nos temas abordados nos módulos.
Durante esses 6 módulos
procuramos crescer como pessoa e como profissional é ver além da chance para
estudar, praticar sempre com satisfação e acertando que os educadores são
indispensáveis e comprometidos com a ética e a educação de qualidade para
todos.
Os desafios e as etapas
serão vencidos com experiências vividas, com informações importantes em cada
módulo, o que fez ampliar os conhecimentos e desenvolver cada vez melhor o
papel do funcionário da escola como educador e cidadão, construindo e
organizando novas identidades e novos perfis para o Brasil.
Embora eu já estude em um
curso de graduação em Administração Pública, o Profuncionário me ensinou muita
coisa, principalmente a trabalhar em grupo, a compartilhar mais os
conhecimentos adquiridos no curso e no meu dia a dia como educadora. Já tenho
colocado em prática na escola onde trabalho, muitas coisas que aprendi, uma
delas é ajudar na educação dos alunos, tendo em mente mais conhecimento e
argumentos para expor a eles, e na forma como tenho que me portar como
educadora da rede pública estadual.
Só tenho a agradecer por
participar do Curso Técnico em Infraestrutura Escolar não só pelos
conhecimentos adquiridos, mas pela valorização proporcionada ao Agente
Educacional, e pela integração da turma com a nossa tutora maravilhosa Luciane Luz.
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