terça-feira, 4 de junho de 2013

RELATÓRIO BLOCO PEDAGÓGICO

Introdução

Os módulos do Bloco Pedagógico do Curso Técnico em Infraestrutura Escolar foram realizados no período de 18/08/2012 à 04/05/2013. Este bloco possibilita aos cursistas conhecimentos históricos e de interpretações da escola e da educação como espaço coletivo de formação humana, de contradições, de diversidade; os conhecimentos sobre a estrutura da educação básica no Brasil, tanto nas redes federal, estaduais e municipais, para desenvolver seu novo papel como cidadão, educador, profissional no contexto da educação escolar, bem como na elaboração e na execução da proposta pedagógica e da gestão democrática das escolas e do sistema de ensino; temas relacionados à Educação sua história e sua evolução; funcionários de escolas quem somos nós; somos educandos e educadores para o mercado de trabalho ou para exercer a cidadania; gestão democrática e participativa será que existe fora do papel; as diferentes visões da educação sociológica, filosófica, histórica e antropológica; vimos como funcionam as escola públicas; as reformas do Estado brasileiro; as leis ECA e LDB; as transformações sofridas pelo homem, devir humano; dentre tantos outros temas importantes estudados.
Este bloco mostra o espaço educativo em sentido mais amplo, que tem a principal tarefa social de criar as condições educativas para que as pessoas possam receber, desconstruir e reconstruir o mundo humano já construído. A escola em sua tarefa social educa tanto para a obediência aos costumes da comunidade e da sociedade, como para um posicionamento crítico em relação a esses padrões. Aborda também as relações que homens e mulheres estabelecem com a linguagem que criam, transformam e recriam as instituições, os valores, as relações, enfim, organizam a vida e o mundo dando a eles sentido e constituindo o modo de viver humano, através da cultura e da identidade. Com a linguagem homens e mulheres se educam e são educados.

Desenvolvimento

Relatório Bloco Pedagógico e Praticas Profissional Supervisionada.

Módulo 01 - Funcionários de Escola: cidadãos, educadores, profissionais e gestores. Neste módulo estudamos sobre os funcionários de escola, “quem somos nós” a função e a necessidade de uma formação específica, as lutas dos sindicatos, a educação de qualidade e a postura do funcionário diante dela. A escola publica e seu espaço e a necessidade de uma educação de qualidade que só acontecera quando todos os envolvidos forem reconhecidos como educadores, os funcionários em seus mais amplos aspectos e principalmente a trajetória de luta pelo reconhecimento como educador. Nas Praticas Profissional Supervisionada foi feito uma breve entrevista com uma professora na escola onde atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira da Costa, sobre a existência de curso de habilitação para o magistério em nosso município e sobre a importância de cada fase de formação para atuação como docente; pesquisa sobre qual a diferença entre escolarização e profissionalização; e pesquisa sobre sindicalização. Nas Praticas Profissional Supervisionada fora da escola atuante, Creche Municipal Lenir Rodrigues de Rio Negro, análise comparativas entre um auxiliar serviços gerais e suas condições de trabalho com a função de Agente Educacional I das escolas da rede estadual.

Módulo 2 - Educadores e Educandos: tempos históricos. Neste módulo aprendemos sobre a história da educação. Procurou-se resgatar o que já foi visto em nossa vida escolar e com nossa experiência profissional a respeito da evolução das escolas e dos seus funcionários e alunos. Buscou-se pensar sobre como podemos contribuir com nosso ambiente de trabalho, qual a nossa função e contribuição para o processo educativo dos educandos. Nas Praticas Profissional Supervisionada foi feito uma breve entrevista com funcionário na escola onde atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira da Costa, sobre sua trajetória escolar; pesquisa sobre a importância do ECA. Nas Praticas Profissional Supervisionada fora da escola, Escola Estadual Barão de Antonina, onde tivemos uma conversa com diretor sobre Educação e Trabalho; e conversa com representantes sindicais sobre lutas, conquistas e desafios dos trabalhadores da Educação (município e estado).

Módulo 03 - Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.   Estudamos neste módulo a questão do devir humano que é o conjunto filosófico que qualifica a constante mudança do ser em seu meio, com o grupo e principalmente e si mesmo. A questão da linguagem em seus vários aspectos, desde a linguagem escrita e falada quanto à linguagem de sinais. Nas Praticas Profissional Supervisionada foi feito uma análise na escola onde atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira da Costa, onde procuramos descrever o ambiente em que trabalhamos e o trabalho que meus colegas fazem, tentando perceber as condições práticas socioculturais; e entrevista com alguns professores e funcionários da escola sobre o significado do meu trabalho para a educação. Nas Praticas Profissional Supervisionada fora da escola, Escola Municipal Vereador Ricardo Nentwig, entrevista com professores e funcionários sobre o Exercício da Cidadania.

Módulo 04 - Relações Interpessoais: abordagem psicológica. Aprendemos que todos os envolvidos no âmbito escolar são educadores. A escola pública e gratuita é para que todos possam se beneficiar de seus ensinamentos. As teorias psicológicas que influenciam em nossas vidas. Como melhorar nosso relacionamento e nossa postura como profissionais da educação, inovações para realmente se efetivar a qualidade na educação. Nas Praticas Profissional Supervisionada foi feito uma entrevista com professores na escola onde atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira da Costa, sobre testes de psicologia; e falamos sobre a importância da psicologia no nosso dia a dia. Nas Praticas Profissional Supervisionada fora da escola, Escola Municipal Ricardo Nentwig de Rio Negro, entrevista com a diretora sobre a Inclusão Social na escola.

Módulo 5 - Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação. Neste módulo estudamos as teorias de alguns pensadores como: Émile Durkheim, Karl Marx, Friedrich Engels e outros que tentam explicar como a sociedade se relaciona e como deveria se relacionar. As mudanças que foram provocadas pela Revolução Industrial. Nas Praticas Profissional Supervisionada foi feito uma pesquisa sobre as conquistas trabalhistas recentemente no Brasil, e na escola onde atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira da Costa; e pesquisa na internet sobre as biografias de Durkheim, Marx e Engels. Nas Praticas Profissional Supervisionada fora da escola atuante, Escola Municipal Ricardo Nentwig, entrevista com Funcionário sobre Mudanças no Cenário Educacional.

Módulo 06 - “Gestão da Educação Escolar” de Luiz Fernando Dourado. Neste módulo podemos aprender um pouco mais sobre a Gestão Democrática Participativa e Gestão Autoritária em nossas escolas. A escola tem a sua principal função que é a de formar pessoas, e devemos ser cidadãos bem informados e conhecedor de nossos direitos e deveres, onde os conhecimentos contribuem de maneira para que os funcionários da educação possam educar de forma competente, com a qualificação adequada. Falamos sobre as diretrizes da reforma do estado e a educação no Brasil nas ultimas décadas vivenciamos um processo de mudanças causado pelo incremento das relações sociais capitalistas, pelo os expressivos avanços tecnológicos e pela a globalização do capital e do trabalho, e o desafio para todos que é contribuir com a construção e efetivação da gestão democrática e participativa. Nas Praticas Profissional Supervisionada na escola onde atuamos CEEP - Lysímaco Ferreira da Costa, análise sobre Gestão Democrática. Nas Praticas Profissional Supervisionada fora da escola atuante, Escola Estadual Caetano Munhoz da Rocha, entrevista sobre a função do Grêmio Estudantil, Conselho Escolar e Conselho de Classe.


Conclusão

Além do aprendizado técnico, os módulos contribuíram para a nossa formação profissional, com reflexões e condições para saber lidar com tudo o que foi construído durante o curso. Ser educador escolar, funcionário da educação, implica competências mais complexas, exatamente as que nos profissionais estamos tentando desenvolver com esse ano concluído, buscando cada vez mais aperfeiçoamento no trabalho e na vida, evoluindo, discutindo se aprofundando nos temas abordados nos módulos.
Durante esses 6 módulos procuramos crescer como pessoa e como profissional é ver além da chance para estudar, praticar sempre com satisfação e acertando que os educadores são indispensáveis e comprometidos com a ética e a educação de qualidade para todos.
Os desafios e as etapas serão vencidos com experiências vividas, com informações importantes em cada módulo, o que fez ampliar os conhecimentos e desenvolver cada vez melhor o papel do funcionário da escola como educador e cidadão, construindo e organizando novas identidades e novos perfis para o Brasil.
Embora eu já estude em um curso de graduação em Administração Pública, o Profuncionário me ensinou muita coisa, principalmente a trabalhar em grupo, a compartilhar mais os conhecimentos adquiridos no curso e no meu dia a dia como educadora. Já tenho colocado em prática na escola onde trabalho, muitas coisas que aprendi, uma delas é ajudar na educação dos alunos, tendo em mente mais conhecimento e argumentos para expor a eles, e na forma como tenho que me portar como educadora da rede pública estadual.
Só tenho a agradecer por participar do Curso Técnico em Infraestrutura Escolar não só pelos conhecimentos adquiridos, mas pela valorização proporcionada ao Agente Educacional, e pela integração da turma com a nossa tutora maravilhosa Luciane Luz.


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