quinta-feira, 13 de junho de 2013

MÓDULO III - “Homem, Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropológica.”


Homem, Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropológica.”

“Que ninguém se engane só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.” Clarice Lispector



10/11/2012
Na aula de hoje começamos a trabalhar o Módulo III...
Objetivo: Apropriar e criar condições teóricas e práticas que possibilitem ao aluno pensar e investigar suas praticas e vivências de trabalho, e refletir sobre sua visão de trabalho e de escola.

Unidade I – Devir Humano.
É importante nós procurar compreender como é que o conceito humano foi constituído e reconstruído, e nas condições que cada um vive e pode se fazer, chamar-se e sentir-se humano, isso é o verdadeiro devir Humano.
Devenir é uma concepção filosófica; é o mesmo que devir, é uma série de transformações ou mudanças de estado em si mesmo; é a nossa característica fundamental e a tudo quanto no mundo nos rodeia.
Devenir é o que há de natural no humano é a transformação, a mudança, o tornar-se diferente do que já foi, onde cada um de nós muda ao longo da vida, que a espécie humana muda ao longo da história e que o conceito de humano também muda, o modo de pensar muda.
A condição de viver, de pensar e de organizar a vida social, é o que movimenta o processo de autocriação humana, de produção da humanidade e da cultura. Cultura também é a forma de viver dos humanos em grupos sociais e, ao mesmo tempo, a forma de viver em grupos sociais específicos, ou ainda é o conjunto de conhecimentos, de valores, de crenças, de ideias e de práticas.

Obs.: Segundo meus colegas eu sou o próprio exemplo de devir humano... Estou sempre em constante mudança... RSRSRS

24/11/2012 
Unidade 2 – Linguagem práticas culturais e educação.
Quando falamos e escrevemos criamos um mundo simbólico, podemos tanto esclarecer quanto obscurecer.

Reunimo-nos em 5 grupos de 6 pessoas para trabalhar a Unidade II, onde cada grupo ficou com uma parte da unidade para resumir, discutir e fazer uma frase, bolar um cartaz com a frase enigmática  em forma de figuras para que os outros colegas tentassem adivinhar, para mostrar as diversas formas de se expressar e se comunicar. Foi legal, criativo e divertido!

“Corra atrás dos seus sonhos, pois o mundo está em suas mãos!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário