“Relações Interpessoais: abordagem psicológica.”
15/12/2012
Nesta
aula iniciamos o módulo IV, na unidade I que aborda as relações interpessoais,
discutimos sobre o que é a psicologia e sobre a relação dela com a educação. E
após fizemos amigo secreto um almoço de confraternização no Restaurante Pampas.
Unidade I – A relação da psicologia
com a educação.
Como
a psicologia vem ao longo dos tempos contribuindo para construção da educação
escolar? A partir das relações interpessoais.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus
processos mentais, estuda o que motiva o comportamento humano, o que o
sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação,
emoção, percepção, aprendizagem, e inteligência. Os conhecimentos
de psicologia ajudam no cotidiano das educadoras, auxiliando muito, na
compreensão e mediação dos problemas cotidianos, na relação com os alunos, e
toda a comunidade escolar. A partir
destes conhecimentos é possível nortear um trabalho que busca atuar com
conhecimento cientifico como início da atuação pedagógica, alicerçando um
conhecimento com o outro.
O senso comum
é um saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em
sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos;
um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de
conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no
nosso dia-a-dia. Os conhecimentos, no seu conjunto, formam um tipo de saber a
que se chama senso comum.
O conhecimento
científico é baseado na objetividade, em análises, observações e
experiências.
“O mundo é visto sempre em movimento e em
constante mudança. O que também é válido para entendermos o homem que é visto
como um ser ao mesmo tempo, biológico e social; um ser ao mesmo tempo
individual e cultural; um ser ao mesmo tempo racional e emocional. E deve ser
entendido em suas condições concretas, que são, ao mesmo tempo, subjetivas e
objetivas.”
As relações entre a psicologia e a educação,
apesar de parecerem óbvias, são complexas e envolvem vários aspectos, tanto
concordantes como de oposição. Tendo como alvo comum à criança, a psicologia e
a educação têm discutido desde há muito tempo os processos de desenvolvimento e
os de aprendizagem.
Conclusão:
O que mais me chama atenção é o fato da
psicologia influenciar no nosso dia a dia na escola, nas nossas relações com os
alunos e colegas de trabalho, são através das relações interpessoais, das
constantes mudanças que temos como ser humanos. A maior riqueza é a troca de
conhecimento que temos constantemente com os alunos e nossos colegas de
trabalho, claro que nem sempre essas relações são fáceis, porque somos seres
humano únicos, com personalidades diferentes.
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