quinta-feira, 13 de junho de 2013

MÓDULO IV - “Relações Interpessoais: abordagem psicológica.”

“Relações Interpessoais: abordagem psicológica.”

15/12/2012 
Nesta aula iniciamos o módulo IV, na unidade I que aborda as relações interpessoais, discutimos sobre o que é a psicologia e sobre a relação dela com a educação. E após fizemos amigo secreto um almoço de confraternização no Restaurante Pampas.

Unidade I – A relação da psicologia com a educação.
Como a psicologia vem ao longo dos tempos contribuindo para construção da educação escolar? A partir das relações interpessoais.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, e inteligência. Os conhecimentos de psicologia ajudam no cotidiano das educadoras, auxiliando muito, na compreensão e mediação dos problemas cotidianos, na relação com os alunos, e toda a comunidade escolar.  A partir destes conhecimentos é possível nortear um trabalho que busca atuar com conhecimento cientifico como início da atuação pedagógica, alicerçando um conhecimento com o outro.
O senso comum é um saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia. Os conhecimentos, no seu conjunto, formam um tipo de saber a que se chama senso comum.
O conhecimento científico é baseado na objetividade, em análises, observações e experiências.

“O mundo é visto sempre em movimento e em constante mudança. O que também é válido para entendermos o homem que é visto como um ser ao mesmo tempo, biológico e social; um ser ao mesmo tempo individual e cultural; um ser ao mesmo tempo racional e emocional. E deve ser entendido em suas condições concretas, que são, ao mesmo tempo, subjetivas e objetivas.”
As relações entre a psicologia e a educação, apesar de parecerem óbvias, são complexas e envolvem vários aspectos, tanto concordantes como de oposição. Tendo como alvo comum à criança, a psicologia e a educação têm discutido desde há muito tempo os processos de desenvolvimento e os de aprendizagem.

Conclusão:


O que mais me chama atenção é o fato da psicologia influenciar no nosso dia a dia na escola, nas nossas relações com os alunos e colegas de trabalho, são através das relações interpessoais, das constantes mudanças que temos como ser humanos. A maior riqueza é a troca de conhecimento que temos constantemente com os alunos e nossos colegas de trabalho, claro que nem sempre essas relações são fáceis, porque somos seres humano únicos, com personalidades diferentes.

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