quinta-feira, 13 de junho de 2013

MÓDULO I - “Funcionários de Escola: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.”


“Funcionários de Escola: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.”

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Paulo Freire.

18/08/2012.

Apresentações da turma e professora, e o trote da turma do Profuncionário 2011.

Unidade I – Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais gestores.

Como me sinto enquanto funcionário de escola?
Eu particularmente me sinto realizada na minha escolha de ser funcionária pública da educação, estou tendo oportunidade de crescer, de me atualizar e de voltar a estudar. Gosto de estar com os alunos e da troca de conhecimento entre eles e nós funcionários, e com o bom convívio no dia a dia acabamos fazendo muitas amizades. Enfim, parto do princípio de que somos todos educadores e educados!

 Foi feita uma dinâmica em que todos nós colegas deveríamos pegar um a foto de uma pessoa pública, conhecida e importante no Brasil ou no mundo, em que de alguma forma nos identificássemos. Peguei a foto da Presidente Dilma Rousseff. Admiro-a por ser lutadora, inteligente, e ser o primeiro Presidente do sexo feminino á ocupar o cargo que é considerado como o da pessoa mais poderosa da América Latina, o de chefe de Estado e de Governo do Brasil. 

25/08/2012.
A educação básica ela poder ser pública e privada. A escola pública está dividida em: federal, estadual e municipal.
Educação básica: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e técnico profissionalizante.
Modalidades de ensino: ensino regular, ensino técnico, educação especial, educação de jovens e adultos.
Quem somos nós neste universo? Somos pessoas fundamentais para que consolide a gestão da escola. Um dentre tantos com o qual nossos alunos podem contar: merendeira, trabalhador campo, vigia, infraestrutura, cozinheira, etc.
“O objetivo do curso Profuncionário é concretizar o direito dos funcionários da Educação à profissionalização.”

Unidade 2 – O que é educação? Desenvolvimento especial, socialização, comunicação e formação.

Como? Através do currículo, do regimento escolar, da proposta pedagógica dentre outros. “É o ato de educar, de ensinar e também de respeito mútuo.”

Quem? Professores, equipe pedagógica, diretores, funcionários, alunos, pais e a comunidade.
A comunicação é muito importante na educação, saber ouvir e falar na hora certa.

No segundo momento da aula, tivemos Palestra Cabo do Corpo de Bombeiros, sobre Primeiros Socorros e Segurança.


01/09/12.
Unidade III – A Escola Pública como agência educadora de qualidade: Constituição e LDB.

A nossa atual constituição, sexta Carta Magna, foi promulgada em 5 de outubro de 1988, também chamada de Constituição Cidadã porque assegurou os mais amplos direitos da população brasileira. A Constituição brasileira de 1988 traz a obrigatoriedade do ensino fundamental  para a faixa etária. O ensino fundamental é estritamente obrigatório, tanto para a oferta dos governos, como para a matrícula dos alunos; além de assegurar direitos à educação básica, à educação especial para os portadores de necessidades especiais, à educação de jovens e adultos para os que não tiveram oportunidade na idade adequada, à educação superior segundo a capacidade dos cidadãos e à educação profissional para enfrentar a nova realidade do trabalho, também estabelece princípios do ensino. Devemos conhecer o Art. 206: O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III – pluralismo de ideias e concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V – valorização dos profissionais do ensino, garantindo, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos;
VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII – garantia de padrão de qualidade.
Os princípios particularmente importantes para os funcionários de escolas públicas são: o da gestão democrática, o da valorização dos profissionais do ensino e o da garantia do padrão de qualidade, e o maior referencial político para discussão é a LDB, a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

- Formamos um grupo Silvia, Alfeu, Demerson, Vanderlei, Jucelma e Genita.
Para discutir sobre:
Você conhece alguém que tenha feito um curso de 2º Grau profissionalizante? O que você preferiria para um filho ou filha: o curso médio profissional ou o não profissional, também chamado propedêutico? Por quê?
R: Sim, meu filho inclusive cursa ensino médio e Técnico em Mecânica Industrial no SENAI. O curso médio profissional, porque no ensino médio profissionalizante o aluno sai com mais chance de arrumar um bom emprego, melhor salário, sai formado com uma profissão, além disso, o mercado necessita de profissionais mais bem preparados, com mais prática e conhecimento.

Depois formamos cinco grupos de seis alunos cada, e nos foi proposta a atividade de cada grupo resumir, discutir e apresentar uma unidade, de 4 a 8 na próxima aula.


15/09/2012 .
Nessa aula fizemos as apresentações das unidades IV à VIII.

Grupo 4 - Silvia Lunkes, Juselma Fernandes, Demerson Peyerl, Antonio Vanderlei, Genita Andrade, Alfeu Luiz.
Unidade 4 – Gênese Histórica Dos Funcionários: religiosos, coadjutores, escravos serviçais, subempregados, clientelísticos e burocratas administrativos. Reconstruindo identidades.

“O curso Profuncionário oferecido para os funcionários de escola visa a construir, pelo menos, quatro identidades de funcionários de escolas com profissionalização em nível médio: técnico em gestão escolar, técnico em multimeios didáticos, técnico em alimentação escolar, técnico em meio ambiente e manutenção de infraestrutura escolar. Com essas novas identidades dependem de cada um transformar o seu papel na escola e no sistema.”


Grupo 5 – Adriana, Albani, Ilsemeri, Zenita, Claudiane e Solange.
Unidade 5 – FUNCIONÁRIOS: em primeiro lugar, cidadãos. Escolaridade básica e superior.

 “O ensino médio é uma necessidade, como a luz elétrica, o telefone, a televisão, o computador, a internet.”
E é necessário um ensino médio de qualidade, para preparar adolescentes, jovens e adultos a fazer uso com liberdade e responsabilidade, de todos esses instrumentos novos que a ciência e a tecnologia nos oferecem, cada vez mais sofisticados. O Profuncionário é uma proposta de Curso Técnico em Nível Médio à distância. Mas é claro que nós funcionários não devemos parar no tempo, é necessário para avançar no plano de carreira, nos aprofundar mais nos estudos e aproveitar as oportunidades dos cursos oferecidos pelo Estado, assim termos uma formação ainda maior.

Grupo 6 – Erenilda, Terezinha, Rosimari, Gerson, Amauri e José Carlos.
Unidade 6 – O papel dos funcionários como educadores: até que ponto nós funcionários de escolas somos educadores?
Somos educadores por sermos membros da sociedade humana, com isso não temos como escapar do papel de educador, somos funcionários de escolas de e agências formais da educação, somos educadores mesmo sendo chamados de auxiliares, servidores ou agente de apoio. Para os alunos todos somos responsáveis pela sua educação, sem a distinção entre docente e não docente.



Grupo 7 – Célia, Karelin, Verli, Josiane, Luciane e Marcio.
Unidade 7 – Funcionários: profissionais valorizados ou servidores descartáveis?
O verdadeiro objetivo da escola não é somente o ensino, mas sim a educação em sua totalidade. Quanto ao profissionalismo dos funcionários, eles precisam dominar as técnicas inerentes a cada uma de suas funções, com uma aprendizagem cientifica e técnica capaz de preparar cada um para suas múltiplas habilidades que o currículo amplo da escola irá exigir. Ai que entra a importância do curso Profuncionário onde se forma Técnicos em Meio Ambiente e Manutenção de Infraestrutura Escolar, o curso Técnico de Alimentação Escolar, ou Multimeios Didáticos.

Grupo 8 – Elaine, Neusa, Alice, Marli, Geraldo e Nivaldo.
Unidade 8 – Funcionários: gestores na democracia escolar.
Os cinco princípios da democracia escolar:
1. Gestão democrática supõe ruptura com práticas autoritárias, hierárquicas e clientelísticas.
2. Gestão democrática é a participação dos atores em decisões e na avaliação.
3. Gestão democrática supõe representação legítima dos segmentos.
4. A Gestão democrática da escola se baliza pelo Projeto Político-Pedagógico da Escola. São os objetivos e metas da escola, referenciada à sociedade do conhecimento, que unem o Conselho, que presidem as eleições, que direcionam as decisões e práticas de seus atores.
5. Gestão Democrática da escola se articula com administração Democrática do sistema de ensino.
Atualmente, vivemos numa democracia, no chamado Estado de Direito. Olha o que diz o art. 1º de nossa Constituição:
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e o pluralismo político. Parágrafo único. Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou, diretamente, os termos desta Constituição.
Princípios orientadores da gestão democrática: Empoderamento, Participação, Representatividade, Autonomia, Transparência.

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