“Funcionários de Escola: cidadãos,
educadores, profissionais e gestores.”
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Paulo Freire.
18/08/2012.
Apresentações da turma e professora, e o trote da turma do Profuncionário 2011.
Unidade I – Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais gestores.
Como me sinto enquanto funcionário
de escola?
Eu
particularmente me sinto realizada na minha escolha de ser funcionária pública
da educação, estou tendo oportunidade de crescer, de me atualizar e de voltar a
estudar. Gosto de estar com os alunos e da troca de conhecimento entre eles e
nós funcionários, e com o bom convívio no dia a dia acabamos fazendo muitas
amizades. Enfim, parto do princípio de que somos todos educadores e educados!
Foi feita uma dinâmica
em que todos nós colegas deveríamos pegar um a foto de uma pessoa pública,
conhecida e importante no Brasil ou no mundo, em que de alguma forma nos
identificássemos. Peguei a foto da Presidente Dilma Rousseff. Admiro-a por ser lutadora, inteligente, e
ser o primeiro Presidente do sexo feminino á ocupar o cargo que é considerado
como o da pessoa mais poderosa da América
Latina, o de chefe de Estado e de Governo do Brasil.
25/08/2012.
A educação básica ela
poder ser pública e privada. A escola pública está dividida em: federal,
estadual e municipal.
Educação
básica: educação infantil, ensino fundamental, ensino
médio e técnico profissionalizante.
Modalidades
de ensino: ensino regular, ensino técnico, educação
especial, educação de jovens e adultos.
Quem
somos nós neste universo? Somos pessoas fundamentais para que consolide a gestão da escola.
Um dentre tantos com o qual nossos alunos podem contar: merendeira, trabalhador
campo, vigia, infraestrutura, cozinheira, etc.
“O objetivo do curso
Profuncionário é concretizar o direito dos funcionários da Educação à
profissionalização.”
Unidade 2 – O que é educação? Desenvolvimento
especial, socialização, comunicação e formação.
Como? Através do
currículo, do regimento escolar, da proposta pedagógica dentre outros. “É o ato
de educar, de ensinar e também de respeito mútuo.”
Quem? Professores,
equipe pedagógica, diretores, funcionários, alunos, pais e a comunidade.
A comunicação é muito
importante na educação, saber ouvir e falar na hora certa.
No
segundo momento da aula, tivemos Palestra Cabo do Corpo de Bombeiros, sobre Primeiros
Socorros e Segurança.
01/09/12.
Unidade
III – A Escola Pública como agência educadora de qualidade: Constituição e LDB.
A
nossa atual constituição, sexta Carta Magna, foi promulgada em 5 de outubro de
1988, também chamada de Constituição Cidadã porque assegurou os mais amplos
direitos da população brasileira. A Constituição brasileira de 1988 traz a
obrigatoriedade do ensino fundamental
para a faixa etária. O ensino fundamental é estritamente obrigatório,
tanto para a oferta dos governos, como para a matrícula dos alunos; além
de assegurar direitos à educação básica, à educação especial para os portadores
de necessidades especiais, à educação de jovens e adultos para os que não tiveram
oportunidade na idade adequada, à educação superior segundo a capacidade dos
cidadãos e à educação profissional para enfrentar a nova realidade do trabalho,
também estabelece princípios do ensino. Devemos conhecer o Art. 206: O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na
escola;
II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e
divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III – pluralismo de ideias e concepções pedagógicas e coexistência
de instituições públicas e privadas de ensino;
IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V – valorização dos profissionais do ensino,
garantindo, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com
piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de
provas e títulos;
VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII – garantia de
padrão de qualidade.
Os princípios particularmente
importantes para os funcionários de escolas públicas são: o da gestão
democrática, o da valorização dos profissionais do ensino e o da garantia do
padrão de qualidade, e o maior referencial político para discussão é a LDB, a
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
- Formamos um grupo Silvia,
Alfeu, Demerson, Vanderlei, Jucelma e Genita.
Para discutir sobre:
Você conhece
alguém que tenha feito um curso de 2º Grau profissionalizante? O que você
preferiria para um filho ou filha: o curso médio profissional ou o não
profissional, também chamado propedêutico? Por quê?
R: Sim, meu filho inclusive
cursa ensino médio e Técnico em Mecânica Industrial no SENAI. O curso médio
profissional, porque no ensino médio profissionalizante o aluno sai com mais
chance de arrumar um bom emprego, melhor salário, sai formado com uma
profissão, além disso, o mercado necessita de profissionais mais bem
preparados, com mais prática e conhecimento.
Depois
formamos cinco grupos de seis alunos cada, e nos foi proposta a atividade de
cada grupo resumir, discutir e apresentar uma unidade, de 4 a 8 na próxima aula.
15/09/2012 .
Nessa aula fizemos as
apresentações das unidades IV à VIII.
Grupo 4 - Silvia
Lunkes, Juselma Fernandes, Demerson Peyerl, Antonio Vanderlei, Genita Andrade,
Alfeu Luiz.
Unidade 4 – Gênese Histórica Dos Funcionários: religiosos, coadjutores, escravos serviçais, subempregados, clientelísticos e burocratas administrativos. Reconstruindo identidades.
Unidade 4 – Gênese Histórica Dos Funcionários: religiosos, coadjutores, escravos serviçais, subempregados, clientelísticos e burocratas administrativos. Reconstruindo identidades.
“O curso Profuncionário oferecido para os
funcionários de escola visa a construir, pelo menos, quatro identidades de
funcionários de escolas com profissionalização em nível médio: técnico em
gestão escolar, técnico em multimeios didáticos, técnico em alimentação
escolar, técnico em meio ambiente e manutenção de infraestrutura escolar. Com essas
novas identidades dependem de cada um transformar o seu papel na escola e no
sistema.”
Grupo
5 – Adriana,
Albani, Ilsemeri, Zenita, Claudiane e Solange.
Unidade 5 – FUNCIONÁRIOS: em primeiro lugar, cidadãos. Escolaridade básica e superior.
Unidade 5 – FUNCIONÁRIOS: em primeiro lugar, cidadãos. Escolaridade básica e superior.
“O ensino médio é uma necessidade, como a luz
elétrica, o telefone, a televisão, o computador, a internet.”
E é necessário um ensino médio de qualidade, para
preparar adolescentes, jovens e adultos a fazer uso com liberdade e
responsabilidade, de todos esses instrumentos novos que a ciência e a
tecnologia nos oferecem, cada vez mais sofisticados. O Profuncionário é uma
proposta de Curso Técnico em Nível
Médio à distância. Mas é claro que nós funcionários não devemos parar no
tempo, é necessário para avançar no plano de carreira, nos aprofundar mais nos
estudos e aproveitar as oportunidades dos cursos oferecidos pelo Estado, assim
termos uma formação ainda maior.
Grupo
6 – Erenilda,
Terezinha, Rosimari, Gerson, Amauri e José Carlos.
Unidade
6 – O papel dos funcionários como educadores: até que ponto
nós funcionários de escolas somos educadores?
Somos
educadores por sermos membros da sociedade humana, com isso não temos como
escapar do papel de educador, somos funcionários de escolas de e agências
formais da educação, somos educadores mesmo sendo chamados de auxiliares,
servidores ou agente de apoio. Para os alunos todos somos responsáveis pela sua
educação, sem a distinção entre docente e não docente.
Grupo
7 – Célia,
Karelin, Verli, Josiane, Luciane e Marcio.
Unidade
7 – Funcionários: profissionais valorizados ou servidores
descartáveis?
O
verdadeiro objetivo da escola não é somente o ensino, mas sim a educação em sua
totalidade. Quanto ao profissionalismo dos funcionários, eles precisam dominar
as técnicas inerentes a cada uma de suas funções, com uma aprendizagem
cientifica e técnica capaz de preparar cada um para suas múltiplas habilidades
que o currículo amplo da escola irá exigir. Ai que entra a importância do curso
Profuncionário onde se forma Técnicos em Meio Ambiente e Manutenção de
Infraestrutura Escolar, o curso Técnico de Alimentação Escolar, ou Multimeios
Didáticos.
Grupo
8 – Elaine,
Neusa, Alice, Marli, Geraldo e Nivaldo.
Unidade
8 – Funcionários: gestores na democracia escolar.
Os cinco princípios da democracia escolar:
1.
Gestão democrática supõe ruptura com
práticas autoritárias, hierárquicas e clientelísticas.
2.
Gestão democrática é a participação dos
atores em decisões e na
avaliação.
3.
Gestão democrática supõe representação
legítima dos segmentos.
4. A
Gestão democrática da escola se baliza pelo Projeto Político-Pedagógico
da Escola. São os
objetivos e metas da escola, referenciada à sociedade do conhecimento, que unem
o Conselho, que presidem as eleições, que direcionam as decisões e práticas de
seus atores.
5.
Gestão Democrática da escola se articula com administração Democrática do
sistema de ensino.
Atualmente,
vivemos numa democracia, no chamado Estado de Direito. Olha o que diz o art. 1º
de nossa Constituição:
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela
união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se
em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: a soberania; a
cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da
livre iniciativa; e o pluralismo político. Parágrafo único. Todo
poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou,
diretamente, os termos desta Constituição.
Princípios
orientadores da gestão democrática: Empoderamento, Participação, Representatividade,
Autonomia, Transparência.
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