Módulo V
“Educação Sociedade e Trabalho:
abordagem sociológica da educação.”
09/03/2013 - 16° Encontro:
Unidade I – Construção da lente
sociológica.
- Porque estudar sociologia? Revolução
Industrial. Revolução Francesa.
Unidade
II – Funcionalismo – materialismo dialético.
- Teorias do Funcionalismo e do Materialismo Dialético. Pesquisa sobre a Biografia de Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich
Engels.
16/03/2013
- 17° Encontro:
Unidade III – Educação na
perspectiva conservadora, o registro conservador de Émile Durkheim e a
influência do pensamento liberal de John Dewey e da Teoria do Capital Humano.
-
Émile Durkheim. John Dewey – “Escola Nova”. Teoria do Capital Humano.
Pratique pág. 45.
24/03/2013 - 18° Encontro:
Unidade IV – Educação na
perspectiva critica: educação como reprodutora da estrutura de classes ou como
espaço de transformação social.
- Louis Althusser. Antonio Gramsci. Cruzadinha.
Pratique pág 64.
06/04/2013
– 19° Encontro:
Unidade
V –
Reestruturação capitalista, reformas do
estado e o mundo do trabalho.
- Gincana de perguntas
sobre a Unidade V.
09/03/2013 - 16° Encontro:
Unidade I – Construção
da lente sociológica.
Porque estudar
sociologia?
A Sociologia surge no século XIX como forma de entender e
esplicar as mudanças ocorridas com a Revolução industrial e a Revolução
Francesa. No entanto, é necessário frisar, de forma muito clara, que a
Sociologia é datada historicamente e que o seu surgimento está vinculado à
consolidação do capitalismo moderno.
Revolução
Industrial surgiu na Inglaterra, as
principais mudanças que ocorreram com a Revolução Industrial:
·
Exploração do trabalho
operário pelo capitalista,
·
Péssimas condições de
trabalho,
·
Crescimento das cidades
acelerando o processo de industrialização e provocando o Êxodo Rural,
·
Transformação do estilo
de vida.
O trabalho
artesanal foi substituído pelo trabalho manufaturado. A industrialização
possibilitou uma produção e consumo em larga escala. O surgiu o capitalista, os
artesões viraram operários das indústrias, a intensificação da exploração
operária por parte do capitalista.
Revolução Francesa - A Revolução Francesa
ficou conhecida como a “Grande Revolução”. Seus efeitos se espalharam pelo
mundo e suas ideias são ainda dominantes na sociedade contemporânea.
Em
agosto de 1789 liberta os camponeses do controle senhorial e acaba com os
privilégios da nobreza e do clero. Foi o fim do regime feudal, foi proclamada a
declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão.
Unidade
II – Funcionalismo – materialismo dialético.
As
revoluções Industrial e Francesa provocaram uma série de transformações que
marcaram a sociedade. Êxodo rural, crescimento das cidades, afirmação de novos
valores culturais, industrialização, concentração de poder e dinheiro nas mãos
da burguesia, exploração do trabalho assalariado, miséria da população,
revoltas sociais.
É nesse cenário que a Sociologia surge como ciência,
com a preocupação de explicar os novos fatos sociais. Ao mesmo tempo, duas
correntes de pensamento se desenvolviam e procuravam explicar toda a
realidade. Apresentavam novas visões de mundo, buscavam compreender os
fenômenos naturais. Essas teorias eram
o Funcionalismo e o Materialismo Dialético.
O Funcionalismo - teoria do pensador francês Émile Durkheim (1858 -1917), considerado um dos pais
da Sociologia moderna. Durkheim via com otimismo as mudanças que sofriam as
sociedades europeias do século XIX. Apontava como fatores causadores das crises
sociais os aspectos morais e não os econômicos. A visão de Émile Durkheim em relação à sociedade:
·
Buscava investigar os problemas sociais,
da mesma maneira que pesquisavam os fenômenos da natureza,
·
Um bom funcionamento da sociedade,
·
Respeitar e se impor,
·
Melhor seguir o que já está pronto,
·
Teórico pensador.
Materialismo
Dialético - foi
concebido por Karl Marx (1818- 1883) e Friedrich Engels (1820-1895).
Esses dois pensadores preocupavam-se com os efeitos da Revolução Industrial,
que aumentou a produção das riquezas de forma extraordinária e também acarretou
a miséria de milhões de trabalhadores. Eles desejavam encontrar uma alternativa
para a humanidade, baseada em relações sociais de cooperação e distribuição
igualitária da riqueza. A visão de Karl Marx em relação aos problemas da sociedade:
·
Pensava na miséria da sociedade,
·
Tinha visões diferentes
·
Buscava soluções para as mudanças
causadas pela Revolução Industrial,
·
Karl foi prático.
- E você acredita
que as pequenas reformas são suficientes ou é necessária uma mexida nos
pilares, nas fundações, ou seja, na estrutura dessa casa chamada sociedade para
acabar com os seus abalos?
Pratique Pág. 33 - Pesquisa sobre as biografias de Durkheim, Marx e
Engels:
Émile Durkheim(1858-1917) foi sociólogo francês, nascido em
Épinal e morreu em Paris. É considerado o pai da sociologia moderna. É criador
da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos
pilares dos estudos sociológicos. Durkheim escreveu obras que foram definitivas
nos rumos dos estudos sociológicos.
Karl
Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu
em Londres a 14 de Março de 1883. A teoria sociológica defendida por Karl Marx fundamentava-se na crítica
radical do capitalismo, onde predomina a exploração do trabalhador pela
burguesia. Sob a sua óptica, havia aqueles que possuíam o capital produtivo com
o qual expropriavam a mais-valia,
constituindo assim a classe exploradora; de outro lado estavam os assalariados
que não possuíam a propriedade. Com esta estrutura, Marx acreditava que a
Educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes
dominantes. Desacreditava no currículo que ela traria e na forma como seria
ensinado. Defendia a educação técnica e industrial (essas ideias tiveram um
impacto posterior na educação, especialmente no que diz respeito à educação
tecnológica). Karl Marx defendia a educação pública e gratuita para todas as
crianças. Esta era na sua visão, a solução para retirá-las do trabalho nas
fábricas. Defendia ainda que a educação deveria formar o homem nos aspectos
físico, mental e técnico, trazendo os panoramas do estudo, lazer e trabalho. O
intuito fundamental deveria produzir seres humanos desenvolvidos integralmente
através do trabalho produtivo, escolaridade e ginástica.
Friedrich Engels
nasceu aos 28 de novembro de 1820, na cidade de Barmem, sua formação era
baseada na filosofia. Friedrich Engels foi
um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado
socialismo científico ou marxismo. Engels ajudou Marx a desenvolver o
método de análise da sociedade chamado de Materialismo Histórico Dialético. Apesar
de ser filho de um rico industrial, desde muito jovem já se preocupava com a
realidade de miséria em que os trabalhadores das indústrias viviam, quando
estudante já possuía ideias esquerdistas e recebia influência de outras pessoas
de países como Alemanha e França. Outro trabalho foi realizado em conjunto com
Karl Marx, o Manifesto Comunista.
16/03/2013.
Unidade III – educação
na perspectiva conservadora, o registro conservador de Émile Durkheim e a
influência do pensamento liberal de John Dewey e da Teoria do Capital Humano.
Émile
Durkheim – a educação é um fato social, coercitiva imposta
às pessoas.
As
pessoas:
·
Seres individuais
·
Seres sociais
John
Dewey – “Escola Nova.”
Princípios básicos do
liberalismo:
·
Igualdade
·
Individualismo
·
Liberdade
·
Propriedade privada
·
Democracia
A Teoria
do Capital Humano elaborada por alguns economistas, entre eles Theodore Schultz, afirma que existe relação
entre o desenvolvimento de um país e a educação de sua população. Ela afirma
que os indivíduos que têm acesso à escolarização formal tornam-se mais
capacitados para o trabalho e, em decorrência disso, tornam-se mais produtivos
porque adquiriram, por meio da educação, conhecimento intelectual e
habilidades.
Pratique pág. 45 - pesquisa sobre
Anísio Teixeira
Anísio Teixeira
nasceu em 12 de julho de 1900
em Caetité na Bahia e morreu no Rio de
janeiro em 1971, foi um dos signatários do Manifesto da Escola Nova, divulgado
em 1932, que defendia a universalização da escola pública, gratuita e sem
vínculo com nenhuma religião. Tal conceito foi trazido ao Brasil dos Estados
Unidos, quando ele estudou na Universidade de Columbia e teve contato com a
obra de John Dewey (1859-1952). Teixeira foi pioneiro na implantação de escolas
públicas de todos os níveis e propunha que a rede deveria ser de tempo
integral. Defendia a municipalização do ensino e que as escolas se responsabilizassem
pela promoção de cidadania e saúde. Foi diretor do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), onde as pesquisas ganharam grande
importância e como educador propôs e executou medidas para
democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do
aprendizado.
Neste dia fizemos um “Chá de Fraldas” para a colega Juselma, onde toda a turma colaborou e se divertiu.
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